EU, HAROLDO TAVARES E MINHA VIDA PÚBLICA
(*) Mhario Lincoln
Ainda adolescente, meu primeiro cargo público foi durante a gestão de um dos melhores prefeitos de São Luís do Maranhão. Um homem visionário idealizador e construtor dos Anéis Viários "A" e "B" que, desde aquela época, desafogaram o caótico trânsito do centro da Cidade Histórica e Imutável da capital, tombada como Patrimônio da Humanidade.
Fui assessor direto de Haroldo. Ali começava minha vida pública e com ele aprendi muito. Tanto que logo em seguida, ao assumir o governo do Maranhão, o médico Osvaldo da Costa Nunes Freire, fui imediatamente elevado à condição de Oficial de Gabinete. Levei comigo um grande legado de Haroldo Tavares. O tempo passou e durante mais de 35 anos vivenciei cargos, finalizando em meados de 2002, quando me aposentei, após ser Chefe de Gabinete da Secretaria da Fazenda do Maranhão.
Tudo começou com Haroldo Tavares. No primeiro dia em que cheguei ao gabinete da prefeitura ele logo me apresentou outro monstro sagrado do jornalismo: Walber Pinheiro. Durante toda a gestão de Haroldo tive o aconselhamento pessoal de WP, jornalista, editorialista, autor das famosas crônicas da "Difusora Opina", quando outro monstro literário, Bernardo Coelho de Almeida, era impossibilitado de escrever por razões de outros afazeres.
Portanto, quando assisti essa entrevista realizada por Fernando Baima para o Instituto PROMEM, arrepiei-me, haja vista não ter mais visto Haroldo durante algumas dezenas de anos, pós-80.
Destarte, compartilho essa conversa histórica. Haroldo estava doente e essa deve ter sido a última entrevista dele para uma instituição informativa e documental.
Parabéns Fernando Baima.
A ENTREVISTA
Depoimento gravado em 2013, para o documentário biográfico Haroldo: o que ousou sonhar, produzido pela Play Vídeo e Produções, sobre a vida de Haroldo Olympio Lisboa Tavares, secretário de Viação e Obras Públicas do Maranhão, entre 1966 a 1970, e prefeito de São Luís, de 1971 a 1975. Nestes 38 minutos de recortes, do original de 122 minutos, onde foram excluídas perguntas e discussões entrelaçadas, Haroldo fala de sua vida privada e das obras e decisões tomadas durante o período em que esteve à frente dos grandes projetos e realizações urbanísticas, viárias e culturais, concebidos no estado e na cidade, e que marcaram a sua época e gestão. Primeiro e único depoimento concedido após a vida pública, Haroldo envereda ainda por inúmeras iniciativas pensadas e projetadas, por sonhos cultivados até os seus últimos dias.
O link para assistir à entrevista:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=16&v=QkEB04OemAE&feature=emb_logo
Mín. 5° Máx. 15°