*Mhario Lincoln
No cenário cultural de São Luís do Maranhão, um protagonista imponente emerge para sustentar a rica herança artística da região - o Coral São João.
Isso para mim, nascido no Maranhão, destacar a trajetória excepcional desse grupo Coral, que encapsula a história universal dos corais e a essência da diversidade cultural maranhense, é simplesmente grandioso.
O Coral São João, um monumento musical, é forjado pela convergência de vozes distintas e talentos individuais. Sua formação exemplifica o poder transformador da harmonia coletiva, unindo diferentes timbres em uma sinfonia única. Mais do que um conjunto de vozes, esse coral personifica uma tradição arraigada no coração da comunidade de São Luís do Maranhão.
Bom lembrar que o importância do Canto Coral transcende o mero entretenimento, sendo um sustento vital da cultura local. Assim, nosso Coral São João exerce um papel crucial na preservação da herança maranhense, honrando tradições eruditas e populares, que ressoam nas ruas e praças da cidade. A variação enriquecedora entre o erudito e o popular, permeada pelo folclore regional, é uma prova eloquente da vitalidade da cultura maranhense.
O Coral São João é um embaixador da nossa rica diversidade. Seu repertório revela uma ressonância de intensidade de influência; um testemunho vivo da capacidade que a música coral tem, de ser uma ponte que conecta gerações, culturas e épocas.
À medida que observamos o horizonte do Coral São João, vislumbramos um emocionante leque de projetos que logo acontecerão na sequência: participação no aniversário dos 50 Anos do Coral da UFMA, apresentação do fantástico show "Nordestinamente" e o majestoso Concerto da Independência.
Quanto ao Festival em Natal/RN, o Coral São João levou na bagagem, também, a intensiva participação dos fãs ludovicenses, que não mediram esforços para garantir essa jornada. E diante de todo esse sucesso, o maestro Fernando Mouchrek confessou, ainda, no palco do Teatro Alberto Maranhão na cidade de Natal-RN:
- Trouxemos para a cidade de Natal, o nosso Estado, a Cultura do Maranhão. O grupo trouxe na bagagem a nossa Música, a nossa Alegria e o nosso Canto genuinamente Nordestino. Na verdade, onde o Coral São João chega dentro do País, logo é recebido como o Coral do Maranhão. Se a gente vai para o Exterior, é o Coral do Brasil. Então, veja a importância do Coral São João em participar de eventos como este Festival Internacional de Corais/RN, que visou promover a diversidade cultural através de vários estilos de conjuntos corais: clássico, folclórico e religioso. Um evento que consolidou as digitais do Brasil, mostrando as tendências, por exemplo, de um coral do Maranhão, o nosso, e um do Rio Grande do Sul. Isso é grandioso! E aqui fica um aplauso caloroso ao maestro Izack Lucena, coordenador desse evento.
ANTES DE NATAL/RN
Ainda durante os ensaios intensos desse grupo, uma presença importantíssima visitou o Coral São João: o regente Marcos Júlio, de São Paulo, Pós-Doutor em Comunicações e Doutor em Artes, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Bacharel em Composição e Regência, pela Universidade São Judas Tadeu, em Educação Artística, com habilitação em Música e Piano, pelo Instituto Musical de São Paulo. Regente-assistente do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo. Regente dos Corais Cultura Inglesa de São Paulo e Senior Fapcom.
Pois bem. Esse regente brilhante, disse o seguinte sobre o Coral São João:
- Este coral tem uma identidade brasileira que poucos corais têm. Fernando Mouchrek consegue tirar uma sensualidade musical, quando necessário, uma rítmica, enfim, sou fã de carteirinha.
PREMIAÇÃO
Coral São João por sua grande participação no II Festival Internacional de Corais em Natal no Rio Grande do Norte, recebeu, no Teatro Alberto Maranhão, Troféu e Certificado das mãos do maestro Izack Lucena, coordenador do evento.
*******
Enfim, que venham outras tantas manifestaçõpes de apreço e bemquerença da população do Maranhão no apoio a esse canto Coral, sem dúvida, como disse o regente Marcos Júlio, uma identidade própria que poucos têm. Parabéns a todo grupo, especialmente a Fernando Mouchrek pelo incansável trabalho de sustentar por anos a fio esse legado.
------------------------
DETALHES INTERESSANTES
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE - BRASIL
Teatro Alberto Maranhão
18-19-Agosto/2023.
1 - Livros novos ou usados valeram como ingressos para a renovação, também, do acervo da Casa de Cultura de Natal.
2 - Outro fato relevante foi a participação de Coros da Melhor Idade.
SETEMBRO SETEMBRO AMARELO: “ATENÇÃO! SINAL AMARELO”
MUNDO NOVO “OBRAS LITERÁR(IA)S?”, crônica do professor e membro APB-MA, José Neres.
Mohana e Cassas “PLENITUDE HUMANA”: O LIVRO EM QUE JOÃO MOHANA COLOCOU O HOMEM DIANTE DE SI MESMO
Literatura Gótica Aluísio Azevedo Gótico: Lourival Serejo restitui uma vertente da obra do escritor ao debate literário brasileiro
EXCLUSIVO A CURIOSIDADE “MATA”. MAS, ANTES, DIVERTE — E ENSINA
Convidados APB 29 DE AGOSTO DO IPIRANGA AO TRATADO DE PAZ E AMIZADE Mín. 12° Máx. 19°
Mín. 10° Máx. 22°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 25°
Chuva
Marco Neves De Homero ao autoclismo português: 3000 anos de grego
Coronel Carlos Furtado FALMA: unidos, conquistamos espaço para a literatura maranhense
José Neres “OBRAS LITERÁR(IA)S?”, crônica do professor e membro APB-MA, José Neres.
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”