Agência Catarinense de Notícias
O hall expositivo da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) recebe entre os dias 12 de setembro e 16 de outubro a exposição “Dom Pedro II nos jornais e pasquins de sua época”. A entrada é gratuita e a visitação ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.
Nesta exposição o imperador Dom Pedro II será apresentado por uma outra perspectiva, a dos jornais e pasquins de sua época. Os pasquins, algo mais ou menos parecido com os mesmos que eram publicados desde o início da Idade Moderna, tornaram-se populares no Brasil apenas na segunda metade do século 19, trazendo, em forma de sátira, temas recorrentes e relatos da vida cotidiana. Mensagens críticas e caricaturas eram comuns e não poupavam nem mesmo o imperador Dom Pedro II, o preferido das redações.
“Ridicularizavam-no causticamente, sem falar nos apelidos. Os menos malvados o chamavam de ‘velho’. Já outros o chamavam de ‘Pedro Banana’, de ‘Pedro Bobeche’, de ‘César caricato’, de ‘Rei Caju’ e tantos outros tratamentos utilizados para desqualificá-lo, seja por seus traços físicos ou até mesmo por seus hábitos”, explica o curador da mostra Roberto Michetti Moreira.
Serviço:
O quê: Exposição “Dom Pedro II nos jornais e pasquins de sua época”
Abertura: 12 de setembro de 2023, às 19h.
Visitação: de 13 de setembro a 16 de outubro de 2023. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Hall de entrada da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 – Centro – Florianópolis
Entrada gratuita
Mohana e Cassas “PLENITUDE HUMANA”: O LIVRO EM QUE JOÃO MOHANA COLOCOU O HOMEM DIANTE DE SI MESMO
POESIA MARANHENSE DANIEL BLUME: O JARDIM COMO LUGAR DE ENCONTRO ENTRE O AMOR E A LIBERDADE DE SER
A PINTURA DE QUIXOTE Quando traços de óleo em cerdas sensíveis conseguem mostrar Quixote sobre as águas do impossível
JOÃO EWERTON João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Dia do Poeta Ser poeta é não pedir licença à Vida. É Viver intensamente!
NERES PINTO ESPECIAL CONSAGRAÇÃO - Carlos Alberto Lima Coelho, da premiação internacional ao Apocalipse dos Anônimos Mín. 10° Máx. 17°
Mín. 11° Máx. 23°
Parcialmente nubladoMín. 13° Máx. 17°
Chuvas esparsas
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”