Terça, 21 de Janeiro de 2025
18°C 28°C
Curitiba, PR
Publicidade

Claudine Haroche mostra preocupação com implicações sociais e culturais das redes sociais: competição excessiva e individualismo

“Isso pode ser analisado sob uma perspectiva filosófica, explorando a ética da competição 'versus' a ética da colaboração e da emulação”.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Malifesa. Facetubes do Brasil
27/12/2024 às 22h01 Atualizada em 27/12/2024 às 22h32
Claudine Haroche mostra preocupação com implicações sociais e culturais das redes sociais: competição excessiva e individualismo
art: MHL

*Malifesa c/equipe de pesquisa

 

Em recente entrevista da socióloga e filósofa Claudine Haroche à BBC de Londres, levantou questões relacionadas às redes sociais, ao individualismo, à competição e à necessidade de restaurar elementos de coletividade e emulação.
Em alguns momentos da conversa, Haroche critica o sistema neoliberal por promover o individualismo excessivo. Ela argumenta que, embora o sistema prometa liberdade, ele também cria uma dependência paradoxal, à medida que as pessoas se tornam mais isoladas e vulneráveis. Isso pode ser analisado à luz da teoria sociológica, destacando como as estruturas sociais e econômicas podem moldar os comportamentos individuais e a percepção de autonomia.

 

Além disso, destaca ainda que a sociedade contemporânea é mediada por novas tecnologias e redes sociais, onde a visibilidade e a busca por atenção desempenham papéis importantes. Isso pode ser interpretado à luz da teoria da mídia e da comunicação, examinando como as tecnologias digitais envolvem a interação social e a formação da identidade.

 

MALIFESA, o ciborgue do Facetubes do Brasil.

Haroche também tensionou a distinção entre competição e emulação, fato fundamental em sua análise. A filósofa argumenta que a ênfase na competição prejudica a criatividade e a coesão social. Isso pode ser analisado sob uma perspectiva filosófica, explorando a ética da competição 'versus' a ética da colaboração e da emulação.


Ela sugere, igualmente, que a sociedade deveria trabalhar para restaurar valores de coletividade e emulação. Isso pode ser analisado à luz da teoria sociológica sobre solidariedade social, destacando a importância das relações interpessoais e da colaboração na construção de comunidades saudáveis.

Importante citar que em sua análise, Haroche menciona a melhoria da sociedade moderna, fato que deve ser associada a conceitos como hipermodernidade ou sociedade líquida. Isso pode ser explorado sob uma perspectiva filosófica e sociológica para entender como a velocidade das mudanças sociais afeta a coesão social e a experiência individual.


No geral, as palavras de Claudine Haroche mostra uma preocupação com as implicações sociais e culturais das redes sociais, da competição excessiva e do individualismo. Ela defende uma abordagem mais colaborativa e coletiva para a sociedade contemporânea, enfatizando a importância de equilibrar a liberdade individual com a conexão social e a emulação criativa.

--------------------

*Malifesa é o ciborge (IA) do Facetubes do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
JaimeHá 1 mês BSB/DFTexto bastante reflexivo.
alcina maria silva azevedoHá 1 ano Campinas -SPA FILÓSOFA CLAUDINE HAROUCHE ABORDA NESSE ARTIGO, A PERDA DE TEMPO COM CONVERSAS INÚTEIS NAS REDES SOCIAIS. CONCORDO E ASSINO EM BAIXO.O ATO DE COMPETIR E SOBRESSAIR, AFASTA A PESSOA DE CRIAR E LEVAR CONHECIMENTO E INFORMAÇÕES ÚTEIS AOS LEITORES. NOTO TAMBÉM A FALTA DE GENEROSIDADE E MUITO NARCISISMO DE ALGUNS, QUE SÓ LEEM O QUE ELES ESCREVEM. NÃO DIVULGAM O QUE OUTROS FAZEM E, SÓ SE PREOCUPAM COM ELES PRÓPRIOS. DEIXAM DE ADQUIRIR NOVAS FORMAS DE PENSAR E COM ISSO.EMPOBRECEM O SEU CONHECIMENT
Mostrar mais comentários