NO RIO, EDMILSON SANCHES RECEBE COMENDA LUIZ DA CÂMARA CASCUDO
E.Sanches é convidado da Academia Poética Brasileira.
25/11/2023 às 09h23
Por: Mhario LincolnFonte: Redação do Facetubes
Compartilhe:
Sanches.
Sanches/Redação do facetubes
Fotos: Jornalista Carlos Rocha.
Nome da honraria homenageia um dos maiores intelectuais brasileiros
Solenidade reuniu o PEN Club do Brasil e o Instituto Internacional Cultura em Movimento
-Presidente do PEN Clube quer um “grande projeto” sobre os valores histórico-culturais do Maranhão
Fotos (do jornalista Carlos Alberto da Rocha): a mesa de trabalhos, com Roberto Cravo Albin ao centro, Angeli Rose Nascimento e Wagner Azevedo Pereira. Edmilson Sanches (ao centro), Ricardo Cravo Albin e Wagner Azevedo Pereira. Edmilson Sanches falando sobre valores históricos e culturais do Maranhão.
* * *
Em evento na sexta-feira, 24 de novembro, que reuniu o PEN Club do Brasil e o Instituto Internacional Cultura em Movimento (IICEM), na sede do PEN, na Praia do Flamengo, Leblon, Rio de Janeiro, foi realizada solenidade em homenagem a um dos mais completos e originais intelectuais brasileiros, o nordestino Luís da Câmara Cascudo (1898—1986). Nascido em Natal (RN), Câmara Cascudo foi advogado, antropólogo, cronista, etnógrafo, folclorista, historiador, jornalista, musicólogo, poeta, professor e sociólogo, autor de mais de 170 livros e vasta produção de artigos e outros textos publicados em jornais e revistas.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do PEN Clube, Ricardo Cravo Albin, advogado, crítico, historiador, jornalista, radialista e musicólogo. Nascido em Salvador (BA), Albin é considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira, autor, entre outras obras, do famoso “Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira”, com versão digital na Internet (https://dicionariompb.com.br/). Cravo Albin também é conhecido por ter sido o fundador e diretor do Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro, diretor geral da Embrafilme, presidente do Instituto Nacional de Cinema e autor de mais de 2500 programas radiofônicos para a Rádio MEC, do Governo Federal.
Dividindo a condução da solenidade, a professora doutora Angeli Rose Nascimento, presidente do IICEM, fez a outorga da comenda (medalha e diploma) que leva o nome de Câmara Cascudo. A primeira edição das honrarias contemplou os escritores cariocas Noemí Gomes do Rego Coelho e Wagner Azevedo Pereira e o jornalista, escritor, administrador e consultor maranhense Edmilson Sanches. Ricardo Cravo Albin recebeu o título de Membro de Honra do IICEM.
Em pronunciamento acompanhado atentamente pelos presentes, Edmilson Sanches reportou-se à obra de pesquisa e documentação musical de Ricardo Cravo Albin e destacou palavras de concitação do presidente do PEN Clube para a valorização, o conhecimento e reconhecimento dos produtores de cultura, informação, ciência, história, a exemplo de Câmara Cascudo, a quem Cravo Albin conheceu pessoalmente e frequentava sua residência em Natal. Sanches reiterou e reforçou o “ide e pregai particular” que ele realiza em prol dos grandes valores de Caxias e do Maranhão, que contribuíram para a formação, fixação e ampliação da identidade brasileira. O jornalista caxiense relacionou outro povos do mundo que têm forte identidade cultural e criticou o descompromisso de autoridades públicas com o respeito a homens e mulheres do Brasil que praticamente empenharam todo seu tempo, esforço e outros recursos para fazer melhor a Nação.
Dizendo-se maravilhado com o entusiasmo demonstrado por Edmilson Sanches em sua fala, Ricardo Cravo Albin fez diversas referências ao pronunciamento do jornalista maranhense e, por diversas vezes, pediu e sugeriu para que o que estava acontecendo naquela tarde e noite, na sede do PEN Clube, não ficasse somente ali, mas, sim, se divulgasse pelos meios possíveis, a partir mesmo dos recursos do Clube que ele dirige. Outros cumprimentos a Edmilson Sanches e referências à sua fala foram feitos, entre outros, pela professora e escritora Angeli Rose Nascimento e pelos jornalistas Carlos Alberto Rocha, do Programa Carlos Rocha, da Rádio Mundial News do Rio de Janeiro, e Luís Turiba, editor da revista “Bric-à-brac”, de Literatura, Arte e Cultura.
Ao final, durante o coquetel, Ricardo Cravo Albin convidou Edmilson Sanches para desenvolver um projeto “grande” -- na adjetivação do presidente do PEN Clube -- sobre o Maranhão e seus valores histórico-culturais, para ser realizado como evento do Clube em março próximo. Edmilson Sanches prometeu elaborar nos próximos dias um pré-projeto para avaliação da presidência do PEN Clube.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.