Foto (divulgação promocional/Instagram): Momento de abertura oficial e homenagens na Noite do Prêmio Papete da FMM23. @alcioneamarrom com o maestro Zé Américo Bastos; o diretor do Centro Cultural Vale Maranhão, Gabriel Gutierrez representando o @institutoculturalvale e os produtores da Festa Ellen Soares e Emanuel Jesus, diretores da @interartproducaocriativa
A Festa da Música no Maranhão (FMM) é um evento que se tornou uma tradição anual desde sua criação em 2019. Além de oferecer oportunidades de aprendizado e criação para artistas locais, a FMM é um ponto de encontro para amantes da música de todos os estilos. O projeto tem se destacado como um dos mais importantes do cenário musical maranhense, promovendo uma diversidade de ritmos e gêneros que enriquecem a cultura musical da região.
Dentro dessa festa, há a distribuiição do imnportante Prêmio Papete, uma distinção que reconhece artistas e figuras destacadas para a cena musical do Maranhão. Este prêmio é também uma homenagem merecida a Papete, o percussionista, cantor e compositor que deixou uma marca indelével na música brasileira antes de seu falecimento em 2016.
O idealizador do evento, Emanuel Jesus, descreve o Prêmio Papete como um Tributo Cultural que presta homenagem a duas gerações: aqueles que deixaram um legado duradouro na música, como Papete, e aqueles que atualmente estão trabalhando incansavelmente pela música no Maranhão. "O evento é um encontro especial que celebra a música em todas as suas formas, com apresentações ao vivo, palestras e workshops", completa o coordenador.
Emanuel Jesus, (o produtor do evento junto com Ellen Soares, diretores da @interartproducaocriativa), afirma que a FMM não é apenas um projeto, mas um movimento que valoriza a rica herança musical do estado, impulsiona a economia local e enriquece a cidadania e a dignidade dos profissionais da música. O Prêmio Papete é uma parte importante desse movimento, homenageando não apenas os artistas em destaque, mas também resgatando a memória musical do Estado.
Nesta edição de 2023, a Academia Poética Brasileira esteve presente através da homenagem recebida pelo artista, compositor e intérprete, Augusto César Maia, membro efetivo da APB. Quem festejou essa homenagem foi Alcione, também presente na cerimônia, amiga pessoal de Augusto Maia.
Além das premiações, a Festa da Música no Maranhão também apresentou o público com um emocionante show ao ar livre na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, em São Luís do Maranhão.
JOÃO MOHANA JOÃO MOHANA, FINALMENTE, PASSOU A INTEGRAR O PANTEON MARANHENSE
Carnaval/27 Euclides Moreira Neto: “CARNAVAL NÃO SE FAZ NO SILÊNCIO”
Renata Barcellos “O Folclore brasileiro”, por Renata Barcellos
ELOY MELONIO ELOY MELONIO: “CONVERSA VAI, CONVERSA VEM...”
Música Independente BANANADA RENASCE DEPOIS DE SEIS ANOS
ESPETÁCULOS ARIANO SUASSUNA ENCONTRA SHAKESPEARE EM SÃO LUÍS Mín. 12° Máx. 19°
Mín. 11° Máx. 18°
Tempo nubladoMín. 8° Máx. 22°
Tempo limpo
Marco Neves De Homero ao autoclismo português: 3000 anos de grego
Coronel Carlos Furtado FALMA: unidos, conquistamos espaço para a literatura maranhense
José Neres “OBRAS LITERÁR(IA)S?”, crônica do professor e membro APB-MA, José Neres.
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”