
Paulo Rodrigues (Santa Inês-MA)
Risomar Pinheiro Rocha é graduado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA-CESSIN), Pós-Graduado Gestão de Pessoa e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UNIASSELVI ). Pós-graduando em Educação do Campo. Ex-gestor da Escola Municipal Bandeira Tribuzzi. É coordenador da Educação Campo da Unidade Regional de Educação de Santa Inês (URESI).
1. PR - Professor Risomar, qual é sua avaliação sobre a Educação do Campo na Regional de Educação de Santa Inês?
RP -Vejo que a vinda do professor Paulo Rodrigueis para Gestão da Unidade Regional de Educação de Santa Inês(URESI) foi um marco. Ele montou uma equipe com uma visão técnica em gestão. O professor Geildo dos Santos Nascimento tem os olhos no chão da escola e do movimento campesino. Isso promoveu uma abrangência para alcançar resultados muito positivos. Com isso, aconteceu o avanço na questão de visibilidade da modalidade, no pedagógico um crescimento enorme também. Temos responsabilidade social e não podemos esquecer que, de fato, a nossa responsabilidade social melhora a qualidade de vida da população campesina.
2. PR – Paulo Freire dizia: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação reflexão”. Como você avalia essa sentença?
RP - De fato, uma concepção dialética da realidade que conseguiremos construir uma sociedade justa, precisamos compreender com visão de proletariado, na seguinte analogia: fazer a leitura do mundo, compartilhar a leitura do mundo, transformar o mundo. Nesta perspectiva profunda da realidade.
3. PR – Como você observa a evolução da Educação do Campo na URE Santa Inês? Tem novos projetos para 2024?
RP - Acreditamos com apoio da nossa atual gestora, a professora Darlinda Bonfim, tem sido primordial para continuarmos progredir, professor Reginaldo Matias (Diretor Pedagógico) tem dado suporte para a modalidade da Educação do Campo. Queremos manter os eventos do calendário já tradicional como: café do campo, a mostra científica e práticas pedagógica da Educação do Campo. Sonhamos em implementar o projeto de robótica, a feira de produtor da rede CEFFAS. Precisamos fortalecer as parcerias com instituições públicas e privadas. Alcançamos o respeito na área das pesquisas, que de fato, irão impactar nas melhorias da produção da agricultura familiar, na região.
4. PR – Você foi gestor da Escola Municipal Bandeira Tribuzzi. Teve o trabalho reconhecido. Tem diferença em trabalhar com a modalidade regular de ensino e com a Educação do Campo?
RP - Realmente, foi uma experiência ímpar, na minha vida. Quero agradecer a comunidade da Escola Bandeira Tribuzi que me acolheu. Acredito nas ideias de uma pedagogia humana e solidária. É uma dicotomia ensino regular já tem uma concepção pedagógica consolida, pois até a licenciatura é pensada para o formato, enquanto a Educação do Campo não é respeitada a sua especificidade. Precisamos ter a compreensão do território na sua essência cultural, econômica e ambiental. São trabalhos diferentes. Estou muito motivado com a Educação do Campo na Regional de Santa Inês.
5. PR - O Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, tem investido muito forte em todas as modalidades de ensino no Maranhão. Você acha que olhar comprometido do líder ajuda nos avanços da Educação do Campo no nosso estado?
RP - O olhar do Camarão é progressista, de maneira que, o debate democrático sobre a Educação do Campo evoluiu bastante. Ele consegue fazer escutas com todas as modalidades. Acaba criando um espaço democrático interessante. Ouvir é um processo didático. Para amplia esta modalidade tão necessária é preciso diálogo, entre os envolvidos. O nosso Secretário de Estado da Educação sabe criar um ambiente de confiança, na rede estadual de ensino.
6. PR - Deixe uma mensagem de esperança para aos leitores.
RP - Sou defensor da interlocução. É importante para encontrar solução para os problemas. Desejo que desarmemos os nossos corações. Vamos acreditar na diplomacia, nunca deixemos que ódio seja a nossa inspiração. Eu acredito sempre na paz. Vamos plantar as sementes da paz dentro de nós.
Mín. 12° Máx. 17°