Terça, 01 de Setembro de 2026 17:54
(xx) xxxxx-xxxx
Brasil Textos Escolhidos

Escritor e jurista José Claudio Pavão Santana entra no ritmo de Carnaval relembrando momentos saudosos

"Hoje me vesti do avesso, não de fofão, mas do avesso, onde repousa o lado puro da memória. Sem pecado, ao menos daqueles que depois cometi".

10/02/2024 20h15 Atualizada há 3 anos atrás
Por: Mhario Lincoln Fonte: José Claudio Pavão Santana
Foto do álbum pessoal do autor.
Foto do álbum pessoal do autor.

O APEADOURO EM SAUDADE

 

Hoje eu voltei ao Apeadouro. Parei o carro, olhei casas, poucas árvores, carros, ônibus, caminhões, mas quase ninguém na rua. 

Mergulhei profundamente na lembrança da minha infância. Carnaval, lá estaríamos nos reunindo, todos, de macacões fornecidos pela Cia Moraes. Iríamos ao corso no caminhão com bastante água. A noite seria Jaguarema, Litero ou Casino. 

Continua após a publicidade

Hoje senti em lembranças a sensação mais bela e pura das mãos dadas, dos beijos roubados, das serenatas. 

Hoje me vesti do avesso, não de fofão, mas do avesso, onde repousa o lado puro da memória. Sem pecado, ao menos daqueles que depois cometi. 

Hoje eu me vesti de mim mesmo como quem precisasse só do tempo para constatar que, hoje, sou lido em braille, mas com histórias e estórias, sem versões. 

Hoje eu voltei ao Apeadouro. Encontrei amigos – na memória – e sorri sozinho, das lembrancas, do tempo que passou por mim. 

Por mais que a paisagem seja apagada pelo concreto insano em mim está a digital do Apeadouro. E nada há de apagar. 

Assim, entre lembranças e saudades eu me senti apeado. Senti um vazio imenso. 

Continua após a publicidade

Hoje eu estive no Apeadouro, onde continuo apeado para sempre. 

Por mais que a eternidade se aproxime, ainda assim, resta em mim a lembrança que alguém, um dia desses dirá no carnaval:

Ele hoje esteve no Apeadouro, onde tudo começou como um conto, virou um pranto, mas continuará sendo o Apeadouro, onde o sol nasceu e se pôs. 

-----------------------

JOSÉ CLAUDIO PAVÃO SANTANA: Professor Titular do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Pós-Doutorado Universidade de Coimbra ("Ius Gentium Conimbrigae") Doutor em Direito do Estado (Constitucional) - PUCSP Mestre em Direito - FDR-UFPE Professor de Direito Constitucional do Curso de Direito da UFMA Membro da Associação de Ciência Política do Estado de Nova York (NYSOSA), New York State Political Science Association Associado da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional Membro do IBEC Membro da AMLJ Membro da ALL Membro IMADE Pesquisador junto a CAPES-CNPQ - Grupo de Estudos de Direito Constitucional Contemporâneo 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Curitiba, PR
Atualizado às 15h01
20°
Chuvas esparsas

Mín. 12° Máx. 19°

20° Sensação
6.69 km/h Vento
63% Umidade do ar
100% (21.89mm) Chance de chuva
Amanhã (02/09)

Mín. 11° Máx. 18°

Tempo nublado
Quinta (03/09)

Mín. Máx. 22°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias