Terça, 25 de Junho de 2024 08:29
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cidades Convidados APB

Cel Furtado volta ao Facetubes para analisar a alma existencialista do ser humano: "Buscando ser um Pouco Melhor"

O escritor Carlos Furtado é convidado da Academia Poética Brasileira.

25/04/2024 14h27 Atualizada há 2 meses
Por: Mhario Lincoln Fonte: Carlos Furtado
Arte: MHL
Arte: MHL

BUSCANDO SER UM POUCO MELHOR

 

Carlos Furtado*

 

Uma verdadeira e profunda filosofia de vida.

Cada novo amanhecer nos oferece uma oportunidade única de crescer, aprender e evoluir como seres humanos, uma chance de fazer escolhas melhores, de agir com mais bondade, compaixão e generosidade.

Não se trata de alcançar a perfeição, pois somos seres imperfeitos por natureza, e, sim, buscar, constantemente, o nosso melhor, nos esforçando para sermos a versão mais autêntica e genuína de nós mesmos.

Um compromisso diário de autoconhecimento, autodesenvolvimento e autorreflexão.

Por vezes, o caminho pode ser difícil, cheio de desafios e obstáculos, mas é justamente nas dificuldades que encontramos as maiores oportunidades de crescimento.

Cada erro é uma lição, cada fracasso é uma chance de recomeçar com mais sabedoria e determinação.

Cel. Furtado, presidente da AMCLAM.

Somos seres humanos, dotados de inteligência, privilegiados com a oportunidade que Deus nos permite de superar toda a sorte de adversidades, desde a tenra idade, e isso, por si só, serve de estímulo para arraigarmos a prática do bem como a maior de nossas virtudes.

Exercitar a capacidade do discernimento é seguir um rumo e dar sentido à vida.

Isso só depende de cada um  de nós: sermos uma pessoa do bem ou uma pessoa do mal. Embora, cientificamente, o meio influencie nosso comportamento, afirmativa está centrada em estudos e experimentos, é preciso entender que o ser humano é uma máquina surpreendente, diferente de todas as demais, pelos componentes que possui e criada pelo onipotente (aquele que pode tudo), onipresente (aquele que está presente em todos os lugares) e onisciente (aquele que sabe de tudo), que reuniu em um ser — sua criação — um conglomerado de sentimentos que impulsiona surpresas que jamais a ciência, em sua plenitude, conseguirá desvendar, explicar e justificar: o “mistério da vida”.

Então, que, a cada novo dia, possamos nos comprometer com o nosso próprio crescimento pessoal. Que possamos abraçar as oportunidades de aprender e crescer, mesmo nos momentos mais difíceis. E que, no final das contas, possamos olhar para trás e sentir orgulho da jornada que percorremos, sabendo que demos o nosso melhor a cada passo do caminho.

Que a cada dia revisemos os nossos conceitos, as nossas compreensões para direcionar as nossas ações.

Como seres humanos, também somos falhos, o que não nos impede de continuar tentando melhorar a cada dia, porque a vida é um eterno aprendizado.

 

*Cel e escritor Carlos Furtado é presindente da AMCLAM.

13 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
JAIME Há 2 meses Brasília/DFQue preciosidade!!!
ELOY MELONIO Há 2 meses São Luís-MA Viver é a arte de atravessar a vida. Esse verso do meu livro de poemas (Travessia) resume o que somos e o que podemos ser, o que fazemos e o que podemos fazer. Ou seja, essa travessia é só nossa, mas não custa observar que, nela, temos contexto, enredo e personagens que nos ajudam a escolher e pavimentar o caminho. A mulher de Ló tomou uma decisão errada (Gênesis), mas, não se pode deixar de considerar as condições físicas, psicológicas e contextuais que envolvem essa cena bíblica.
Maria FranciscaHá 2 meses Belém do Pará.Professor Furtado como eu gostaria de acordar todos os sábado e me encher dessa luz de ânimo, de otimisco que o senhor passa pra nós. Acordei triste hoje, mas após ler o senhor, minhas forças renovaram e eu fico agradecida por ter lido o senhor com essas palavras de incentivo pra gente. Como eu tem milhares de pessoas que precisam ler o senhor assim como eu li. Aleluia! O senhor é pastor? De qual Congregação?
Srgt Há 2 meses PMA nossa corporação se sente honrada tendo um coronel com esse perfil lírico. Vendo o outro lado da moeda. Isso é ter visão tríplice. Da vida. Da Ordem e do perdão.
Maria de Jesus Arantes, psicóloga e psiquiatra clínicaHá 2 meses Juazeiro do NorteAssino embaixo. Como seres humanos, todos nós somos falhos. A imperfeição é inerente à nossa condição. No entanto, essa falibilidade não nos impede de perseverar e buscar melhorias constantes. A vida é um eterno aprendizado, uma jornada na qual enfrentamos desafios, cometemos erros e, com base nesses erros, crescemos.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 05h02
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
1.79 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias