BUSCANDO SER UM POUCO MELHOR
Carlos Furtado*
Uma verdadeira e profunda filosofia de vida.
Cada novo amanhecer nos oferece uma oportunidade única de crescer, aprender e evoluir como seres humanos, uma chance de fazer escolhas melhores, de agir com mais bondade, compaixão e generosidade.
Não se trata de alcançar a perfeição, pois somos seres imperfeitos por natureza, e, sim, buscar, constantemente, o nosso melhor, nos esforçando para sermos a versão mais autêntica e genuína de nós mesmos.
Um compromisso diário de autoconhecimento, autodesenvolvimento e autorreflexão.
Por vezes, o caminho pode ser difícil, cheio de desafios e obstáculos, mas é justamente nas dificuldades que encontramos as maiores oportunidades de crescimento.
Cada erro é uma lição, cada fracasso é uma chance de recomeçar com mais sabedoria e determinação.
Somos seres humanos, dotados de inteligência, privilegiados com a oportunidade que Deus nos permite de superar toda a sorte de adversidades, desde a tenra idade, e isso, por si só, serve de estímulo para arraigarmos a prática do bem como a maior de nossas virtudes.
Exercitar a capacidade do discernimento é seguir um rumo e dar sentido à vida.
Isso só depende de cada um de nós: sermos uma pessoa do bem ou uma pessoa do mal. Embora, cientificamente, o meio influencie nosso comportamento, afirmativa está centrada em estudos e experimentos, é preciso entender que o ser humano é uma máquina surpreendente, diferente de todas as demais, pelos componentes que possui e criada pelo onipotente (aquele que pode tudo), onipresente (aquele que está presente em todos os lugares) e onisciente (aquele que sabe de tudo), que reuniu em um ser — sua criação — um conglomerado de sentimentos que impulsiona surpresas que jamais a ciência, em sua plenitude, conseguirá desvendar, explicar e justificar: o “mistério da vida”.
Então, que, a cada novo dia, possamos nos comprometer com o nosso próprio crescimento pessoal. Que possamos abraçar as oportunidades de aprender e crescer, mesmo nos momentos mais difíceis. E que, no final das contas, possamos olhar para trás e sentir orgulho da jornada que percorremos, sabendo que demos o nosso melhor a cada passo do caminho.
Que a cada dia revisemos os nossos conceitos, as nossas compreensões para direcionar as nossas ações.
Como seres humanos, também somos falhos, o que não nos impede de continuar tentando melhorar a cada dia, porque a vida é um eterno aprendizado.
*Cel e escritor Carlos Furtado é presindente da AMCLAM.
Mín. 15° Máx. 17°