Terça, 25 de Junho de 2024 09:57
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cidades Entrevistas

Revista Cultural "Região Tocantina" faz entrevista com Linda Barros e toca em assunto importante

Linda Barros é Secretária Nacional da Academia Poética Brasileira

05/05/2024 19h13 Atualizada há 2 meses
Por: Mhario Lincoln Fonte: Linda Barros/ "Região Tocantina"
Linda Barros
Linda Barros

Entrevista – Linda Barros: A importância do teatro na escola

Fonte e Fotos: Original "Região Tocantina"
https://regiaotocantina.com.br/

 

A professora e atriz, Linda Barros reflete nesta entrevista sobre a importância de as escolas se abrirem para o teatro, como disciplina e expressão artística. Ela é graduada em Letras (Português- Espanhol) pela UFMA, pós-graduada em Língua Portuguesa (Fama), em Dança Educacional e em Artes Cênicas (Censupeg-SC). Na sua trajetória como atriz, participa do Grupo Teatro Improviso, no qual já atuou em vários espetáculos, tais como Verão no Aquário – baseado na obra de Lygia Fagundes Telles; O Mulato, de Aluísio Azevedo; Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, além de incursões pelo cinema. Vale a leitura!

 

Região Tocantina – Qual é a importância do teatro?

Linda Barros – Teatro é tudo. O teatro inspira, o teatro liberta, o teatro renova, o teatro desperta muitas emoções, o teatro transforma, o teatro cura, mas principalmente, o teatro salva.

 

Região Tocantina – E do teatro na escola?

Linda Barros –  Tem uma frase linda de Fernanda Montenegro que resume tudo: “O teatro e a educação devem caminhar juntas; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir mundo de outras formas”, é assim que toda escola deveria ou deve pensar. Nós temos muitos talentos escondidos nas escolas, esses alunos só precisam de um empurrão.

 

Região Tocantina – Na sua opinião, as escolas estão preparadas para trabalhar com teatro?

Linda Barros – Desde 2016 o teatro passou a ser disciplina obrigatória na educação básica, então teoricamente as escolas já eram para estar cientes e, no entanto, precisa-se de espaços adequados, de materiais adequados, que nem sempre encontramos, então temos o árduo trabalho de nos adequar como podemos.


Região Tocantina – O que os alunos ganham quando praticam o teatro?

Linda Barros –  Primeiramente aprendem a ser melhores pessoas. O teatro é alusivo a todos que querem estar em contato com outros mundos e, nesse percurso, muitos se descobrem verdadeiros artistas.

 

Imagem: arquivo pessoal Linda Barros.

Região Tocantina – O teatro pode ser aplicado em qualquer nível escolar?

Linda Barros – Sim, nesse caso, as aulas são direcionadas para os níveis específicos, com exercícios e dinâmicas específicas, de acordo com as faixas etárias infantil, adolescente e adultos.

 

Região Tocantina – Quais os maiores desafios dos professores para trabalhar com o teatro na escola?

Linda Barros – O principal deles é o local adequado e acessível, que as escolas não têm, principalmente as escolas públicas.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
JAIME Há 2 meses Brasília/DFLinda Barros sempre show e parabéns pela entrevista.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias