Terça, 25 de Junho de 2024 10:28
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Brasil #TRAGÉDIA

A Tragédia das Enchentes e o Impacto na Cultura Literária do Rio Grande do Sul

A tragédia do Rio Grande do Sul amplia a situação dramática dos livreiros independentes no Brasil.

10/05/2024 12h03 Atualizada há 2 meses
Por: Mhario Lincoln Fonte: Redação do Facetubes
Enchentes RGS.
Enchentes RGS.

 

Redação do Facetubes

Em meio à devastação causada pelas recentes enchentes em Porto Alegre, uma das mais tradicionais livrarias da cidade, a "Taverna", sofreu danos significativos. Ederson Lopes, livreiro da " Taverna", compartilhou um vídeo nas redes sociais mostrando a triste realidade da livraria inundada. (Veja abaixo).

 

As vendas de livros no Brasil já enfrentavam desafios antes dessa tragédia. Em 2023, as vendas de livros no varejo no Brasil geraram 2,52 bilhões de reais em receita, uma queda de 0,7% em relação ao ano anterior. Além disso, o número de cópias vendidas no varejo caiu de 58,6 milhões em 2022 para 54,4 milhões em 20234.

 

A situação da "Taverna" é um reflexo da crise mais ampla que afeta o setor de livros no Brasil. Com a loja totalmente inundada, os móveis comprometidos e parte do acervo já demonstrando desgaste, o prejuízo ainda é incalculável. “É um prejuízo enorme e ainda incalculável, a loja está totalmente inundada”, disse Lopes.

 

As enchentes em Porto Alegre são classificadas como o pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul. Com a destruição de moradias, estradas e pontes, além do comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais, a cultura regional pode sofrer um impacto ainda maior.

 

"A Taverna", que ocupa um espaço no térreo da Casa de Cultura Mário Quintana desde 2020, é mais do que uma livraria. É um marco cultural em Porto Alegre e um importante ponto de encontro para os amantes de livros. A perda de tal instituição, mesmo que temporária, é um golpe duro para a comunidade literária local.

 

A recuperação da "Taverna" e de outras livrarias afetadas será um processo longo e desafiador. No entanto, a resiliência da comunidade literária e o amor pelos livros podem ser a chave para superar essa adversidade. Como Lopes expressou de forma comovente, "um sonho e um trabalho de 10 anos foi levado pela água". Agora, a tarefa é reconstruir esse sonho, página por página.

 

VÍDEO-BÔNUS

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias