Terça, 25 de Junho de 2024 08:30
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Brasil Maranhão TV

José Raimundo Rodrigues divulga nova canção da dupla Chiquinho França/Mhario Lincoln: "Águas de Amores"

A música foi feita com esmêro em cima da poesia de Mhario Lincoln, numa homenagem aos muitos amores na beira do rio Tocantins.

19/05/2024 08h19 Atualizada há 1 mês
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos
José Raimundo Rodrigues, membro da Academia Poética Brasileira
José Raimundo Rodrigues, membro da Academia Poética Brasileira

Orquídea Santos, chefe da ASCOM da Academia Poética Brasileira.

 

"Águas de Amores", composta por Mhario Lincoln e Chiquinho França, é uma celebração poética aos amores nascidos à beira do Rio Tocantins, que corta a cidade de Imperatriz, no sul do Maranhão. A letra é um mergulho nostálgico nas memórias de juventude, impregnadas de uma paisagem fluvial que simboliza saudades e afetos passados. A canção evoca uma atmosfera quase etérea, onde o rio é um cenário onírico, povoado por anjos e querubins, metaforizando a pureza e a beleza dos primeiros amores.

 

A estrutura lírica da canção é simples, porém carregada de emoção e de imagens vívidas. O refrão reiterativo, "O Rio me lembra dela", reflete a persistência das memórias e do desejo de reviver os momentos passados ao lado da amada. A repetição de "Tocantins, Tocantins" funciona quase como um mantra, uma invocação àquele espaço sagrado de lembranças. A figura da sereia, com "beleza fina" e "rosto de menina, alma de mulher", encapsula a dualidade da inocência e maturidade que marcam os primeiros amores.

 

"A canção também presta homenagem à cidade de Imperatriz, não apenas como cenário, mas como um lugar de formação e crescimento tanto do amor quanto do próprio sujeito lírico. Foi nessa cidade que aprendi meu caminho musical", diz Chiquinho França.  A referência aos "Tupiniquins" confere uma identidade cultural e histórica à letra, conectando a experiência pessoal ao coletivo, e lembrando que "(...) essas histórias de amor são parte de uma tradição mais ampla. Há uma fusão entre o indivíduo e o ambiente, sugerindo que as águas do Rio Tocantins são testemunhas e guardiãs das histórias de amor da cidade", diz Mhario Lincoln, autor da letra.

 

O arranjo musical, idealizado por Chiquinho França,  realça a sua integridade moral e virtuosidade musical. França, que cresceu em Imperatriz, traduz em música a alma do rio e da cidade, capturando a essência das emoções evocadas pelas palavras de Mhario Lincoln. Juntos, eles criam uma canção que não é apenas uma homenagem ao passado, mas uma celebração atemporal dos amores que florescem à beira do Tocantins, perpetuando-se na memória coletiva de Imperatriz.

Parabéns aos dois. E parabéns a José Raimundo por divulgar para seus mais de 8 milhões de ouvintes essa bela canção. 

 

VÍDEO-BÔNUS

ÁGUAS DE AMORES: Chiquinho França & Mhario Lincoln

7 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Raimundo FonteneleHá 2 semanas Barra do Corda Maranhão Mais uma música pedra noventa dessa dupla que traz para dentro do rio os olhos dela e as estrelas. Parabéns, Chiquinho França e Mhario Lincoln!
JaimeHá 1 mês BSB/DFCHIQUINHO E MÁRIO LINCOLN DUPLA DE MUITO SUCESSO!!! PURO SHOW!!! APLAUSOS DE PÉ!!!
Carmen Regina DiasHá 1 mês CascavelAh, esse Rio Tocantins... Ah, esses poetas inspirados... esses versos que dão ao Rio Tocantins o sobrenome de Vida... “mergulho nostálgico” em poesia impregnada de símbolos, de saudades, de amores passados, relicário de lembranças a céu aberto. A música é um sonho, e o rio é um cenário da mais pura beleza, dentro do sonho. Adorei. Parabéns ao mestre Mhario Lincoln e Chiquinho França, Grande abraço.
Pedro Sampaio Há 1 mês Fortaleza Ce A VIAGEM seria também um título que casaria bem a letra e melodia como também poderia ser MERGULHO NA ALMA ou ainda UM CANTO DIVINO ou outras centenas de títulos para tão sublime canção
Rogerio Rocha Há 1 mês São LuísSuper som.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 05h02
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
1.79 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias