Terça, 25 de Junho de 2024 09:28
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Brasil A música na Educação

Projeto Chiquinho França: a Importância das Frequências e a Reeducação Musical no Maranhão

"Essa iniciativa de Chiquinho França, em parceria com o SESC Maranhão, representa um passo significativo na valorização da música local e na promoção de um desenvolvimento mais completo e harmonioso das novas gerações".MHL

20/05/2024 09h18 Atualizada há 1 mês
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln
Chiquinho França é reconhecido internacionalmente.
Chiquinho França é reconhecido internacionalmente.

 

*Mhario Lincoln, poeta, músico, compositor

 

Todos nós sabemos que a música é uma arte fundamental em todos os sentidos da vida. Mas talvez você não soubesse que essa mesma música pode influenciar desde o crescimento das plantas até o desenvolvimento intelectual dos seres humanos.

 

Quem vive mais na área rural sabe melhor do que eu, que vivo mais na área urbana das grandes cidades. Mesmo assim, não deixei de presenciar o fascinante poder natural, observado nos pássaros, que ao amanhecer, cantam para que os 'estômatos' das plantas se abram e floresçam. Esse fenômeno, regido por frequências específicas, ilustra como a música pode desencadear verdadeiros milagres.

 

Nas minhas pesquisas introdutórias a este texto, descobri um caso emblemático que ocorreu em Iowa, nos Estados Unidos, onde um produtor de abóboras e milho tocava música todas as manhãs em meio às suas plantações. Inicialmente considerado excêntrico por seus vizinhos, os resultados logo calaram qualquer ceticismo: o milho cresceu mais de cinco metros e, em vez de uma abóbora por folha, surgiram três. Esse exemplo prático ecoa as palavras de Nikola Tesla, que afirmava: "Se você quer entender os segredos do universo, pense em termos de frequência." Esse mesmo Tesla que realizou importantes trabalhos no campo das ondas de rádio e da transmissão sem fio de energia. Suas inovações o tornaram uma figura icônica na história da ciência e da tecnologia, apesar de muitos de seus projetos não terem recebido o reconhecimento e o apoio financeiro merecidos durante sua vida.

 

Essa opinião (em negrito) foi dada em entrevista exclusiva com a imortal APB, Linda Barros.

Seguindo essa linha de pensamento, o músico e produtor musical Chiquinho França tem dedicado sua carreira - como Tesla - a demonstrar o valor da música para os seres humanos, especialmente para as crianças, também, recebendo pouco apoio e reconhecimento disso. Porém, após anos de luta, ele firmou uma parceria com o SESC Maranhão e, a partir de 23 de maio de 2024, iniciará um projeto que levará a música maranhense para as escolas. Esta iniciativa visa uma reeducação elementar das boas frequências, permitindo que os jovens cresçam conhecendo e apreciando o produto musical do Maranhão, reconhecido internacionalmente.

 

"Isso é muito importante para o resgate do sucesso da nossa música maranhense dentro do nosso estado.  Precisamos unir forças para conseguirmos esse objetivo e de repente, um dia chamar a atenção dos nossos governos estaduais e municipais que, de forma equivocada, estão contribuindo para uma total desvalorização da nossa música e cultura".

 

Portanto, a importância desse projeto Chiquinho/SESC Maranhão não pode ser subestimada. Ao incorporar a música maranhense no currículo escolar, Chiquinho França espera que, em poucos anos, ela se torne a principal atração das rádios e TVs, além de integrar novos projetos culturais oficiais. "O impacto potencial dessa iniciativa é vasto, não só preservando a rica herança musical do Maranhão, mas também promovendo o desenvolvimento intelectual das crianças, complementa Chiquinho França.

 

Nem precisa ir longe para reconhecer o valor de uma boa música no cenário educacional de todos nós. O maestro e compositor Heitor Villa-Lobos uma vez declarou: "A música é uma forma de arte que revela ao espírito a beleza interior da natureza."

 

Este pensamento reflete a missão de Chiquinho França, que, como uma formiguinha solitária, trabalha incansavelmente para educar e inspirar as novas gerações através da música. E será, através, dessa reeducação musical (e ele conseguirá), eu espero que a música maranhense não apenas floresça, mas também se torne um elemento central na cultura e na educação dos jovens, promovendo um futuro mais harmonioso e intelectualmente rico.

 

Essa iniciativa de Chiquinho França, em parceria com o SESC Maranhão, representa, destarte, um passo significativo na valorização da música local e na promoção de um desenvolvimento mais completo e harmonioso das novas gerações.

6 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
César Roberto Há 6 dias São Luís- Maranhão Parabéns ao Chiquinho França e ao Sesc por tão nobre missão: Levar a cultura musical às Escolas, realizando assim, um antigo sonho do nosso icônico musicista, Heitor Villa-Lobos. Eu, enquanto comunicador, estarei sempre de mãos dadas a esse projeto. Música no currículo escolar, pois a música, isto é, a boa música edifica a personalidade. A frequência, a vibração, promovem um bem estar extraordinário. A música atua no corpo e na Alma! É a salvação do Universo! Parabéns, Crianças! Aproveitem!
Carmen Regina DiasHá 1 mês CascavelA música é uma forma de arte que revela ao espírito a beleza interior da natureza. Heitor Villa-Lobos E lá vem ele, nossa formiguinha solitária, educando e inspirando as moçadinha através da música. Certeza de que o Maranhão continuará sendo o Estado mais maravilhoso deste nosso País. Gratidão.
Carmen Regina DiasHá 1 mês CascavelAo introduzir a música maranhense no currículo escolar, rapidinho ela será a principal atração das rádios e TVs e dos projetos culturais oficiais... É a preservação da herança musical do Maranhão e ampliação da evolução integral das crianças. Este é o nosso Confrade querido, Chiquinho França, e seu amor pela música maranhense.
Carmen Regina DiasHá 1 mês CascavelNikola Tesla afirmava: Se você quer entender os segredos do universo, pense em termos de frequência. Ah, a frequência!... sem ela, a sintonia não se faz, não se adentra o palácio de jade onde os “milagres” acontecem. E eis que hoje é um dia sagrado, pois, “após anos de luta, Chiquinho França conseguiu uma parceria com o SESC Maranhão e, hoje, finalmente, iniciará um projeto que levará a música maranhense para as escolas. Palmasssss!!! Chiquinho França, SESC e todos os envolvidos nesta vitória!
Carmen Regina DiasHá 1 mês CascavelComeço a leitura e... fico fascinada com o poder das palavras do mestre Mhario Lincoln: Quem vive mais na área rural sabe melhor do que eu, que vivo mais na área urbana das grandes cidades. Mesmo assim, não deixei de presenciar o fascinante poder natural, observado nos pássaros, que ao amanhecer, cantam para que os estômatos das plantas se abram e floresçam. Esse fenômeno, regido por frequências específicas, ilustra como a música pode desencadear verdadeiros milagres. Sinto na pele e na alma
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias