Terça, 25 de Junho de 2024 09:47
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Brasil CLEVANE P0ESSOA

A poeta do Século XX, na América Latina, Clevane Pessoa escreve sobre o bom jornalismo

Clevane Pessoa foi escolhida uma das poetas do Século XX pela Revista Poética Brasileira, publicação que tem prestígio tanto no Brasil como na América Latina.

20/05/2024 09h39 Atualizada há 1 mês
Por: Mhario Lincoln Fonte: Clevane Pessoa
Eu e a excepcional escultora Ana Godoy.
Eu e a excepcional escultora Ana Godoy.

 

Dia da reunião de idealização da APB, Mhario Lincoln ganhou um busto de uma das maiores escultoras brasileiras: Ana Godoy.

 

@Clevane Pessoa, vice-presidente e cofundadora da Academia Poética Brasileira.

 

Caro confrade e amigo Mhario Lincoln. Conheço bem sua seriedade de pesquisador. Considero muito importante não publicar textos ou notícias de qualquer maneira ou apenas repetindo o que muitos já escreveram. Um mesmo assunto pode gerar centenas de diretrizes, causas, opiniões pessoais, distintas, singulares...

 

Cito um exemplo que encantou-me, norteou-me na juventude: à época eu, jovem na casa dos vinte anos, presidia a UBT de Juiz de Fora. Houve um concurso com o tema " Pedra". O resultado foi riquíssimo, das pedras preciosas à simples brita, acidentes geográficos, dureza de coração, da maldade ( "jogar pedras em outrem"), à resiliência, enfim, centenas de Trovas e nenhuma repetindo conceitos ou versos. A posteriori, fui jurada em tema "Cego". Novamente, a riqueza de vozes poetizando, desde a cegueira física à do saber, da alma, da Política, do coração, do desamor, etc.

 

Claro, um ou outro mostrava sua experiência de vida ou pesquisara determinado enfoque ou ainda, vivenciara diferentes filosofias de Vida, acontecências e tal.

 

Por isso, sempre combato plágios inúteis. Uma mesma temática deve ter sua singularidade - entre outras mil.

 

Abomino plagiadores. Pesquisar deve ser sintoma de seriedade, responsabilidade, busca...Nunca um plágio ou cópia banal!

 

Clevane Pessoa, Poeta do Século XX.

Os verdadeiros autores ou artistas, comentadores, influenciadores, têm, na mente produtiva, um laboratório vivencial ou coleções de apreciação a outrem. Mas nele, haverá a química pessoal, com as próprias conclusões ou dúvida (ah, a beleza de uma pergunta instigante num texto! Significa humildade de saber- se não dono absoluto de qualquer conceito, verso, verdades, teorias, percepções!). Nós autores de Prosa, Poesia, Ciências, Tendências, apenas temos de mexer, com a própria colher mental, espiritual ou afetiva, num caldeirão de ferro, ouro, dourado, ágata, qualquer matéria prima, algo antigo ou uma novidade - e apresentar o "prato" pretendido- e até diferente do que pretendera, iniciara ...

 

Essa espécie de autor, no Jornalismo, na Literatura, na Arte, é o verdadeiro criador, gestor, autor de seus produtos...

 

E Mhário Lincoln, sempre acompanhei seu trabalho, enriquecido pela vontade da compreensão do outro, pelo prazer de d(o)ar notícias, artigos, versos, frases, novidades, coisas antigas, saberes, descobertas, aprimorações, renovações ...

 

Congratulo- me com seu " savoir faire", seu entusiasmo, alegria de mostrar, no Banquete geral criativo, as ideias de outrem, além das suas. E sempre com a singularidade criativa, somada à pesquisa, quando necessário.

 

Cumprimento-o e felicito- o.

 

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Vice-presidente cofundadora da APB.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Sonia Luzia De SouzaHá 4 semanas WENCESLAU BRAZParabéns Clevane, pelo título, pelas poesias, trovas, todas falando de amor, em defesa das mulheres. Desejo- lhe saúde, que continue escrevendo seus versos ????????????????????????
JaimeHá 1 mês BSB/DFTexto para ser lido e relido!!!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias