Terça, 25 de Junho de 2024 09:30
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Senado Federal Senado Federal

Congresso celebra 200 anos de relação diplomática Brasil-Estados Unidos na terça

Os 200 anos de relação diplomática Brasil-Estados Unidos serão celebrados em sessão solene conjunta do Congresso, na terça-feira (28), às 11h. Os p...

26/05/2024 06h02
Por: Mhario Lincoln Fonte: Agência Senado
Veneziano Vital do Rêgo, que preside o Grupo Parlamentar Brasil-EUA no Senado, foi um dos autores do requerimento para a sessão solene do Congresso - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Veneziano Vital do Rêgo, que preside o Grupo Parlamentar Brasil-EUA no Senado, foi um dos autores do requerimento para a sessão solene do Congresso - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Os 200 anos de relação diplomática Brasil-Estados Unidos serão celebrados em sessão solene conjunta do Congresso, na terça-feira (28), às 11h. Os países mantêm histórica conexão política, econômica e social.

O requerimento para a sessão solene foi apresentado pelo presidente do Grupo Parlamentar Brasil-EUA no Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), pelo presidente do Grupo Parlamentar Brasil-EUA na Câmara, deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) e pelo presidente da Frente Parlamentar Brasil-EUA na Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).

A sessão terá a participação do ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira; da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luíza Ribeiro Viotti e da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.

“Ao longo desses 200 anos, nossos países desenvolveram uma colaboração robusta e multifacetada, abrangendo áreas vitais como defesa, comércio, ciência e tecnologia, educação e cultura. Sem dúvida, os laços diplomáticos entre o Brasil e os EUA possibilitaram que nossos países se desenvolvessem em duas das democracias mais diversas e prósperas do mundo”, justificam os requerentes.

Data de 26 de maio de 1824 o reconhecimento da independência do Brasil pelos Estados Unidos e o estabelecimento das relações diplomáticas. Os americanos são o segundo maior importador dos produtos brasileiros.

Para 2024 estão previstas uma série de atividades a serem organizadas pelos dois países, incluindo seminários, programas de intercâmbio e eventos culturais.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 08h02
11°
Chuvas esparsas

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
3 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias