Terça, 25 de Junho de 2024 08:55
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Especiais Arte & Bonecos

Joana Bittencourt e João Batista do Lago, poetas, artistas e doadores do melhor de si pelo outro

Em anexo à matéria dos bonecos de Joana Bittencourt, uma entrevista exclusiva de Mhario Lincoln com João Batista do Lago, onde são citados José Nascimento Moraes, José Neres e José Chagas. Imperdível!

13/06/2024 09h26 Atualizada há 2 semanas
Por: Mhario Lincoln Fonte: Redação do Facetubes
Joana, Pedro sampaio, Carlos Rocha e JB do Lago
Joana, Pedro sampaio, Carlos Rocha e JB do Lago

Os bonecos e a magia de Joana Bittencourt

Redação do Facetubes

 

A arte de manipulação de bonecos no Brasil tem uma importância significativa tanto no aspecto cultural quanto educacional. Culturalmente, a arte de manusear de bonecos é uma forma de expressão artística que reflete a diversidade e a riqueza da cultura brasileira. Ela permite a preservação e a transmissão de histórias e tradições locais, contribuindo para a manutenção da identidade cultural do país. O trabalho com bonecos é uma ferramenta pedagógica poderosa.

 

A atriz Nila Bittencourt deu m um show com seus bonecos.

Por essa razão, a maranhense Joana Bittencourt, artista talentosa, deu continuidade à arte bonequeira de seu irmão Beto, trazendo a magia do manuseio de bonecos para a vida de adultos e crianças. Essa arte é uma tradição antiga e tem um papel importante na sociedade, servindo como uma forma de entretenimento, educação e expressão cultural.

 

Joana, além de ser uma habilidosa bonequeira, também é uma escritora renomada. Ela tem uma afinidade especial por histórias que falam do Bumba-Meu-Boi, uma brincadeira tradicional do período de São João, no Maranhão. Seus livros, repletos de contos sobre essa festividade, são uma celebração da cultura brasileira e uma forma de preservar e compartilhar essa tradição com as novas gerações.

 

A arte de Joana vai além do manuseio de bonecos. Ela usa seus bonecos para contar histórias, transmitir emoções e ensinar lições valiosas. Para as crianças, os bonecos de Joana são uma fonte de alegria e maravilha, enquanto para os adultos, eles oferecem uma oportunidade de se reconectar com a inocência da infância e a riqueza da cultura brasileira.

Através de sua arte e suas histórias, Joana Bittencourt contribui para a valorização da cultura brasileira, a educação das crianças e o enriquecimento da vida de todos que têm a oportunidade de conhecer seu trabalho. Sua dedicação à arte bonequeira e à preservação das tradições culturais brasileiras é uma inspiração para todos nós.

 

Histórias essas contadas recentemente, em sua casa (estúdio), onde recebeu dois ilustres cearenses, um deles, um dos maiores sonetistas do Brasil, o cordelista Pedro Sampaio. Junto com ele, Joana também recebeu o professor Carlos Rocha, que ficou encantado com o trabalho dessa artista maranhense.

 

-----------------------

Prelúdio a João Batista

*Mhario Lincoln

Eu sempre admirei a astúcia, o grito, a anunciação, o desesmêro, a angústia, a rigidez, 'a porrada no estômago' que provoca a poética de João Batista do Lago em que o lê pela primeira (ou) outras vezes. 


Em meu bestunto, acredito que ele esteja reinando entre os 10 melhores poetas vivos do Brasil, por sua eutanásia lírica desenfreada, desmaterializando o sagrado patético das vitrolas lunáticas dos pregadores embriagados de purpurina. Em seu peito, reina o deus de Spinoza, o deus de todas as causas, de todas as casas, da alma, da natureza hipotética, do sangue que goteja dos poros da verdade!

Assim é construída toda uma habilidade desacadêmica de João Batista ao conjugar sua inigualável modernidade poética, onde elementos clássicos são guizos de um fofão estirado na rua, num fim de uma quarta-feira de cinzas. 


Assim, como as hienas marcam seu território com urina forte, JB marca sua obra com ousadia irracional, em cuja relação com a palavra é sempre visceral, refletindo uma dualidade entre o paterno e a ferocidade animal, enquanto expressa preocupações sociais e filosóficas.


João Batista é, sem dúvida, um poeta mais que maduro. Chega a irritar por sua versatilidade, capaz de transitar entre diferentes correntes filosóficas e poéticas. E o faz com tanta asserção que é impossível não somá-lo aos grandes nomes da literatura contemporânea, pela relevância e originalidade de seus textos, culminando em estupendas reflexões sobre a condição humana até críticas sociais e políticas, revelando uma profunda intimidade com suas raízes, surfando de forma impiedosa entre o telúrico e o transcendental. Eparrei, poeta, evoé!

--------------------------

 

Vídeo-Bônus

(Entrevista exclusiva com o poeta João Batista do Lago)

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Carmen Regina DiasHá 16 horas CascavelMaravilha de página, mestre! Joana me transportou para os tempos de eu menina... João Batista do Lago sempre me transporta para dimensões paralelas, onde tudo se revela, a alma pira com tamanha sabedoria, com tão profundos versos...Como vc escreveu:Eu sempre admirei a astúcia,o grito,a anunciação,o desespero,a angústia,a rigidez,a porrada no estômagoque provoca a poética de João Batista do Lago em que o lê pela primeira vez. surfando de forma impiedosa entre o telúrico e o transcendental.
Keila MartaHá 2 semanas São LuísQuando vejo esses recortes da Academia Poética Brasileira penso que ainda falta muito para a gente conhecer mais dos nossos confrades e confreiras, e teatro de bonecos tem um peso enorme na formação da identidade da cultura popular de nosso país e é uma expressão artística muito rica. Parabéns!
Pedro Sampaio Há 2 semanas Fortaleza Ce Bonecos em Cena Joana a encenar Na Arte serena Fazendo encantar A grande emoção Joana seguiu Arte do seu irmão Beto,que partiu Momento tão feliz Um Costurado na Raiz Em encontro marcante JoãovLago magia Com sua poesia Simplesmente brilhante Querida Joana e Mhario querido, meu coração ficou marcado ao vivenciar aquela tarde noite na Sociedade de Arte e Cultura Beto Bitencourt Recebam pois minha gratidão e até breve se Deus quiser esse espaço é mágico por si só
Raimundo SantanaHá 2 semanas São Luís MaranhãoMuito boa a entrevista poeta João Batista do Lago.
MarlonHá 2 semanas São Luís MaQue entrevista heim Mhário. alvorassou o coreto.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 05h02
11°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 15°

11° Sensação
1.79 km/h Vento
97% Umidade do ar
100% (5.44mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 11° Máx. 22°

Chuvas esparsas
Amanhã (27/06)

Mín. 11° Máx. 21°

Parcialmente nublado
Ele1 - Criar site de notícias