Segunda, 15 de Julho de 2024 15:35
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Brasil CACURIÁ - MA

Com ANDRÉA FRAZÃO, Mhario Lincoln lança homenagem a D. Teté, a 'mãe' do Cacuriá maranhense.

Em tempo de São João, vale o replay.

15/06/2024 22h11
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos.
Andréa Frazão
Andréa Frazão

Projeto Cacuriá 

(*Sem fins lucrativos)

*Orquídea Santos

O compositor Mhario Lincoln e o músico Chiquinho França se reuniram para fazer uma homenagem a D. Teté do Cacuriá, uma das ícones das festas populares do Maranhão, criadora de um dos grupos de dança mais famoso no Brasil: O Cacuriá de D. Teté.

Para engrossar as fileiras deste projeto, Mhario Lincoln convidou ainda a ínterprete sensacional Andréa Frazão, o cartunista e ilustrador Cordeiro Filho e o arte-animador Antonio Piramboia.

D. Teté. (Google).

O resultado foi este incrível vídeo que vamos divulgar em primeiríssima mão, abaixo, agradecendo, em nome de Mhario Lincoln, todos os envolvidos nesse belo projeto que resgata a tradição da música regional do Maranhão.

Essa música integra o próprio CD (Pendrive) de Mhario Lincoln, com vários interpretes que irão cantar músicas de vários gêneros. Do chorinho ao Reggae, passando por baladas, blues e samba de breque. Um projeto bem interessante que marca, em definitivo, o reconhecimento desse jornalista e editor do facetubes.com.br como músico, controller e compositor.

CACURIÁ

O Cacuriá é uma dança de pares com formação em círculo, animada por instrumentos de percussão. Tem origem na festa do Divino Espírito Santo, quando, após a derrubada do mastro, as caixeiras se reúnem para brincar. Os instrumentos são as caixas (pequenos tambores) que acompanham a dança, animada por um cantador ou cantadora, cujos versos de improviso são respondidos por um coro formado pelos brincantes. Em São Luís, é dança dos festejos juninos. Uma das maiores expressões dessa brincadeira em todo o Nordeste brasileiro é D. Teté (in memoriam).

A Incrível performance de ANDRÉA FRAZÃO

* Este projeto visa, somente, divulgar e homenagear os grandes ícones da música, das artes e da literatura do Maranhão. Não tem fins lucrativos.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Raimunda Pinheiro de Souza FrazãoHá 3 semanas São José de Ribamar Parabéns a todos os participantes da justa homenagem a D. Teté! Parabéns Andréa Frazão! Eu tive a honra de ser uma das duas selecionados para o livro RAINHAS da Cultura Popular Brasileira, lançado em São Paulo. Eu do Cordel e D. Teté do Cacuriá.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 14h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias