Mhario Lincoln*
Esse texto do comunicador César Roberto, da - Rádio Nacional, São Luís FM - 93,7 - é muito significante: "Parabéns ao Chiquinho França e ao Sesc por tão nobre missão: levar a cultura musical às Escolas, realizando assim, um antigo sonho do nosso icônico musicista Heitor Villa-Lobos. Eu, enquanto comunicador, estarei sempre de mãos dadas a esse projeto. Música no currículo escolar, pois a boa música edifica a personalidade. A frequência, a vibração, promovem um bem estar extraordinário. A música atua no corpo e na Alma! Parabéns, Crianças! Aproveitem!"
Na verdade, esse reconhecimento de César Roberto destaca a importância de iniciativas como a do músico e produtor musical Chiquinho França, que, em parceria com o SESC-MA, está transformando a musicalização em uma realidade nas escolas do Maranhão. A inclusão da música como atividade curricular é fundamental para o desenvolvimento cultural e educacional dos alunos.
Essa ação, não é apenas sobre "aprender a tocar um instrumento ou cantar", mas envolve benefícios amplos para o desenvolvimento motor e mental das crianças. Maria Montessori, renomada educadora, acreditava que a música é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano. Ela defendia que a música ajuda na concentração, disciplina, e estimula a criatividade e a expressão emocional das crianças.
Heitor Villa-Lobos, por sua vez, era um defensor árduo dessa forma de complementar o ensino público. Ou seja, aproveitar a boa música para falar à sensibilidade das crianças. Certa vez ele disse: "A musicalização na escola promove sensibilidade, criatividade, noção rítmica e prazer pela audição musical, além de estimular a imaginação e a socialização (...)". A ideia do maestro, pois, era possibilitar através da imaginação o despertar da sensibilidade artística. Isso porque, o desenvolvimento artístico das crianças viria enquanto cantavam boas músicas.
O projeto SESC-MA/Chiquinho França, em apenas um mês, tem mostrado resultados impressionantes. As crianças envolvidas estão apresentando melhoras significativas em suas habilidades motoras e cognitivas, além de um aumento na autoestima e no bem-estar geral. A música, com sua capacidade única de tocar tanto o corpo quanto a alma, está proporcionando uma experiência educativa enriquecedora e transformadora. Desta forma, não há como não reconhecer essa iniciativa do SESC-MA e seus sensíveis diretores, os quais, através deste texto, merecem ser parabenizados.
Ações como essas, repito, são cruciais para o crescimento cultural do nosso país. Levar músicas de qualidade para os alunos não só enriquece o currículo escolar, mas também prepara as crianças para um futuro mais pleno e equilibrado. A música edifica a personalidade e promove um bem-estar extraordinário, atuando como um verdadeiro alimento para o corpo e a alma.
Parabéns a todos os envolvidos e, principalmente, às crianças que estão aproveitando essa maravilhosa oportunidade!
Mhario Lincoln
Presidente da Academia Poética Brasileira.