Quinta, 19 de Junho de 2025
11°C 21°C
Curitiba, PR
Publicidade

A força sensorial da boa música e o reconhecimento do SESC-MA ao projeto de Chiquinho França

Parabenizar a todos os diretores do SESC-MA por acreditarem que a boa música, "muda o eixo sensorial da criança e do adolescente", como diz Chiquinho França.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln
19/06/2024 às 09h43
A força sensorial da boa música e o reconhecimento do SESC-MA ao projeto de Chiquinho França
O Palco sensível do SESC-MA/SomMará

Mhario Lincoln*


Esse texto do comunicador César Roberto, da  - Rádio Nacional, São Luís FM - 93,7 -  é muito significante: "Parabéns ao Chiquinho França e ao Sesc por tão nobre missão: levar a cultura musical às Escolas, realizando assim, um antigo sonho do nosso icônico musicista Heitor Villa-Lobos. Eu, enquanto comunicador, estarei sempre de mãos dadas a esse projeto. Música no currículo escolar, pois a boa música edifica a personalidade. A frequência, a vibração, promovem um bem estar extraordinário. A música atua no corpo e na Alma! Parabéns, Crianças! Aproveitem!"


Na verdade, esse reconhecimento de César Roberto destaca a importância de iniciativas como a do músico e produtor musical Chiquinho França, que, em parceria com o SESC-MA,  está transformando a musicalização em uma realidade nas escolas do Maranhão. A inclusão da música como atividade curricular é fundamental para o desenvolvimento cultural e educacional dos alunos.


Essa ação, não é apenas sobre "aprender a tocar um instrumento ou cantar", mas envolve benefícios amplos para o desenvolvimento motor e mental das crianças. Maria Montessori, renomada educadora, acreditava que a música é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano. Ela defendia que a música ajuda na concentração, disciplina, e estimula a criatividade e a expressão emocional das crianças.

 

César Roberto cita Villa-Lobos com propriedade. 

Heitor Villa-Lobos, por sua vez, era um defensor árduo dessa forma de complementar o ensino público. Ou seja, aproveitar a  boa música para falar à sensibilidade das crianças. Certa vez ele disse: "A musicalização na escola promove sensibilidade, criatividade, noção rítmica e prazer pela audição musical, além de estimular a imaginação e a socialização (...)".  A ideia do maestro, pois, era possibilitar através da imaginação o despertar da sensibilidade artística. Isso porque,  o desenvolvimento artístico das crianças viria enquanto cantavam boas músicas.


O projeto SESC-MA/Chiquinho França, em apenas um mês, tem mostrado resultados impressionantes. As crianças envolvidas estão apresentando melhoras significativas em suas habilidades motoras e cognitivas, além de um aumento na autoestima e no bem-estar geral. A música, com sua capacidade única de tocar tanto o corpo quanto a alma, está proporcionando uma experiência educativa enriquecedora e transformadora. Desta forma, não há como não reconhecer essa iniciativa do SESC-MA e seus sensíveis diretores, os quais, através deste texto, merecem ser parabenizados.


Ações como essas, repito, são cruciais para o crescimento cultural do nosso país. Levar músicas de qualidade para os alunos não só enriquece o currículo escolar, mas também prepara as crianças para um futuro mais pleno e equilibrado. A música edifica a personalidade e promove um bem-estar extraordinário, atuando como um verdadeiro alimento para o corpo e a alma.
Parabéns a todos os envolvidos e, principalmente, às crianças que estão aproveitando essa maravilhosa oportunidade!

 

Mhario Lincoln
Presidente da Academia Poética Brasileira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Raimunda Pinheiro de Souza FrazãoHá 12 meses São José de Ribamar Parabéns SESC Maranhão, Parabéns Chiquinho França, Levem em frente esse projeto Enchendo de alegria a criança! De música e alegria para criança
Keila MartaHá 12 meses São LuísE esse é um tema muito defendido por quem conhece de música já vi em entrevistas e falas de Jairzinho que tem uma formação musical exemplar, João Marcelo Bôscoli, Pedro Camargo Mariano, Simoninha, eles sabem mais que ninguém o quão importante é o ensino de música. Pois assim como Chiquinho, eles vivem de música tanto de composição quanto de produção. Um projeto desses é magnífico.
Keila MartaHá 12 meses São LuísChiquinho França tem o som da guitarra que representa o nosso estado, e é uma iniciativa muito bonita e o ensino de música deveria fazer parte do ensino de todas as escolas, a música é essa linguagem universal, que refina, trabalha nos alunos a consciência vocal e auditiva, que é saber ouvir música e tocar, cantar. Acredito que o tempo de ensino de artes já é um pouco empobrecido vejo que não é suficiente para trabalhar o tripé proposto por Ana Mae Barbosa: produção, fruição e reflexão.
alcina maria silva azevedoHá 12 meses Campinas- SPChiquinho França é a personificação da alegria! Junto ao SESC ele faz um exceldnte trabalho, levando música às escolas. A música é o calmante da alma. Ela vem do alto, para nos envolver em sonhos e bem estar. E o Chiquinho faz isso com uma propriedade máxima, que é só dele. Parabéns ao SESC! Parabéns Chiquinho França!
Chiquinho França Há 12 meses São Luís MAMuito obrigado pelo apoio e incentivo, meu grande amigo e parceiro de arte, Mhario Lincoln!
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias