Segunda, 15 de Julho de 2024 14:08
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Brasil Especiais

A força sensorial da boa música e o reconhecimento do SESC-MA ao projeto de Chiquinho França

Parabenizar a todos os diretores do SESC-MA por acreditarem que a boa música, "muda o eixo sensorial da criança e do adolescente", como diz Chiquinho França.

19/06/2024 09h43
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln
O Palco sensível do SESC-MA/SomMará
O Palco sensível do SESC-MA/SomMará

Mhario Lincoln*


Esse texto do comunicador César Roberto, da  - Rádio Nacional, São Luís FM - 93,7 -  é muito significante: "Parabéns ao Chiquinho França e ao Sesc por tão nobre missão: levar a cultura musical às Escolas, realizando assim, um antigo sonho do nosso icônico musicista Heitor Villa-Lobos. Eu, enquanto comunicador, estarei sempre de mãos dadas a esse projeto. Música no currículo escolar, pois a boa música edifica a personalidade. A frequência, a vibração, promovem um bem estar extraordinário. A música atua no corpo e na Alma! Parabéns, Crianças! Aproveitem!"


Na verdade, esse reconhecimento de César Roberto destaca a importância de iniciativas como a do músico e produtor musical Chiquinho França, que, em parceria com o SESC-MA,  está transformando a musicalização em uma realidade nas escolas do Maranhão. A inclusão da música como atividade curricular é fundamental para o desenvolvimento cultural e educacional dos alunos.


Essa ação, não é apenas sobre "aprender a tocar um instrumento ou cantar", mas envolve benefícios amplos para o desenvolvimento motor e mental das crianças. Maria Montessori, renomada educadora, acreditava que a música é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano. Ela defendia que a música ajuda na concentração, disciplina, e estimula a criatividade e a expressão emocional das crianças.

 

César Roberto cita Villa-Lobos com propriedade. 

Heitor Villa-Lobos, por sua vez, era um defensor árduo dessa forma de complementar o ensino público. Ou seja, aproveitar a  boa música para falar à sensibilidade das crianças. Certa vez ele disse: "A musicalização na escola promove sensibilidade, criatividade, noção rítmica e prazer pela audição musical, além de estimular a imaginação e a socialização (...)".  A ideia do maestro, pois, era possibilitar através da imaginação o despertar da sensibilidade artística. Isso porque,  o desenvolvimento artístico das crianças viria enquanto cantavam boas músicas.


O projeto SESC-MA/Chiquinho França, em apenas um mês, tem mostrado resultados impressionantes. As crianças envolvidas estão apresentando melhoras significativas em suas habilidades motoras e cognitivas, além de um aumento na autoestima e no bem-estar geral. A música, com sua capacidade única de tocar tanto o corpo quanto a alma, está proporcionando uma experiência educativa enriquecedora e transformadora. Desta forma, não há como não reconhecer essa iniciativa do SESC-MA e seus sensíveis diretores, os quais, através deste texto, merecem ser parabenizados.


Ações como essas, repito, são cruciais para o crescimento cultural do nosso país. Levar músicas de qualidade para os alunos não só enriquece o currículo escolar, mas também prepara as crianças para um futuro mais pleno e equilibrado. A música edifica a personalidade e promove um bem-estar extraordinário, atuando como um verdadeiro alimento para o corpo e a alma.
Parabéns a todos os envolvidos e, principalmente, às crianças que estão aproveitando essa maravilhosa oportunidade!

 

Mhario Lincoln
Presidente da Academia Poética Brasileira.

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Raimunda Pinheiro de Souza FrazãoHá 3 semanas São José de Ribamar Parabéns SESC Maranhão, Parabéns Chiquinho França, Levem em frente esse projeto Enchendo de alegria a criança! De música e alegria para criança
Keila MartaHá 4 semanas São LuísE esse é um tema muito defendido por quem conhece de música já vi em entrevistas e falas de Jairzinho que tem uma formação musical exemplar, João Marcelo Bôscoli, Pedro Camargo Mariano, Simoninha, eles sabem mais que ninguém o quão importante é o ensino de música. Pois assim como Chiquinho, eles vivem de música tanto de composição quanto de produção. Um projeto desses é magnífico.
Keila MartaHá 4 semanas São LuísChiquinho França tem o som da guitarra que representa o nosso estado, e é uma iniciativa muito bonita e o ensino de música deveria fazer parte do ensino de todas as escolas, a música é essa linguagem universal, que refina, trabalha nos alunos a consciência vocal e auditiva, que é saber ouvir música e tocar, cantar. Acredito que o tempo de ensino de artes já é um pouco empobrecido vejo que não é suficiente para trabalhar o tripé proposto por Ana Mae Barbosa: produção, fruição e reflexão.
alcina maria silva azevedoHá 4 semanas Campinas- SPChiquinho França é a personificação da alegria! Junto ao SESC ele faz um exceldnte trabalho, levando música às escolas. A música é o calmante da alma. Ela vem do alto, para nos envolver em sonhos e bem estar. E o Chiquinho faz isso com uma propriedade máxima, que é só dele. Parabéns ao SESC! Parabéns Chiquinho França!
Chiquinho França Há 4 semanas São Luís MAMuito obrigado pelo apoio e incentivo, meu grande amigo e parceiro de arte, Mhario Lincoln!
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias