Segunda, 15 de Julho de 2024 13:38
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Brasil Espéciais

Sharlene Serra: Antologia 'República do Texto' entre Posse /Homenagem e Encontro

SHARLENE SERRA é Membro da Academia Poética Brasileira, seccional DF e da da Associação Nacional de Escritores.

22/06/2024 11h00 Atualizada há 3 semanas
Por: Mhario Lincoln Fonte: SHARLENE SERRA
Sharlene Serra com o presidente ANE, Fabio Coutinho
Sharlene Serra com o presidente ANE, Fabio Coutinho

Exclusivo: *Sharlene Serra, (APB/ANE) direto de Brasília

 

A posse do Jurista, professor e literato Arnaldo Godoy para a Academia Brasiliense de Letras marcou um novo capítulo em sua trajetória literária, entrelaçando-se com a rica história da instituição e homenageando um dos maiores ícones da literatura brasileira: Machado de Assis. Mais do que um evento solene, a cerimônia presidida por Fabio Coutinho presidente da Associação Nacional de Escritores - ANE, representou um encontro tecendo uma rede de conexões que transcende os muros da Academia.

 

A escolha da data para a posse, 21 de junho, aniversário de Machado de Assis, não foi por acaso. Arnaldo Godoy  quis  reverenciar a memória perene e escolheu a data para sacramentar a homenagem, pois em 21 de junho de 1839 nascia Machado de Assis, hoje teria 185 anos.

 

Discurso de posse na ANE, do prof. Arnaldo Godoy.

E foi nesta solenidade que a Antologia: República dos Textos da Academia Poética Brasileira, organizada por Maria Nauza Luna e Mhario Lincoln se fez presente. A referida antologia é um convite à leitura, à reflexão e ao diálogo entre as diferentes vozes que compõem o panorama literário nacional e tive a honra de apresentar e presentear o presidente da associação Nacional de Escritores – ANE neste momento, onde além de  celebrar a palavra escrita em sua forma mais pura e sublime, celebramos também  a presença da Academia Poética Brasileira em cada membro e convidado contido na própria antologia.

 

São esses encontros que entrelaçam as Academias, criando uma teia de conexões literárias, onde nossos escritos ganham asas. A verdade é que as nossas palavras clamam por voos, elas buscam encontrar leitores ávidos e encantados por nossos poemas, histórias, por emoções, por novas perspectivas. A Antologia República dos Textos da Academia Poética Brasileira, agora faz morada na  Associação Nacional de Escritores – ANE, a mais antiga instituição cultural de Brasília, que deu origem a Academia Brasiliense de Letras e o Sindicato de Escritores no Distrito Federal.

 

Assim, reafirmando o papel fundamental das Academias na preservação e promoção da cultura brasileira, onde neste dia, o literato empossado Arnaldo Godoy honrou o legado de Machado de Assis e nos permitiu refletir de que a literatura é um processo contínuo. É um diálogo de várias vozes que se entrelaçam e se transformam, independente do tempo e espaço, enriquecendo e dando continuidade ao patrimônio cultural e intelectual do país.

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Keila MartaHá 3 semanas São LuísSharlene Serra parabéns, levando o nome e obra da APB a outros espaços! Sucesso!
Antônio LuísHá 3 semanas São PauloQuanta generosidade! Sintetizou muito bem o momento e ainda leva tantas vozes poéticas para outros leitores. Parabéns APB por tê-la com vocês, parabéns Associação Nacional de Escritores pelo momento.
Sidnei Manoel Ferreira Há 3 semanas São José SCParabéns pelo texto, Sharlene!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias