Segunda, 15 de Julho de 2024 14:33
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cidades Colunistas APB

Nova coluna de CORDEIRO FILHO. Exclusiva para a Plataforma do Facetubes

Cordeiro Filho é membro da academia Poética Brasileira. seccional Maranhão.

30/06/2024 11h40 Atualizada há 2 semanas
Por: Mhario Lincoln Fonte: Cordeiro Filho
Arte: MHL
Arte: MHL

 

Nota do editor: em primeiro lugar pedir desculpas ao universo de leitores de nosso Cordeiro Filho por esse período maior sem a publicação da coluna, haja vista alguns problemas de atualização de algoritmo e modernização da máquina de diagração digital da Plataforma do Facetubes (www.facetubes.com.br). E nesta volta, a editoria presta uma homenagem a icônica "Fatos & Fotos", uma revista semanal brasileira de variedades, publicada pela Editora Bloch, do Rio de Janeiro, que circulou entre as décadas de 1960 e 1980. Portanto, esta edição da coluna de Cordeiro Filho segue o mesmo padrão da revista F&F. Sejam bem-vindos.

Cazumbá.

ÓPERA BOI DO CAZUMBÁ 
A Ópera Boi do Grupo de Teatro Cazumbá de Américo Azevedo foi um show de beleza, música e cultura.
Americo contou em 60 minutos o Alto do Bumba Boi, numa linguagem de Ópera. Ficou sensacional!
Com muita toada, ritmo, cores e alegria, o grupo de rapazes e moças fizeram a todos se encantarem e impregnados de Cultura genuinamente maranhense.
Esse primeiro espetáculo de estréia foi para uns 120  convidados, dentre eles eu e a minha Adriana de Sena .
A partir de hoje o espetáculo vai está em cena até o fim de julho, sempre às quartas, quintas, sextas, sábados e Domingos.
Vá lá no Teatro Cazumbá na Rua Portugal - Praia Grande, Centro Histórico de São Luís do Maranhão e se divirta com tanta beleza.

 

 

Cafeteira.

EPITÁCIO AFONSO PEREIRA CAFETEIRA


Se vivo fosse, ele estaria fazendo 100 anos, neste 2024.
Quem conheceu CAFETEIRA como eu conheci, só tem que reverenciar este homem bom, justo e trabalhador. Cafeteira tinha um coração bondoso, ele se preocupava com os menos afortunados, ele foi um bom prefeito e um grande governador.
Com seu lema de Prometer e Cumprir, ele fez história e deixou um legado de honra. Quiseram manchar a sua história com crime que não cometeu, apontaram defeitos que ele não tinha, mas Deus e a história está aí pra mostrar o seu valor. Foi meu amigo, compadre e um sábio, com quem aprendi muito.
Ficou a saudade. Viva CAFETEIRA!!!

 

Quem morou aqui?

 

JANSEN
Quem morou nessa casa? eu perguntei no Facebook.
Simão Pedro Amaral respondeu:
"Terezinha Jansen, parente bem próximo de Ana Jansen. Casa bem decorada , no teto r e nas paredes , há barras decorativas florais imitando a frescos".

 

 

Sarney.

JOSÉ SARNEY NAS MÃOS MÁGICAS DE SERENO.

Toda a vez que vou ao ateliê de Eduardo Sereno, ele me surpreende com uma das suas esculturas. Desta vez ele recebeu a encomenda de cria um escultura "gigante" do ex Presidente José Sarney. A peça tem aproximadamente 2,5 metros e deve pesar meia tonelada. Esse desafio ele aceitou e se pôs a trabalhar, mostrando sua habilidade, seu talento e técnica própria, concluindo a obra.
Essa estátua está ainda em exposição na Morada das Artes, na Rua Portugal, em São Luís- MA, no hall de entrada do ateliê de Sereno.
Esse talento de Sereno é reconhecido em todo Brasil, recebendo encomendas de vários Estados. Parabéns ao conterrâneo Eduardo Sereno, pela sua qualidade de excepcional escultor.

 

Decoração.

DECORAÇÃO
O Beco da Pacotilha também tem bandeirinhas.
O Governo do Estado, este ano não esqueceu a Rua João Vital de Matos ou Beco da Pacotilha como o povo conhece, e também ganhou bandeirinhas.
As bandeirinhas já fazem parte do cenário e da festa de São João e cada canto da área do Centro Histórico de São Luís, entra no clima do festejo.

 

Cordeiro & Cassas.


CAFÉ COM O POETA CASSAS
Hoje domingo, dia 16 de junho, fui tomar o Café da Manhã com o Poeta Augusto Cassas. Ele me apanhou na Praia Grande e fomos para o Hotel Ibis, ali na Holandeses. Foi um café com um velho amigo e com amigos o café fica mais gostoso. Conversamos sobre a cidade que nós fez morada, a quem amamos. Grande parte dos poemas de CASSAS, versa sobre São Luís, embora hoje ele more em São Paulo. Ele me confessou que está concluindo outro livro de poemas que ainda não tem data pra lançá-lo. Nos preocupa o abandono que o Centro Histórico está submetido em particular pelo governo do Estado, ao fechar vários centro de Cultura e permitir o vandalismo. Conversamos sobre a nova coleção das minhas aquarelas com os Pregoeiros que constará de um álbum que estou concluindo. Foi um café com afeto!!!

 

Com Kátia Bogéa.

NOVO GUIA DE SÃO LUÍS


Na última terça feira 10/06/2024, foi lançado o novo Guia de São Luís, pela FUMPH - Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, órgão da Prefeitura de São Luís, tendo a frente a dinâmica Presidente Kátia Bogéa.
Este lançamento ocorreu no Teatro da Cidade (antigo Cine Roxy), ali na Rua do Egito.
Uma festa bonita de se ver, onde foram apresentados grupos culturais de Tambor de Crioulas, Bumba Boi e Dança de Reggae.
Este Guia era necessário porque as pessoas que nos visitam e até mesmo os moradores dessa cidade histórica, precisam de um roteiro com textos explicativos da nossa história.
Parabéns a iniciativa do Prefeito Eduardo Braide e dos vários parceiros, que tem apoiado esse trabalho importante da Fumph.

 

"Colorização", de CORDEIRO FILHO

Trabalho de colorização de Cordeiro Filho.

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Joizacawpy Há 1 semana São luís Que coluna maravilhosa, são informações diversas e importantes do nosso Maranhão escritas com leveza com alma de quem é apaixonado pelas palavras, pela vida. O café com o poeta Cassas marca de forma icônica esta coluna. Parabéns ao Cordeiro e obrigada Facetubes.
ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA Há 2 semanas São Luís Cordeiro Filho, um grande nome de nossa cultura. Amigo e ordeiro.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias