*Mhario Lincoln
"A única maneira de ter um amigo é ser um amigo", Ralph Waldo Emerson, pensador do século XIX.
O poema de Osmarosman Aedo, "Amizade é assim...", explora a profundidade e a importância da amizade em nossas vidas, destacando como pequenos gestos, como um abraço, um sorriso e uma palavra, podem trazer conforto, inspiração e transformação. A amizade é descrita como algo que comove a pele, emociona o coração e ilumina a escuridão, sendo um elixir para a boa vontade e um motor para a realização de grandes feitos.
Vou me prender, amigo Osmarosman, ao aspecto filosófico. E uma área que venho estudando muito. Portanto, dá para entender, assim, que o poema evoca a essência do altruísmo e da empatia, valores centrais em muitas correntes filosóficas. Em cada estrofe, Aedo convida a abrir o peito para as emoções genuínas que a amizade oferece. Para isso, necessário é ser proativo, no cuidado e apoio ao outro. Esse convite para a ação e a reciprocidade lembra a filosofia do humanismo, que valoriza a dignidade e o valor do ser humano, bem como o potencial para a bondade e a solidariedade.
Claro que seus textos me empolgam e me fazem convidar para a mesma mesa, por exemplo, Ralph Waldo Emerson, pensador do século XIX, que disse: "A única maneira de ter um amigo é ser um amigo." Essa frase é a ideia central do poema de Aedo sobre a reciprocidade e a autenticidade na amizade. Emerson, (como Aedo), enfatiza que a amizade verdadeira é baseada em ações genuínas e em um compromisso mútuo de apoio e proteção.
Destarte, o poema de meu confrade da Academia Pética Brasileira, seccional PR, celebra a amizade como um meio de proteção contra a solidão e o isolamento. Ao permitir-se abraços, sorrisos e palavras, e ao oferecer-se generosamente aos outros, ele (e eu) encontra um sentido profundo de conexão e segurança. A amizade, assim, é vista como um pilar fundamental da existência humana, algo que nos permite (reinventar-nos continuamente) e encontrar consolo em momentos de adversidade. O poema na íntegra, abaixo:
AMIZADE É ASSIM...
Osmarosman Aedo
Permita-se um abraço
Daquele que comove a pele,
Emociona a emoção
E se compromete com o coração
Que pede paz...
Permita-se um sorriso
Daquele que ilumina a escuridão,
Que traz lembranças aporta em tristezas,
E se assume elixir da boa vontade...
Permita-se uma palavra
Daquela que movimenta embarcações.
Daquela que quando não move a montanha
Materializa um Maomé
E o provoca realizar.
Daquela que transforma o poeta em versos
E que escreve a nova ordem universal,
Numa só linha...
Permita-se reinventar-se
E antes que te peçam, ofereça;
Antes que te respondam, conclua;
Antes que te escolham, abrigue-os;
Antes que te exilem, ampare-os;
Antes que te esqueçam, reflita.
Ser amigo é sentir-se protegido
Ter amigos é jamais estar só.
Mín. 16° Máx. 19°