Terça, 03 de Dezembro de 2024
20°

Tempo nublado

Curitiba, PR

Cidades Poética

Um poema que é um exemplo de proteção contra a solidão e o isolamento

Osmarosman Aedo é membro da Academia Poética Brasileira

01/07/2024 às 09h35 Atualizada em 01/07/2024 às 10h10
Por: Mhario Lincoln Fonte: Osmarosman Aedo
Compartilhe:
Arte: MHLai
Arte: MHLai

*Mhario Lincoln

 

 "A única maneira de ter um amigo é ser um amigo", Ralph Waldo Emerson, pensador do século XIX.

 

O poema de Osmarosman Aedo, "Amizade é assim...", explora a profundidade e a importância da amizade em nossas vidas, destacando como pequenos gestos, como um abraço, um sorriso e uma palavra, podem trazer conforto, inspiração e transformação. A amizade é descrita como algo que comove a pele, emociona o coração e ilumina a escuridão, sendo um elixir para a boa vontade e um motor para a realização de grandes feitos.

Vou me prender, amigo Osmarosman, ao aspecto filosófico. E uma área que venho estudando muito. Portanto, dá para entender, assim, que o poema evoca a essência do altruísmo e da empatia, valores centrais em muitas correntes filosóficas. Em cada estrofe, Aedo convida a abrir o peito para as emoções genuínas que a amizade oferece. Para isso, necessário é ser proativo, no cuidado e apoio ao outro. Esse convite para a ação e a reciprocidade lembra a filosofia do humanismo, que valoriza a dignidade e o valor do ser humano, bem como o potencial para a bondade e a solidariedade.

Claro que seus textos me empolgam e me fazem convidar para a mesma mesa, por exemplo, Ralph Waldo Emerson, pensador do século XIX, que disse: "A única maneira de ter um amigo é ser um amigo." Essa frase é a ideia central do poema de Aedo sobre a reciprocidade e a autenticidade na amizade. Emerson, (como Aedo), enfatiza que a amizade verdadeira é baseada em ações genuínas e em um compromisso mútuo de apoio e proteção.

Destarte, o poema de meu confrade da Academia Pética Brasileira, seccional PR, celebra a amizade como um meio de proteção contra a solidão e o isolamento. Ao permitir-se abraços, sorrisos e palavras, e ao oferecer-se generosamente aos outros, ele (e eu) encontra um sentido profundo de conexão e segurança. A amizade, assim, é vista como um pilar fundamental da existência humana, algo que nos permite (reinventar-nos continuamente) e encontrar consolo em momentos de adversidade. O poema na íntegra, abaixo:

 

AMIZADE É ASSIM...

 Osmarosman Aedo

 

 Permita-se um abraço

Daquele que comove a pele,

                     Emociona a emoção

E se compromete com o coração

                                         Que pede paz...

                                  Permita-se um sorriso

                 Daquele que ilumina a escuridão,

     Que traz lembranças aporta em tristezas,

                    E se assume elixir da boa vontade...

                                                Permita-se uma palavra

                 Daquela que movimenta embarcações.

        Daquela que quando não move a montanha

                                                    Materializa um Maomé

                                                          E o provoca realizar.

        Daquela que transforma o poeta em versos

               E que escreve a nova ordem universal,

                                                       Numa só linha...

                                  Permita-se reinventar-se

                E antes que te peçam, ofereça;

      Antes que te respondam, conclua;

Antes que te escolham, abrigue-os;

   Antes que te exilem, ampare-os;

   Antes que te esqueçam, reflita.

Ser amigo é sentir-se protegido

Ter amigos é jamais estar só.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
alcina maria silva azevedoHá 5 meses Campinas- SP Ter amigos é jamais estar só. Lindo poema de Osmarosmam Aedo, assim como a bela abordagem do seu texto. Amigos eu guardo numa caixa aveludada e dourada, dentro do meu coração.
Osmarosman AedoHá 5 meses CuritibaComo sempre meu lisonjeio se envaidece cada vez que esse Premio Nobel da inclusão poética no universo se dirige aos meus escritos com a maestria de um guru. Ser e ter esse privilégio só me estende mais aos caminhos por ele vivido e de uma sabedoria invejável, o que me tentaria imitá-lo, mas... não possuo o tamanho exato para alcançar seus levantes literários, portanto, permitindo-me, ser seu amigo já me coloca dentro da expectativa de em algum momento ser um pouco dessa multidão de nome MHARIO L
Raimunda Pinheiro de Souza FrazãoHá 5 meses São José de Ribamar Verdade Aedo!Parabéns!
Monica Puccinel Há 5 meses Curitiba Paraná Brasil Que honra digo eu, dizer em voz alta, sou sua amiga porque você, Osmarosman e meu amigo muito querido. Nosso mestre, Mhario Lincoln é, diretor da orquestra- Amigos unidos, da APB A você Osmarosman meu abraço carinhoso como amiga e toda minha admiração pela sua poesia que sempre fala da vida
Graça SilvaHá 5 meses Salvador BahiaParabéns Aedo. Perfeito.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias