Segunda, 15 de Julho de 2024 14:36
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Brasil Prêmio Nobel

Por que grandes nomes da literatura foram esquecidos pelo Prêmio Nobel?

E por que o Brasil nunca teve um Nobel diante de tantos "vizinhos" indicados?

04/07/2024 10h13 Atualizada há 2 semanas
Por: Mhario Lincoln Fonte: Leonardo Magalhaens/Facetubes
Leonardo Magalhaens
Leonardo Magalhaens

Redação do Facetubes

Antes de mostrar o excelente vídeo de nosso colaborador, desde Minas Gerais, Leonardo Magalhaens, abaixo, sobre os grandes autores esquecidos pelo NOBEL, uma declaração do engenheiro Ozires Silva abalou muito a mídia, há alguns anos, quando fez uma reflexão sobre a ausência de laureados brasileiros na escolha do Prêmio Nobel. 


Em uma participação no programa "Roda Viva", da Fundação Padre Anchieta, ele expôs suas considerações, provocando um mal-estar entre os espectadores.


Ozires Silva afirmou: "(...) outro dia eu estava refletindo sobre por que o Brasil não possui nenhum Prêmio Nobel. A Argentina tem, o Chile tem. Sim, Venezuela, Colômbia e muitos países do mundo. Os Estados Unidos têm mais de trezentos. O México, e assim por diante. E o Brasil? Nós não temos nada. E por que? 


Durante um jantar em Estocolmo com três laureados com o Nobel, fiz essa pergunta a eles. Eles não responderam de imediato, parecendo um pouco constrangidos. No entanto, um deles decidiu falar após algumas doses de vodca. E disse:


- Vocês, brasileiros, são destruidores de heróis.


Essa resposta foi um choque. Questionei:

- Nossa. Por que?

A resposta foi direta:

- Todos os candidatos brasileiros enfrentam oposição. Quando surge um candidato brasileiro, todos jogam pedras. Não há apoio da população. Parece que um brasileiro desconfia do outro ou sente ciúmes, não sei exatamente o que acontece..."


Baixa o pano!


VÍDEO-BÔNUS

Análise do resenhista literário, poeta e escritor Leonardo Magalhaens sobre a ausência de grandes nomes da literatura mundial, na relação dos agraciuados pelo Prêmio Nobel.

 

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Linda BarrosHá 2 semanas São Luís -MaranhãoOk, vamos por parte: quem indica o autor para o prêmio? Quem julga o vencedor? Quem lê? Qual o critério para indicação ao prêmio? Eu acredito que tem uma série de fatores para se chegar a um produto final, para tanto, será que não temos principalmente na literatura, autores à altura do prêmio? E por fim, caímos na velha máxima: santo de casa não faz milagre.
Reinaldo José Rodrigues dos SantosHá 2 semanas Curitiba -PRPrêmio Nobel? Com certeza o Brasil é para ser estudado. Ganhar um deveria ser uma estratégia de Estado
alcina maria silva azevedoHá 2 semanas Campinas- SPÉ muito preconceito e também a falta de aceitação dos próprios brasileiros, que não leem e muito menos apoiam a nossa literatura.
JORGE C OLIVEIRA JRHá 2 semanas CuritibaEu concordo. Sempre que havia um candidato a um prêmio Nobel, forças contrárias, seja por ideologia, por ciúmes, por preconceito, não davam aval e o processo não seguia adiante. Exemplo de Dom Hélder Câmara, que não foi indicado ao Nobel da paz porque a ditadura não queria tê-lo como herói.
ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA Há 2 semanas São Luís Sobre literatura, o escritor Paul Auster, foi de uma felicidade única, sob sua sua visão, assim escreveu: A literatura é essencialmente solidão. Escreve-se em solidão, lê-se em solidão e, apesar de tudo, o ato de leitura permite uma comunicação entre dois seres humanos. Exclusivamente nunca aceitaram nossos fenomenais escritores. Temos grandes nomes que receberiam tranquilidade.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 12h02
12°
Chuviscos

Mín. 10° Máx. 13°

11° Sensação
4.12 km/h Vento
76% Umidade do ar
100% (6.97mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)

Mín. 10° Máx. 12°

Tempo nublado
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 20°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias