Redação do Facetubes
A criatividade é a força motriz por trás de grandes obras de arte, capaz de transformar o comum em extraordinário. Neste contexto, destaca-se o talento singular do renomado artista plástico Jailson Belforf, natural de São Luís/MA e radicado em Brasília/DF.
Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), iniciou a sua trajetória profissional no mercado publicitário como designer, ilustrador e diretor de arte. A vocação pelo desenho o levou ao universo dinâmico da comunicação visual. Suas obras evidenciam a influência da pop art e da linguagem visual dos quadrinhos, bem como a referência no artista gráfico holandês M. C. Escher e no apresentador de TV e ilustrador brasileiro Daniel Azulay.
A paixão pelos traços, ao longo dos anos, suscitou a experimentação de uma técnica diferente: A ARTE COM CANETAS ESFEROGRÁFICAS, que se tornou marca pessoal. A forma única de ilustrar monumentos à mão livre com esferográficas impressiona pela criatividade e técnica apurada. Assim, sua sensibilidade às imagens do cotidiano se delineou; desde 2018, o artista realiza exposições com temáticas culturais, históricas, patrimoniais e turísticas, além de ministrar oficinas de desenhos para crianças, em escolas, museus e shoppings.
Cada obra é uma ode à originalidade, com traços precisos e cores vibrantes que dão vida a retratos emblemáticos e cenários históricos.
O artista não se contenta em apenas reproduzir, mas busca resgatar e valorizar os patrimônios culturais em suas criações. Seja através da representação de monumentos icônicos, modernos como Brasília, além de azulejos e manifestações folclóricas como São Luís sua terra natal. Suas obras funcionam como registros atemporais que convidam o espectador a refletir sobre a importância da educação patrimonial.
Atualmente, Jailson Belfort dispõe de um acervo com 180 obras feitas com esferográficas nos presenteia com um legado artístico único e por meio das singelas canetas esferográficas cria uma arte repleta de histórias. Sua obra nos convida a apreciar não apenas a beleza estética, mas também a riqueza que permeia em cada traço, reafirmando o papel transformador da arte na sociedade.
O Artista já presenteou Brasília com várias exposições: Caneta Criativa (2018), Brasilidade (2019) e Brasília em Linhas (2020). Ele retorna a São Luís do Maranhão em plena divulgação da sua arte, com entrevistas na TV UFMA e exposição no coreto da praça Benedito Leite- Feirinha de São Luís, domingo dia 14 de julho, realização Galeria Trapiche.