JOSÉ NERES, da Academia Poética Brasileira.
Calmo, discreto e aparentemente incapaz de
invadir o espaço alheio sem as devidas permissões, o cantor e compositor maranhense Chico Saldanha é uma dessas pessoas ilustres cuja presença traz uma espécie de paz a qualquer ambiente onde ele chegue. À primeira vista, ele parece ser mais um cidadão comum a atravessar as ruas da capital maranhense. Os gestos tímidos e a fala sussurrada lembra alguém que jamais subiriam a um palco.
Porém... Porém as aparências enganam... e como enganam!
Quando está nos palcos ou nos estúdios, Chico Saldanha se transforma e é capaz de impressionar qualquer pessoa que aprecie a boa música. Sua voz e suas letras trazem um misto de suavidade, melodia e encantamento.
É praticamente impossível alguém que goste de música não parar o que estiver fazendo para apreciar a bela voz de Chico Saldanha. Mas não é apenas sua voz que chama a atenção. Suas letras e arranjos também são motivos de aplauso no cenário musical brasileiro.
Nascido na cidade de Rosário e fruto da união do casal formado pelo agente de estrada de ferro João Carlos de Almeida Saldanha, mais conhecido como Juca Saldanha e da professora Maria José Duarte Saldanha, o cantor, compositor, arranjador e instrumentista Chico Saldanha é um dos mais representativos nomes da música maranhense dos anos finais do século XX e destes anos iniciais do século XXI.
Após deixar sua cidade natal e se dirigir para São Luís, o jovem Chico Saldanha acabou entrando em contato com diversos artistas e deu início a uma carreira musical.
No início, apaixonado pela obra de "The Beatles" e com domínio da língua inglesa, fez parte de um conjunto que homenageava o famoso grupo de Liverpool.
Anos depois, em parceria com o poeta Ivan Sarney, participou de diversos festivais de música e várias vezes saiu vitorioso. Algumas de suas composições alcançam grande popularidade, como é o caso de "Boi de Itamirim", uma das mais belas composições da música maranhense. Vale a pena marcar um encontro com o talento de Chico Saldanha, seja em seus shows, seja nas diversas plataformas de distribuição e execução de músicas.
VÍDEO-BÔNUS
Sucesso e imortalidade de "Boi de Itamirim", de Chico Saldanha, interpretado por Tião Carvalho.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 33°
Tempo nublado