Sexta, 24 de Janeiro de 2025
17°C 31°C
Curitiba, PR
Publicidade

De José Neres: "O talento de CHICO SALDANHA"

Matéria recuperada da revista literária maranhense "TIJUBINA"

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: José Neres/Tijubina
09/08/2024 às 22h25 Atualizada em 09/08/2024 às 22h38
De José Neres: "O talento de CHICO SALDANHA"
Saldanha & Neres. (Arte: MHL).

JOSÉ NERES, da Academia Poética Brasileira.

 

Calmo, discreto e aparentemente incapaz de
invadir o espaço alheio sem as devidas permissões, o cantor e compositor maranhense Chico Saldanha é uma dessas pessoas ilustres cuja presença traz uma espécie de paz a qualquer ambiente onde ele chegue. À primeira vista, ele parece ser mais um cidadão comum a atravessar as ruas da capital maranhense. Os gestos tímidos e a fala sussurrada lembra alguém que jamais subiriam a um palco.

Porém... Porém as aparências enganam... e como enganam!
Quando está nos palcos ou nos estúdios, Chico Saldanha se transforma e é capaz de impressionar qualquer pessoa que aprecie a boa música. Sua voz e suas letras trazem um misto de suavidade, melodia e encantamento.

É praticamente impossível alguém que goste de música não parar o que estiver fazendo para apreciar a bela voz de Chico Saldanha. Mas não é apenas sua voz que chama a atenção. Suas letras e arranjos também são motivos de aplauso no cenário musical brasileiro.

Nascido na cidade de Rosário e fruto da união do casal formado pelo agente de estrada de ferro João Carlos de Almeida Saldanha, mais conhecido como Juca Saldanha e da professora Maria José Duarte Saldanha, o cantor, compositor, arranjador e instrumentista Chico Saldanha é um dos mais representativos nomes da música maranhense dos anos finais do século XX e destes anos iniciais do século XXI.

Após deixar sua cidade natal e se dirigir para São Luís, o jovem Chico Saldanha acabou entrando em contato com diversos artistas e deu início a uma carreira musical.

No início, apaixonado pela obra de "The Beatles" e com domínio da língua inglesa, fez parte de um conjunto que homenageava o famoso grupo de Liverpool.

Anos depois, em parceria com o poeta Ivan Sarney, participou de diversos festivais de música e várias vezes saiu vitorioso. Algumas de suas composições alcançam grande popularidade, como é o caso de "Boi de Itamirim", uma das mais belas composições da música maranhense. Vale a pena marcar um encontro com o talento de Chico Saldanha, seja em seus shows, seja nas diversas plataformas de distribuição e execução de músicas.

VÍDEO-BÔNUS

Sucesso e imortalidade de "Boi de Itamirim", de Chico Saldanha, interpretado por Tião Carvalho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
ELISA LAGOHá 5 meses São LuísChico Saldanha é um amor de pessoa e sua obra é uma pérola! Muito bem retratado aqui. Parabéns pela belíssima matéria! Chico é merecedor de todas as homenagens por tudo que representa.
Raimundo FonteneleHá 5 meses Barra do Corda Maranhão A mesma simplicidade nos escritos do Neres e nas músicas do Chico Saldanha fazem deles dois ícones da arte e da cultura maranhense.
Jôze TrintaHá 5 meses Amarantes do MaranhãoEu simplesmente amoooo ler Neres.
Kátia BorgesHá 5 meses SLUISMARANHÂOeita dupla merecem mais divulgação são ótimos um em cada quadrado representam o resto de bom do mará.
Mostrar mais comentários