Domingo, 08 de Setembro de 2024 04:17
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Cidades Textos Escolhidos

Herbert de Jesus Santos: "Medalha Maria Firmina dos Reis é entregue na cidade de Guimarães"

Acadêmico APB, professor José Neres, também será agraciado com a Medalha MF dos Reis.

16/08/2024 12h46
Por: Mhario Lincoln Fonte: Herbet de Jesus Santos
Medalha MF dos Reis.
Medalha MF dos Reis.

Original de JP Turismo (Gutemberg Bogea). Autor: Herbert de Jesus Santos

Medalha 'Maria Firmina dos Reis'

Pelos bons serviços prestados a Guimarães, com reportagens de jornal, nos últimos anos, tratando das potencialidades turísticas, com exaltação à cultura nativa, e reconhecimento à professora e poetisa, que viveu na terra vimaranense, no século retrasado, e que foi descoberta na pesquisa do poeta, professor e ecologista Nascimento Morais Filho, em jornais da Biblioteca Pública Benedito Leite, o jornalista, poeta e prosador Herbert de Jesus Santos receberá a Medalha Maria Firmina dos Reis, neste domingo. Teve o nome recomendado pelo próprio prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, num ofício a ele endereçado: “O prefeito municipal de Guimarães, por meio deste Decreto n.º 174/2024, outorgou à V.S.ª a Medalha Maria Firmina dos Reis pelos relevantes serviços prestados à Cultura do Município, na publicação e divulgação das obras da primeira romancista brasileira. A solenidade de entrega da mencionada honraria dar-se-á no dia 17 de agosto do ano em curso, ás 19 horas, no Auditório Professora Antonina Silva, na Rua Dias Vieira”. Tudo decorreu após uma entrevista do experiente jornalista com ele, ano passado, no JP Turismo, em São Luís, que resultou numa reportagem abrangente intitulada A Pérola de Cumã! Guimarães no ponto de todo Mundo ver! Alterosa na literatura, folclore, flora, fauna, e praias paradisíacas e muita história pra contar sobre: Polo turístico, Floresta dos Guarás,     Turismo nas praias de Guimarães, Uma cidade povoada de histórias, Cumã dos índios Tupinambás, Homenagem a Guimarães de Portugal, riachos, lagos e igarapés convidativos, arquitetura, encantamento para visitantes, etc.

Feirinha de Livros.

 

Foto original do texto: Herbert de Jesus Santos lançou livros na Feirinha da Prefeitura de São Luís e foi prestigiado pelo prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes.


A lista dos notáveis —- Serão contemplados com a Medalha Maria Firmina dos Reis, na cerimônia: Algemira Macedo, escritora e professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI); José Neres, escritor e membro da Academia Maranhense de Letras (AML); Herbert de Jesus Santos, jornalista, poeta e prosador; Régia Agostinho, escritora e professora da UFMA; Andréa Oliveira, jornalista e escritora; Dilercy Adler, poetisa e presidenta do Instituto Histórico do Maranhão (IHGM); Natividade Silva, escritora e da Academia Joaolisboense de Letras; Anita Machado, escritora, diretora executiva do Instituto da Cor ao Caso; Iramir Araújo, escritor; Josias Sobrinho, compositor e cantor; Chico Saldanha, compositor e cantor; José Ewerton Neto, escritor e da Academia Maranhense de Letras; e Wal Paixão, artista visual.


Saudação por tambor de crioula —- Consoante Agenor Gomes, escritor, juiz de Direito nativo e membro do Instituto Histórico, e Geográfico de Guimarães, e ex-prefeito do município, “Vamos fazer coincidir no mesmo dia e local a outorga das medalhas com a fundação da Academia Vimaranense de Letras, Artes e Ciências”! “A fundação da Academia e os homenageados com a Medalha Maria Firmina dos Reis serão saudados por uma tambor de crioula da terra!” —- acrescentou.

E agora às festas, porque ninguém é de ferro! — Está convencionado que as vivências de um povo são coletadas com seus saberes e fazeres, ou seja, no Ser e Estar, como a nossa ascendência africana se manifestou, não tão-somente na miscigenação, inclusive, com tenacidade e coragem, no sacolejar do Tambor-de-Crioula, Tambor-de-Mina, Dança do Cacuriá, Festa do Divino e Bumba-Meu-Boi. Trazendo seu conhecimento no céu da boca e na ponta da língua, o prefeito Osvaldo Gomes, que também é professor, situou, visivelmente, eufórico: “Ao lado de São Sebastião (20 de janeiro) e São João, outro grande evento cultural e tradicional de Guimarães, é o Festejo do Glorioso São José, Padroeiro do Município, em agosto e setembro, quando ocorre gente de todas as imediações, na participação das procissões terrestre e marítima, concluído com uma grande missa campal, na Praça dos Sagrados Corações!”


O “navegar é preciso” de Guimarães —- Famoso, também, pela fartura do pescado, não poderia ser diferente a informação de que a população de Guimarães ostenta uma relação atávica com o mar. Osvaldo Gomes enumerou as espécies de peixes mais apanhadas na região: corvina, bandeirado, camurim, tainha, pescada, gurijuba, peixe-pedra, sardinha e guaravira. Na Praia de Cumã e circunvizinhanças, são avistados fragmentos de camboas de pedra, arte dos índios Tupinambás e aproveitadas para capturar peixes na maré vazante. OG explicou: “Muitos artefatos de pesca e práticas indígenas permanecem na técnica da rabiadeira e nos currais. A disponibilidade de peixes e crustáceos (camarão, caranguejo) assegura abundância alimentar e gera trabalhos criativos, dentre a construção de embarcações artesanais, colorindo a paisagem com o pano das velas”! Herbert de Jesus Santos, repórter abalizado, focalizou aí que assim é que pescadores e outros embarcadiços de Guimarães, em cascos, canoas e barcos, estão inscritos na primeira fase do verso “Navegar é preciso, viver não é preciso”, na genialidade do poeta português Fernando Pessoa, numa sentença sobre a condição do homem, indissociável na tradição histórica dos lusos na exploração dos mares.

Texto: Herbert de Jesus Santos

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Raimunda Pinheiro de Souza FrazãoHá 3 semanas São José de Ribamar Parabéns a todos os homenageados e homenageadas!
ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA Há 3 semanas São Luís Esse é um grande intelectual, profundo conhecedor ee nossas tradições, importantes produções e lavras literárias.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 01h02
16°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 32°

16° Sensação
1.03 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/09)

Mín. 19° Máx. 33°

Parcialmente nublado
Amanhã (10/09)

Mín. 18° Máx. 33°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias