*Redação do FACETUBES
O primeiro jornal eletrônico no Brasil foi o JB Online, lançado em 1995, uma versão digital do Jornal do Brasil. Esse marco na história do jornalismo brasileiro simboliza a transição do analógico para o digital, refletindo a evolução contínua da imprensa desde a invenção da 'prensa tipográfica' por Johannes Gutenberg, no século XVII. A prensa de Gutenberg revolucionou a produção de livros e jornais, permitindo a disseminação em massa de informações e ideias.
Entretanto, em nosso tempo, cabe frisar a evolução do jornalismo eletrônico no Brasil, também, através do Jornal "AGORA! Santa Inês", fundado pelo empresário Clélio Silveira.
Implantado em uma cidade maranhense, o jornal se destacou pela dedicação e exclusividade de seu proprietário, liderando diversos nichos de informação. Assim, a 'expertise' do jornal, aliada a uma gama de colunistas e comentaristas, conferiu-lhe originalidade e exclusividade informativa, tornando-o um dos mais lidos jornais eletrônicos do Brasil, com boa parcela de leitores no exterior.
Esse jornal fundado na cidade maranhense de Santa Inês, a pouco mais de 250 quilômetros da capital, São Luís, acompanhou a evolução da imprensa, de modo geral. Aliás, muitos tentaram se firmar dentro de evolução específica, porém, muitas fracassaram.
Todavia, a empreitada de Clélio deu muito certo porque ele já vinha acompanhando a transição do analógico para o digital no jornalismo, fato que não apenas transformou a forma como consumimos notícias, mas também democratizou o acesso à informação, permitindo uma maior interatividade e personalização do conteúdo".
Portanto, com aprovação unanime da Executiva da Academia Poética Brasileira, é bastante justo reconhecer e premiar o esforço de Clélio Silveira, que, com a bênção divina, realiza um dos trabalhos mais importantes na área da comunicação digital no Brasil. Sobre isso, o presidente da APB, disse:
"É com muita honra que representando a Executiva da APB, entrego neste instante, a maior Comenda deste Sodalício a uma entidade jornalística, como forma de reconhecimento e apreço e, especialmente a 'expertise' desse glorioso trabalho de bem informar com CULTURA, ARTE E MÚSICA, seus leitores, que há muito já se acostumaram a abrir a internet para ler as novidades do jornal "AGORA! Santa Inês". Ao amigo Clélio Silveira, que as bençãos de Deus o continuem iluminando para que, a cada ano, seu trabalho evolua de forma saudável e ganhe ainda mais adeptos, sedentos de boas notícias, regionais, nacionais, e internacionais", assevera o presidente APB, jornalista Mhario Lincoln.
Abaixo, a Comenda "GUTEMBERG DIGITAL".
Mohana e Cassas “PLENITUDE HUMANA”: O LIVRO EM QUE JOÃO MOHANA COLOCOU O HOMEM DIANTE DE SI MESMO
Literatura Gótica Aluísio Azevedo Gótico: Lourival Serejo restitui uma vertente da obra do escritor ao debate literário brasileiro
MUNDO NOVO “OBRAS LITERÁR(IA)S?”, crônica do professor e membro APB-MA, José Neres.
EXCLUSIVO A CURIOSIDADE “MATA”. MAS, ANTES, DIVERTE — E ENSINA
Convidados APB 29 DE AGOSTO DO IPIRANGA AO TRATADO DE PAZ E AMIZADE
FORRÓ PÉ-DE-SERRA É hora de mostrar quem luta para garantir a permanência do Forró Pé-de-Serra Mín. 12° Máx. 19°
Mín. 11° Máx. 18°
Tempo nubladoMín. 8° Máx. 22°
Tempo limpo
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”
Esmeralda Costa BÁRBARA DE ALENCAR: UMA HISTÓRIA QUE CAMINHA ENTRE VERSOS E MEMÓRIAS
EDITORIAL DE HOJE Euclides Moreira Neto: “CARNAVAL NÃO SE FAZ NO SILÊNCIO”
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA 29 DE AGOSTO DO IPIRANGA AO TRATADO DE PAZ E AMIZADE