Renata Barcellos (BarcellArtes)
Segundo o TIC Kids Online Brasil, TikTok é a preferência de crianças e jovens na faixa de 9 a 17 anos em relação as outras redes sociais: Facebook e Instagram. Desde o seu lançamento em setembro de 2016, pela empresa chinesa ByteDance, esta ferramenta tem cada vez mais usuários. Segundo Monteiro (2021), está presente em 150 países e chegou ao Brasil em meados de 2019. O aplicativo tem se destacado pelo público que alcança, com cerca de 66% de seus usuários, na faixa etária de 15 a 25 anos, ativos na produção de conteúdo na rede social. E PASMEM: São 1 bilhão ativos mensais!!! No Brasil, são 82,2 milhões com 18 anos ou mais; nos Estados Unidos (113,3 milhões) e na Indonésia (109,9 milhões).
Esta rede social permite criar e compartilhar vídeos curtos de 15 segundos a 10 minutos. E também tem tido bastante adesão por parte professores que vem utilizando-a como ferramenta pedagógica. Os usuários criam vídeos curtos com coreografias ao som de canções, ativando a criatividade para trazer uma informação objetiva e em curto prazo. A geração Z (ou Nativos Digitais (nascidos entre 1995 e 2010)) familiarizou-se com esta nova forma de receber e criar informação. Em um curto espaço de tempo, começou a ser usada como instrumento para o ensino no mundo. Dessa forma, surge um dos questionamentos: como está a criação de conteúdos no TIKTOK relacionados ao ensino de Literaturas, no Brasil? Geralmente, booktokers e usuários da rede consomem ficções juvenis (a literatura voltada para jovens adultos), com foco nos romances, nos mistérios e nas fantasias.
No ambiente educacional, especialmente nas aulas de literaturas, a integração do TikTok, representa uma abordagem inovadora para a compreensão e a produção de texto, alinhada ao caráter multimodal da comunicação contemporânea. Ao utilizar o TikTok como uma ferramenta pedagógica, procuramos fomentar a contextualização e a interação dos alunos com os textos literários, apoiando-se na teoria discursiva e dialógica de Bakhtin. O vídeo de @giowoolf pode servir como um ponto de partida para discussões em aula, promovendo a conexão entre a literatura clássica, neste caso Senhora de José de Alencar e os elementos contemporâneos presentes na plataforma de mídia social. A atividade de produzir um vídeo-resenha no TikTok tem como meta a aplicação prática dos conceitos literários e a promoção da interatividade com o texto lido. Desta forma, enfatizamos a importância da leitura e da produção textual ativa, mesmo nas redes sociais, valorizando o processo interativo de leitura, conforme ressaltam Angelo e Menegassi (2020).
No que se refere ao BookTok, trata-se de uma comunidade literária utilizada por grande número de escritores e produtores de conteúdo tanto para indicar livros quanto para expandir o universo das letras na internet. Você conhece? O impacto vai além das resenhas. É utilizada por grande número de escritores e produtores de conteúdo não só para indicar livros mas também para expandir o universo das letras na internet desde dicas de organização de estantes até recriações dramáticas de cenas de livros. Um exemplo é o perfil @ccolinnnn, que combina humor com literatura, lendo histórias infantis de maneira divertida para seus 2,2 milhões de seguidores.
No Brasil, o BookTok também tem ganhado espaço. Criadores como @leiturasannik, que começou a postar vídeos durante o primeiro lockdown. E, hoje, tem mais de 75 mil seguidores. Ela e outros influenciadores brasileiros utilizam hashtags como #booktokbrasil para conectar-se com leitores locais e promover a literatura nacional e internacional. Vamos conferir?
De acordo com os dados do Painel do Varejo de Livros, divulgados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entre 2020 e 2021 houve um crescimento de 38,38% no volume de livros comercializados e um faturamento 28,46% superior. Isso significa que 3,91 milhões de livros foram vendidos contra 2,82 milhões de títulos nesse mesmo intervalo em 2020. Umas das booktokers mais conhecida é a criadora de conteúdo digital, Leticia (@bibliole ticia), que acumula mais de 500 mil seguidores e 26 milhões de likes em sua rede social. As recomendações são para todas as idades. Mas, segundo dados da plataforma TikTok, 66% dos usuários têm menos de 30 anos, com faixa etária entre 16 e 24 anos.
Segundo os jovens na faixa dos 16 anos, o que os atrai nesta plataforma é não só os temas variados como também a duração dos vídeos (em média 45 segundos). Por exemplo, podemos aprender uma receita culinária em menos de um minuto. E sermos capazes de realizá-la de forma eficaz. De acordo com uma pesquisa realizada por Opinion Box, o perfil mais comum é de heavy users, já que 8 em cada 10 usuários abre o app pelo menos uma vez por dia. Trata-se de rede muito mais jovem que o Instagram e o Facebook. Por exemplo, notamos que muitos usuários ainda estão chegando agora: cerca de 40% entraram para o TikTok, no último ano, 2023. E parte desses usuários deve intensificar sua relação com a rede no próximo ano, já que 1 em cada 3 estima que passará mais tempo no TikTok.
Ainda quanto à pesquisa, no que se refere à frequência de postagens, os números mudam: apenas 11% postam pelo menos uma vez ao dia. Em contrapartida, 30% raramente publicam no TikTok e 30% nunca postam nada, somente assistindo aos vídeos do aplicativo. Vale salientar que a maior parte dos usuários preferem assistir vídeos do que produzir seus próprios conteúdos.
O relatório da Adobe também apresentou as motivações da Geração Z. AS cinco principais respostas dadas pelos jovens são:
O formato de vídeos curtos é mais informativo e fácil de compreender (44%);
Eu gosto da maneira como contam histórias nos vídeos do TikTok (34%);
O conteúdo é mais personalizado (31%);
A informação é mais recente (29%);
Eu gosto de interagir diretamente com o conteúdo (29%).
Dicas do Porvir, intitulado Como é possível usar o TikTok na educação?
Aqui vão algumas dicas para quem quer começar a navegar pela plataforma e não sabe como iniciar
Prática pedagógica com Tiktok
Primeiro foram discutidos os pontos positivos e negativos desta ferramenta. Em seguida, proposto selecionarem um vídeo que consideram adequado (tempo, conteúdo...) para apresentar. E, por último, os alunos elaboraram um vídeo neste estilo a partir de poemas das Literaturas Africanas. Vejamos alguns exemplos:
1- Vídeo de 14 segundos com imagens relacionados aos textos da obra Horizonte em fuga, de Josina Viegas.
2- Para as obras de Beni Dya Mbaxi, apresentaram vídeos já elaborados: Falando sobre a situação das mulheres na Angola: https://vm.tiktok.com/ZMrWxULeE/
Mulher angolana falando sobre suas vivências no Brasil: https://vm.tiktok.com/ZMrWxUEMg/
3- Biografia de Beni Dya Mbaxi: https://www.facebook.com/100083034610644/videos/497770143061361/
4- Vídeo elaborado pelos alunos de Ana Paula Tavares sobre biografia e obras com fundo musical de 1 minuto.
5- Satchonga Tchiwale - a partir do poema A poética de sangue
é menstruação
4 de Abril entre os dedos
Angola nu com vento
banhada de lágrimas
no tronco o pau de cabinda
dança mulher Ibinda
liberta sonhos de vidas
corredores de noites
do prazer a cede se contenta
é paz entre as pernas:
https://www.facebook.com/100000717524614/videos/pcb.8498533030180530/372871939198287
Com esta prática pedagógica, pretendemos investigar os efeitos da utilização do TikTok como ferramenta de construção de conhecimento em um ambiente educacional. Os resultados obtidos revelaram impactos positivos significativos sobre o engajamento dos alunos, compreensão dos conteúdos e desenvolvimento de habilidades criativas e de comunicação. O uso dessas novas ferramentas corrobora para enfatizar a importância de estratégias educacionais inovadoras e contextualizadas para promover uma aprendizagem mais efetiva e por proporcionar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interessante.
Dessa forma, esta abordagem pedagógica inovadora permite que os alunos se tornem agentes ativos na criação e compartilhamento de conhecimento, envolvendo-os de maneira mais significativa no processo de aprendizagem. Os vídeos educacionais produzidos pelos alunos podem ser amplamente difundidos e alcançar um público mais amplo, contribuindo para a disseminação do conhecimento científico de forma impactante. Demonstram ser uma estratégia promissora para engajar os alunos, estimular sua criatividade e despertar um maior interesse pelas Literaturas.
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