Domingo, 08 de Setembro de 2024 03:13
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Brasil EXCLUSIVO

LANÇAMENTO NA AML: "BENEDITO BUZAR: SUA HISTÓRIA E SUA OBRA"

Texto da acadêmica APB/MA, Linda Barros.

05/09/2024 17h01 Atualizada há 2 dias
Por: Mhario Lincoln Fonte: Linda Barros
Linda Barros, a obra e o autor, Benedito Buzar
Linda Barros, a obra e o autor, Benedito Buzar
 
 
LINDA BARROS
Professora e atriz, Membro da Academia Poética Brasileira
 
Muitos nem imaginam, mas às vezes seu nome tem muito a dizer sobre você. Com advento da tecnologia e em especial a televisão, os nomes mais tradicionais como, Maria de Nazaré, João Batista, José Maria, Manoel de Jesus, entre tantos outros, foram se perdendo com o tempo. Em cada um deles expressa e pesa a força de uma personalidade quase sempre religiosa. Até meados do século XX, esses nomes pertenciam à família brasileira e coincidentemente, nomes como os mencionados anteriormente, representavam a história e a fé de um povo. É com essa força no nome que eis que nasce Benedito Bógea Buzar, ou tão somente Buzar, como muitos o conhecem e o chamam carinhosamente.
 
O nome Benedito surgiu a partir do latim antigo Benedictus, derivado de benedico que quer dizer “pedir proteção divina em favor de alguém”, significa "bendito", "abençoado", "louvado". Este nome foi difundido por São Bento de Núrsia, que nasceu com o nome de Benedetto, foi também fundador da Ordem Beneditina, que regulamentou a vida monástica no cristianismo, pregando a pobreza, a castidade e a oração. Atualmente, a Ordem de São Bento é considerada uma das maiores ordens monásticas do mundo. Por influência do santo, o nome passou a ser comum entre os cristãos, sendo adotado por 16 papas. 
 
Linda Barros.
Quase final da década de 30, mas precisamente 1938, ano de acontecimentos muito relevantes para a nossa História tais como: em janeiro do referido ano foi realizada em Paris a primeira exposição internacional do movimento surrealista, acontecimento que marca o apogeu deste movimento antes da Segunda Guerra Mundial; nesse mesmo ano, o general Franco estabeleceu o seu governo na Espanha, dando início a uma ditadura que duraria 40 anos; como vivemos no chamado país do futebol é relevante salientar que nesse mesmo realizou-se na  França o terceiro campeonato mundial de futebol, organizado pela FIFA, no qual participaram 15 equipas, sagrando-se campeã a Itália, depois de vencer a Hungria por 4x2.
 
São detalhes importantes para nossa história que deve ser mencionado, pois nesse 1938, em 17 de fevereiro nasceu na cidade de Itapecuru- MA, filho do casal Abdala Buzar Neto e Deonila Bogéa Buzar, o professor, advogado, escritor, jornalista, membro e atual presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Bogéa Buzar. O professor Buzar, como também é conhecido, é muito atuante no meio cultural e intelectual da nossa cidade.
 
Autor de diversas memórias históricas, duas das quais foram premiadas pelo Concurso Artístico e Literário Cidade de São Luís: Do Sarneysmo ao Vitorinismo e Eleição de Chateaubriand no Maranhão. De suas numerosas pesquisas, Benedito Buzar publicou A greve de 51; Os Trinta e Quatro Dias que Abalaram São Luís; Fiema: vinte anos de lutas e vitórias.  Politiqueiros, politicalha, politiquice, politicagem e política do Maranhão; 100 anos de telefonia no Maranhão; O vitorinismo; lutas políticas no Maranhão (1945 a 1965); Vitorinistas e oposicionistas; Neiva Moreira: o jornalista do povo; e 50 Anos da Greve de 51. 
 
Na década de 70, em uma época de muita efervescência política não só pelo país, mas em nosso Estado, Benedito Buzar publicava suas crônicas na Coluna Roda Viva do jornal O imparcial. A reunião desses textos, rendeu o livro “Roda Viva”, coletânea de artigos, fruto de seu  trabalho como jornalista político e que será lançado hoje na Academia Maranhense de Letras. Nessa obra o autor mostra toda sua vitalidade, lucidez, discernimento, simplicidade e jovialidade de um homem carregado de cultura e intelectualidade. 

-----------------------------------------

NOTA DO EDITOR

EM TEMPO:  a poeta, escritora e atriz LINDA BARROS entregou ontem sua inscrição para concorrer à vaga na ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS, deixada pelo recente falecimento do acadêmico Joaquim Itapary.

Sucesso!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 01h02
16°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 32°

16° Sensação
1.03 km/h Vento
91% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/09)

Mín. 19° Máx. 33°

Parcialmente nublado
Amanhã (10/09)

Mín. 18° Máx. 33°

Tempo nublado
Ele1 - Criar site de notícias