Sábado, 15 de Fevereiro de 2025
18°C 26°C
Curitiba, PR
Publicidade

E.. se R2-D2 e C-3PO chegassem de férias nos Lençóis Maranhenses?

Cronica de Mhario Lincoln resgatada após publicação de foto dos mascotes de STAR WARS, no Instagram do professor José Neres (APB).

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln
17/09/2024 às 09h49
E.. se R2-D2 e C-3PO chegassem de férias nos Lençóis Maranhenses?
Foto de José Neres (APB/MA)

 

*Mhario Lincoln

Quando José Neres publicou uma foto dos mascotes da Star Wars no seu Instagram, imediatamente lembrei de uma brincadeira que fiz, após o lançamento do filme 01 da saga, a fim de incluir esse texto-roteiro numa promoção que estava sendo feita por uma agência de Viagens do Maranhão, iniciando pacotes (bate e volta) para Barreirinhas/Lençóis.

Infelizmente a direção dessa agência de viagens não entendeu a ideia do meu roteiro e acabou por arquivar minha sugestão publicitária. Diante desse entrevero, decidi adaptar esse mesmo roteiro, criando uma historinha que envolvesse R2-D2 e C-3P0 numa possível viagem de férias ao paraíso maranhense. A crônica ficou assim:

A guerra no Planeta X finalmente acabou. C-3PO, sempre impecável, ficou aliviado por não precisar mais se preocupar com negociações diplomáticas que envolviam seres de 12 tentáculos e uma certa propensão ao mau humor. R2-D2, por sua vez, já estava programando a próxima aventura — algo mais relaxante, claro. Foi assim que surgiu a ideia: férias nos Lençóis Maranhenses, no Brasil.

"R2, eu realmente não sei se essa é uma boa ideia", começou C-3PO, enquanto observava o droide astromecânico girando alegremente suas rodas, já empolgado com a viagem. "Nós mal saímos da guerra e você quer... se banhar em lagoas? Você está ciente de que a água é salgada, não é? Isso pode corroer nossas engrenagens!"

R2-D2 emitiu uma série de bipes animados e luzes piscantes, argumentando que um bom banho de sol seria revigorante. Afinal, quem não quer pegar uma cor dourada depois de tanto tempo enclausurado em naves espaciais frias e escuras? Ele já estava até imaginando as dunas brancas, as lagoas de águas cristalinas...

C-3PO suspirou dramaticamente. "Ah, claro, porque um banho de sol é exatamente o que nós, robôs, precisamos. Olhe para mim, R2! Eu sou de ouro, não preciso de bronzeado! E vamos falar da água salgada. Você sabe o que isso faz com circuitos eletrônicos?"

R2-D2 respondeu com um som que parecia quase gozador, girando sua cabeça para exibir, com orgulho, uma lata de óleo de motor que ele trouxera secretamente.

"Óleo de motor? R2, sinceramente..." C-3PO arregalou os olhos, suas articulações já tremendo, só de pensar na confusão. "Você acha que passar óleo em nossos corpos vai nos proteger do sol e da água salgada? Eu sou um droide fluente em seis milhões de formas de comunicação, não um turista improvisado!"

R2-D2 soltou uma sequência de bipes rápidos, explicando claramente que o óleo criaria uma barreira protetora, mantendo suas engrenagens seguras e reforçadas. Ele até deu a entender: “se algum humano nos ver, pensará que somos as versões robóticas de estátuas gregas, reluzentes sob o sol”.

"Versões robóticas de..estátuas gregas? Oh, céus, R2, sua lógica é tão peculiar quanto sua escolha de destinos de férias!" C-3PO balançou a cabeça, incrédulo. "Mas e o calor? Não nos esqueçamos que somos feitos de metal! O sol do Maranhão vai nos transformar em... churrasco robótico!"

R2-D2 rebateu com um bip que parecia uma risada, indicando que se colocassem sob um coqueiro com uma sombra estratégica. Ele até teve a possibilidade de instalar uma pequena sombrinha de praia na cabeça do C-3PO, como um toque final.

"Uma sombrinha de praia? Na minha cabeça?" C-3PO estava claramente indignado. "R2, somos droides sofisticados, não enfeites de jardim!" Ele colocou as mãos na cintura, olhando o pequeno droide com uma mistura de resignação e fascínio. "E onde exatamente planejamos encontrar essa sombrinha? A última vez que verificamos, nossa nave não veio equipada com... acessórios de moda praianos."

R2-D2 fez um som de quem já tinha resolvido o problema — ele hackearia um banco de dados terrestre e encontraria a sombrinha mais estilosa que os humanos já viram. Além disso, ele não poderia deixar de sonhar com as lagoas perfeitas. E, claro, uma selfie robótica para eternizar o momento.

C-3PO suspirou novamente. "Você realmente acha que uma viagem para os Lençóis Maranhenses vale todo esse esforço? Água salgada, sol escaldante, a chance de nós dois ficarmos presos na areia como um par de torradeiras defeituosas..."

R2-D2 piscou suas luzes com um "sim" enfático, seguido por uma série de bipes que sugeriam que eles precisassem de um descanso. Eles sobreviveram a uma guerra intergaláctica, afinal. Um pouco de diversão não faria mal, mesmo para robôs.

"Bem, suponho que você esteja certo." C-3PO deu de ombros, resignado. "Talvez um pouco de óleo, uma sombrinha e uma dose de sorte seja tudo o que precisamos. E, quem sabe, se sobrevivermos a isso, poderemos até considerar uma visita ao Cristo Redentor na próxima vez."

Com isso, os dois droides embarcaram em sua nave, rumo aos Lençóis Maranhenses. E enquanto o C-3PO ainda resmungava sobre areia nas engrenagens e óleo de motor, o R2-D2 já sonhava com os cliques robóticos perfeitos de suas novas férias no planeta Terra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Joizacawpy Há 5 meses São luís O texto ficou muito divertido, a imaginação passou de uma forma muito divertida na mente de seu autor.
Silvânia TamerHá 5 meses São Luis Bem interessante e divertida a crônica. Mhário, você é genial!
alcina maria silva azevedoHá 5 meses Campinas -SPBelíssima e bem humorada crônica. Se para nós já está difícil viver neste planeta, imagino o quanto seria impossível para eles.
SergioHá 5 meses São LuísEspetacular a brincadeira, grande Mhario.
Mostrar mais comentários