Sábado, 05 de Outubro de 2024
11°

Chuviscos

Curitiba, PR

Mundo Especiais Literárias

Literatura: São Luís foi palco, em novembro de 1989, do primeiro encontro de Chefes de Estado e de Governo do Brasil

As ideias desse histórico encontro se repetem no próximo 19 de novembro, em evento festivo para a Literatura Nacional, na mesma São Luís-MA.

26/09/2024 às 07h08 Atualizada em 26/09/2024 às 09h12
Por: Mhario Lincoln Fonte: Redação do Facetubes/AML
Compartilhe:
Sarney será homenageado na AML pelos 35 anos de valorização da língua portuguesa. (Crédito AML).
Sarney será homenageado na AML pelos 35 anos de valorização da língua portuguesa. (Crédito AML).

Redação do Facetubes c/AML

As Academias de Letras do Maranhão e de Minas Gerais realizarão, em São Luís, no dia 19 de novembro, às 19h, uma sessão solene para comemorar os 35 anos de criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), marco fundamental que antecedeu o surgimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A confirmação do evento ocorreu nesta semana, durante visita do presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Lourival Serejo, ao escritor e ex-presidente da República José Sarney, decano da referida instituição.

A conferência, que contará com a participação da Embaixada de Portugal no Brasil, será realizada na sede da Academia Maranhense de Letras. A programação contempla uma homenagem especial a José Sarney, a Mário Soares (presidente de Portugal entre 1986 e 1996) e a José Aparecido de Oliveira (embaixador do Brasil em Portugal durante o governo Sarney), sendo os dois últimos homenageados in memoriam .

Na mesma ocasião, será lançado o livro "Nos 25 anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza" , uma compilação de artigos organizada por Lauro Barbosa da Silva Moreira e Rogério Faria Tavares, que celebra a trajetória e a contribuição desses nomes eminentes para a difusão da língua portuguesa.

Por iniciativa do então presidente da República, José Sarney, e do embaixador do Brasil em Portugal, José Aparecido de Oliveira, São Luís foi palco, em novembro de 1989, do primeiro encontro de Chefes de Estado e de Governo do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Nesse encontro histórico, oficializou-se a criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa. Como desdobramento dessa iniciativa, em 17 de julho de 1996, foi apresentada na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A CPLP é uma organização internacional que congrega países lusófonos, com o objetivo de aprofundar a amizade mútua e a cooperação em diversas áreas, especialmente na promoção e difusão da língua portuguesa. Atualmente, a CPLP é composta por nove Estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, totalizando uma população de aproximadamente 270 milhões de pessoas. O primeiro Secretário Executivo da CPLP foi Marcolino José Carlos Moco, de Angola, que exerceu o cargo de 1996 a 2000.

A homenagem promovida pelas Academias de Letras do Maranhão e de Minas Gerais constitui um reconhecimento ao significativo trabalho de José Sarney, Mário Soares e José Aparecido de Oliveira na valorização da língua portuguesa e na integração dos países lusófonos. Conforme ressaltou o presidente da AML, Lourival Serejo: “Sem eles, não haveria CPLP”.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias