Instituída em 29 de outubro de 1810, a Fundação Biblioteca Nacional será homenageada em sessão especial do Senado agendada para quinta-feira (31), às 14h. A sessão destacará os 214 anos de existência de “um dos maiores e mais relevantes pilares da cultura, da educação e da preservação da memória histórica e documental do Brasil”, nas palavras do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, autor do requerimento de homenagem ( RQS 633/2024 ).
Fundada pelo príncipe regente dom João VI, a Biblioteca Nacional tem origem no acervo da Real Biblioteca de Lisboa, trazida ao Rio de Janeiro na transferência da família real portuguesa. Na independência do Brasil, recebeu o nome de Biblioteca Imperial e Pública da Corte. Em 1990 a Biblioteca Nacional tornou-se fundação vinculada ao Ministério da Cultura.
Pacheco acrescentou, na justificação de seu requerimento, o papel central desempenhado pela Biblioteca Nacional na construção de uma identidade cultural brasileira e a atuação destacada da entidade na modernização do acesso ao conhecimento.
“Com um acervo que hoje ultrapassa 9 milhões de itens, a Biblioteca Nacional é guardiã de obras raras, manuscritos históricos, mapas, gravuras, partituras e coleções iconográficas de inestimável valor. Entre os itens de destaque estão a primeira edição deOs Lusíadas, de Luís de Camões, datada de 1572, e documentos como a carta de doação de Pedro Álvares Cabral a Martim Afonso de Sousa, em 1500. Cada uma dessas peças faz parte de uma herança que testemunha os diversos ciclos da história nacional e mundial, preservando, para as gerações futuras, fragmentos essenciais da nossa civilização”, concluiu.
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, foi convidado para a sessão especial.
Senado Federal No senado, debates questionam a viabilidade do projeto que proíbe alterações na Bíblia
Senado Federal Lei declara Robson Sampaio de Almeida como Patrono do Paradesporto Brasileiro
Senado Federal Livraria do Senado vendeu 7,8 mil livros na Bienal do Livro de Pernambuco
Senado Federal Igualdade de gênero ainda enfrenta desafios nas Américas, aponta encontro
Senado Federal Debatedores defendem ação articulada para implementar Lei do Alzheimer
Senado Federal Senado vai analisar isenção do IR para dois salários mínimos Mín. 11° Máx. 22°
Mín. 15° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 17° Máx. 28°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
DINO DE ALCÂNTARA ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.