Terça, 03 de Dezembro de 2024
20°

Tempo nublado

Curitiba, PR

Brasil ORQUIDEA S.

A Nova Música de Mhario Lincoln no estilo de uma bossa nova romântica, intimista e nostálgica

Mhario Lincoln é compositor, poeta e escitor.

12/11/2024 às 01h54 Atualizada em 12/11/2024 às 12h26
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos/ Bossa de Saudade
Compartilhe:
Reportagem de Orquídea Santos. (Foto da capa do trabalho de MHL).
Reportagem de Orquídea Santos. (Foto da capa do trabalho de MHL).

*Orquídea Santos, chefe da ASCOM, da Academia Poética Brasileira.


A introdução com violão é um toque clássico da bossa nova, que já cria uma atmosfera intimista e nostálgica. A música é pautada pela simplicidade harmônica e melódica, que serve como um pano de fundo perfeito para a reflexão e a melancolia das palavras.
Tudo é nostalgia na letra: “Êi, você se lembra / das noites de luar”. A lua, elemento simbólico muito utilizado na música brasileira, aqui reforça a ideia de romance e memória. Mas, a música também mostra a saudade e a perda: “E agora, porque está tão vazio / Minhas noites são de frio/ perdi toda a ilusão de ter / outra vez, o meu bem-querer", revela a dor do desapontamento, um reconhecimento de que o amor foi perdido e não pode ser recuperado.

A suavidade do violão é contrastada pela força da dor expressa nas palavras, criando uma tensão sutil entre melodia e letra. O ritmo é cadenciado e suave, permitindo que a melancolia da letra se destaque sem sobrecarregar o ouvinte.

Mhario Lioncoln teve a ousadia de compartilhar com seus ouvintes,  o vazio e a perda, pois sabia que essa música se conectaria com muitos que a ouçam porque há nela, um nível emocional profundo, e muitos também já passaram por momentos de dor amorosa, num fim de um romance.

 

Abaixo, a íntegra da letra:

Bossa da saudade
*Mhario Lincoln

[Introd: violão]

Êi, você se lembra,
das noites de luar,
quando falávamos em amar
pra vivermos toda a vida?

[ponte]
Êi você se lembra
dos nossos loucos beijos
dos insanos desejos
sem tempo pra parar?

[refrão]
E agora, porque está tão vazio
Minhas noites são de frio
perdí toda a ilusão de ter,
outra vez, o meu bem-querer.
Hoje, a música é sem cantor.
A lua chora comigo de dor, 
e as ondas do mar cantam
o fim do nosso amor.

Êe, badauê, badauê
essa é pra você, pra você
Êe, badauê, badauê
Estou com muitas 
saudades de você.
[fim]

 

VÍDEO-BÔNUS

 

**********

 

Orquídea Santos.

ORQUÍDEA SANTOS

É jornalista, chefe da ASCOM (Assessoria de Comunicação) da Academia Poética Brasileira. Tem mais de duas décadas de trabalho diário no Maranhão e no Brasil, através da imprensa escrita, falada e televisada.  Integra a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do MA, além de pertencer a diversas entidades de colunistas sociais no País. Orquídea já recebeu diversos prêmios por sua elogiável participação direta na vida social de sua cidade, São Luís (MA) e de diversos movimento no nível nacional. Tem coluna dominical no "Jornal Pequeno".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
HUMBERTO NAPOLEON VARELA ROBALINOHá 4 semanas QUITO-ECUADORMHARIO LINCOLN ES UNO DE ESOS GENIOS DE LA LITERATURA-POESÍA QUE SACA MELODÍA DE TODO CUANTO TOCA CON LA PALABRA.LA MÚSICA SE PRIVILEGIA CON SU ALMA DE TROVADOR EN MEDIO DEL PAISAJE MARINO Y NOS REFRESCA EL ALMA.TENGO QUE REPETIR QUE BRASIL TIENE EN MHARIO LINCOL A ESE JUGLAR QUE ROMPE CON SU CANCIÓN LO RUTINARIO DEL TRÁFAGO DIARIO Y LE DA EL VERDADERO VALOR AL AMOR QUE ENNOBLECE LA PRESENCIA HUMANA. (QUITO-ECUADOR)
EDOMIR MARTINS DE OLIVEIRAHá 4 semanas São LuísÉ por poetas e intelectuais da estirpe do nosso Editor Mhario Lincoln que podemos dizer sem receio que a poesia sempre existirá e os poetas nunca morrerao. Obrigado Presidente de nossa APB.
Fatima MeloHá 4 semanas San Francisco, CaliforniaAmei! E me levou até a praia Ponta D’Areia onde os namorados , em filas enormes em seus carros, iam namorar dentro deles ou na areia da praia, sem risco de assaltos, de nada.
Esmeralda CostaHá 4 semanas Campos Sales-CE Mhario Lincoln como sempre trazendo composições gigantescas e belíssimas!
Joizacawpy Há 4 semanas São luís Que letra linda, na simplicidade da vida e conectada com uma melodia suave, doce e nostálgica. Mhario Lincoln sendo Mhario Lincoln, um ser humano múltiplo.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias