Fonte: https://www.saosebastiao.sp.gov.br/ (Marcus Vinicius Teixeira | PMSS)
Nos dias 16 e 17 de novembro, o Grupo Cupuaçu traz para São Sebastião o tradicional espetáculo popular ‘Auto do Bumba-Meu-Boi’, uma manifestação cultural rica em dança, música e folclore. A apresentação é aberta ao público e acontecerá em dois locais: no sábado (16), às 20h, na Praça Pôr do Sol, no bairro Boiçucanga, e no domingo (17), às 19h, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade.
O Auto do Bumba-Meu-Boi é um espetáculo dramático que traz à tona a narrativa mítica do ‘Boizinho de São João’, mesclando elementos trágicos e cômicos em torno dos personagens Amo (cantador-chefe), Catirina, Chico e o Vaqueiro. Além desses, o público será presenteado com as participações de figuras como Cazumbá, índios e índias, caboclos de pena, o batalhão de vaqueiros, entre outros.
O Grupo Cupuaçu foi criado em 1986 e dedica-se à pesquisa, difusão e ensino das tradições artísticas brasileiras, sobretudo maranhenses, atuando através de cursos, encontros, calendário de atividades tradicionais, espetáculos e constantes ensaios. Apresenta em seu repertório danças populares tradicionais, canções de criação coletiva, música incidentais, cânticos e ladainhas de autoria de seus integrantes, bem como canções de domínio público e pertencente ao cancioneiro popular de diferentes regiões brasileiras.
A apresentação é realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), celebrando a riqueza da cultura popular brasileira e suas diversas formas de expressão artística.
Oficina de Danças Brasileiras e Brincadeiras Populares
No domingo (17), o mestre e diretor do Grupo Cupuaçu, Tião Carvalho, oferecerá, gratuitamente, a Oficina de Danças Brasileiras e Brincadeiras Populares, às 15h, na Casa da Cultura de São Sebastião, Centro Histórico. Essa vivência incentiva, propõe e promove uma compreensão integrada do brincar, onde o corpo e a voz são veículos de expressão e de consciência.
A ideia é que os participantes possam se redescobrir, sendo levados por um universo dos movimentos, da dança e da musicalidade das brincadeiras populares maranhenses e brasileiras de uma forma mais ampla. A oficina é voltada para todos os públicos e idades.
Mín. 16° Máx. 19°