Terça, 21 de Janeiro de 2025
18°C 28°C
Curitiba, PR
Publicidade

A polêmica amizade entre Gonçalves Dias (Maranhão) e Juvenal Galeno (Ceará) uniu dois pensamentos poéticos do século XIX. Você sabia disso?

Central de Pesquisas literárias da Plataforma do Facetubes. Vídeo recuperado do canal “ A Voz da História”, no Youtube.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Central de Pesquisas literárias da Plataforma do Facetubes
17/12/2024 às 07h35 Atualizada em 17/12/2024 às 14h00
A polêmica amizade entre Gonçalves Dias (Maranhão) e Juvenal Galeno (Ceará) uniu dois pensamentos poéticos do século XIX. Você sabia disso?
Poetas Galeno e Dias.

 

*Equipe de pesquisa do Facetubes

Algumas pessoas não sabem, mas a polêmica amizade entre Juvenal Galeno, um poeta cearense e Gonçalves Dias acabou repercutindo muito entre os intelectuais brasileiros do século XIX. Essa interação foi uma prova de como figuras literárias, mesmo de regiões distintas, compartilhavam ideias e se apoiavam mutuamente, contribuindo para a construção de uma identidade literária nacional, muito antes das facilidades das redes sociais, e-mails, ou a modernidade rápida e eficiênte das redes sociais imediatas.

Gonçalves Dias, já era consagrado como um dos grandes nomes do Romantismo brasileiro. Mesmo nessa condição, acabou abraçando o trabalho de Juvenal Galeno um poeta cearense comprometido com as tradições populares. Essa conexão ilustra não apenas a valorização do talento emergente, como fica evidente na carta de Gonçalves Dias, em que ele menciona com admiração o poema "Bilu biluzinha", mas também uma preocupação comum com a preservação da cultura brasileira.

Enquanto Gonçalves Dias romantizava temas indígenas, Galeno se dedicava à documentação de lendas e canções populares, reforçando a complementaridade de suas buscas literárias. Aliás, uma curiosidade interessante é que, apesar de suas diferenças estilísticas, a amizade entre os dois foi registrada em uma carta que Gonçalves Dias escreveu para Galeno, encontrada na própria casa de Galeno. Na carta, Dias mostra-se preocupado em localizar o poema mencionado, revelando a simplicidade e o carinho de uma amizade em que até mesmo um poeta de renome nacional não hesitou em servir de intermediários para pedidos relacionados à obra do amigo.

Essa relação simboliza a camaradagem e o respeito mútuo que permeavam a comunidade literária da época, promovendo tanto o crescimento individual quanto o coletivo da literatura brasileira. que esta matéria sirva de exemplo de uma filigrana tão importante (mas pouco realmente exercitada) de que "a união faz a força".

Falando nisso, vale reproduzir um vídeo publicado no Canal "A Voz da História", onde é contado que em 1859, Fortaleza recebera a renomada Comissão Científica de Exploração, liderada por Freire Alemão e composta por doze integrantes. Entre esses, o célebre poeta Gonçalves Dias, responsável pela Seção Etnográfica e Narrativa da missão.

Após sua chegada à capital, o grupo seguiu para a cidade de Pacatuba, onde Gonçalves Dias se hospedou na residência dos pais do poeta Juvenal Galeno. Nesse período, nasceu uma amizade entre o jovem Galeno e o poeta Dias, que se tornou seu amigo e conselheiro, incentivando seu talento literário.

Superinteressante, por outro lado, é esse curta especial da "Voz da História", que conta todos os detalhes dessa amizade, através do escritor Raymundo Netto. Ele comenta essa inusitada amizade entre os dois grandes poetas. Aliás, essa é uma das muitas conversas instigantes entre Isabel Pires (que comanda o Canal) e seus convidados, explorando histórias e memórias que moldaram a história do Ceará. Mais do que entrevistas, cada episódio nos traz diálogos envolventes e descontraídos sobre temas históricos e culturais, criando uma experiência única para o ouvinte. especialmente esse que envolve uma das figuras mais românticas da literatura brasileira: Gonçalves Dias.

Vale assistir até o fim:

 

Vídeo-Bônus: "A Voz da História"

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Raimundo FonteneleHá 1 mês Barra do Corda Maranhão Mais um gol de placa do Mhario Lincoln ao trazer essa historinha prosaica do encontro e amizade do poeta Gonçalves Dias com o poeta cearense Juvenal Galeno. Nos permite ver a grandeza de coração do maior poeta do Romantismo Brasileiro. Na polêmica sobre quem é maior, se G. Dias ou Castro Alves, nenhuma dúvida: o maranhense atingiu a perfeição estilística, mais completo como homem de letras, mas não nego o furor rimbaudiano do grande Castro Alves.
JaimeHá 1 mês BSB/DFParabéns por trazer a baila esse assunto, bastante interessante.
Renata Barcellos Há 1 mês Rio de Janeiro Desconhecia este fato. Estará em minha sala de aula a partir de 2025. Servir de exemplo em um mundo tão agonizante. Infelizmente, o que há hoje no meio literário também é a fogueira da vaidade. Só eu eu eu ... Esquecem que é preciso pensar na coletividade. Se alguém tem destaque, reconhecimento Precisa seguir exemplo de Gonçalves Dias. Sejamos mais solidários e empático. Abaixo à vaidade!!!
Marlece Consuado, professora e pesquisadora de Literatura nordestina, na cidade de S.Paulo.Há 1 mês SPEssa história contada é um misto do extraordinário e de curiosidade, com um toque de dúvidas. Mas quero aplaudir o professor Netto por trazer um assunto tão importante para a nossa literatura.
Joizacawpy Há 1 mês São luís Que história linda, essa parceria entre escritora, essa irmandade literária, acredito que uma coletividade é muito mais forte que desentendimentos que não agregam em nada, o que interessa é a verdadeira arte da literatura.
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários