Terça, 21 de Janeiro de 2025
18°C 28°C
Curitiba, PR
Publicidade

O SEGREDO DO BITA DO BARÃO, um dos Pai de Santos mais icônicos do Brasil

Essa entrevista exclusiva faz parte das comemorações dos 50 anos de imprensa do jornalista Mhario Lincoln e dos 10 anos de efetivação da TV do Facetubes.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Mhario Lincoln 50 anos de Imprensa
21/12/2024 às 07h28 Atualizada em 21/12/2024 às 09h19
O SEGREDO DO BITA DO BARÃO, um dos Pai de Santos mais icônicos do Brasil
Capa: arte mhl

Eu entrevistei BITA DO BARÃO

*Mhario Lincoln

 

Uma das matérias que elevou muito o nível de acesso da então TVwebMLB, foi a publicação da entrevista feita, com exclusividade, com um dos Pai de Santos mais procurados do Brasil, morador da cidade de Codó, município maranhense a Leste do Estado, distando 300 km de distância da capital, São Luís e a 170 km de Teresina, capital do Piauí. Vale dizer que está em Codó-Ma, atualmente, a maior concentração de centros de religião afro-brasileira por metro quadrado. O último censo apontou 400 terreiros oficiais de Umbanda.

 

Portanto, a entrevista "SEGREDOS REVELADOS" mostrou um Bita do Barão bem tranquilo, à vontade para responder perguntas cabeludas feitas por mim e pelo amigo e ex-Secretário de Comunicação, jornalista José Salim.

 

Fizemos essa gravação no estúdio da TVWEB Mhario Lincoln do Brasil, montado na capital maranhense, em 2009. Ou seja, um ano depois de iniciada a instalação da rede que eu estava montando naquela ocasião, a partir de uma geradora UHF sediada na cidade de Cambé, norte do Paraná.  O importante é que se tornou (ainda) mais público uma das tendências da Umbanda naquela cidade: o Terecô, igualmente uma prática religiosa afro-brasileira, exclusiva da região.

 

Vale acrescentar que Bita do Barão, como líder espiritual, atraia pessoas de todo o Brasil e estrangeiros a Codó para consultas espirituais e orientações sobre o futuro. Nesse relato, apesar de valiosos objetos de ouro, visíveis no pescoço e nos dedos, Bita relatou momentos marcantes de uma vida humilde e sua dedicação em ajudar pessoas, mesmo "sem buscar riquezas materiais".

 

Mhario Lincoln, em 2009, na entrevista com Bita do Barão. Vídeo abaixo.

Na época da publicação, foram alcançados mais 27.000 acessos iniciais, hoje 29.000. Isso porque, cresceu muito o conceito do "Terecô" no Brasil e no Mundo. Aliás, o Terecô, exclusivo daquela região, é uma variação única da Umbanda que mistura influências africanas, indígenas e cristãs. Bita disse: "Mhario, o Terecô é mais do que uma prática religiosa, o Terecô é uma manifestação de resistência e identidade cultural. E eu posso dizer que Codó respira o Terecô por causa de mim. Isso foi essencial para tornar Codó a cidade conhecida no mundo inteiro como é hoje."

 

Pelo que contou no vídeo, publicado abaixo, Bita do Barão deu a ideia de ser (enquanto vivo) um testemunho de resiliência, fé e contribuição cultural. Ele personificou a força do Terecô e sua capacidade de conectar pessoas de diferentes origens. Nessa entrevista, segundo um repórter da "National Geographic", que cobria os festejos da Tenda do Bita do Barão, naquele mês, ouvido pelo amigo José Salim que foi pessoalmente assistir aos festejos a convite de Bita, a fala do Pai de Santo "é uma peça essencial para compreender não apenas sua vida, mas também o impacto das religiões afro-brasileiras no contexto social e cultural do Brasil".

 

Desta forma, mesmo com a morte do líder espiritual do Terecô, seu trabalho continua por meio de sua filha, que agora lidera a tenda em Codó. Isso demonstra a importância da continuidade na tradição do Terecô, garantindo que seus ensinamentos e práticas permaneçam vivos.

 

VÍDEO-BÔNUS

O SEGREDO DE BITA DO BARÃO

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Alcina maria silva azevedoHá 4 semanas Campinas SPParabéns a todas as religiões e seitas que trabalham para ajudar a humanidade, trazendo luz e esperança em seus desafios na vida terrena. Salve o Pai de Santo Bita do Barão!
EdnaHá 1 mês Curitiba Amigo, parabéns! Adorei conhecer um pouco dessa lenda do Maranhão, Bita do Barão!????????????????????????????????????????
Joizacawpy Há 1 mês São luís Mhario a grade verdade nessa nossa sociedade cheia de julgamentos injustos e que fala em respeito e tolerância, entretanto essas palavras tornam-se apenas palavras vazias sem vida é uma guerra silenciosa. Vejo que o tão esperado ecumenismo que seria de fato um pacto de paz entre os humanos está longe de ser alcançado.
Keila MartaHá 1 mês São LuísEsse é um modelo de matéria bastante curiosa, até porque em nosso estado tem muito dessa mistura das manifestações religiosas de matrizes africanas e que faz parte história do Maranhão de forma ainda muito viva, é até impressionante mesmo. Parabéns porque trazer a público conteúdo tão surpreendente é preciso uma boa percepção do que pode atrair a atenção dos leitores. Sucesso sempre!
Jornalista aposentado Geraldo Simbá.Há 1 mês Curitiba-PR. (Seu ex-chefe de redação e admirador incondicional).Parabéns Mhario Lincoln. Você é e sempre será uma marca indelével na imprensa brasileira. Seus conteúdos ultrapassam os limites. Você é um jornalista com âncoras que são insuperáveis. Uma delas é ter iniciado cedo na reportagem policial, uma escola verdadeira de jornalismo. Porém, há um outro fator que o distingue de muitos que já li. O seu texto tem um "feeling" impressionante. De uma frase você escreve uma lauda. De um objeto que se move no infinito, você constrói uma história.
Mostrar mais comentários