Eu entrevistei BITA DO BARÃO
*Mhario Lincoln
Uma das matérias que elevou muito o nível de acesso da então TVwebMLB, foi a publicação da entrevista feita, com exclusividade, com um dos Pai de Santos mais procurados do Brasil, morador da cidade de Codó, município maranhense a Leste do Estado, distando 300 km de distância da capital, São Luís e a 170 km de Teresina, capital do Piauí. Vale dizer que está em Codó-Ma, atualmente, a maior concentração de centros de religião afro-brasileira por metro quadrado. O último censo apontou 400 terreiros oficiais de Umbanda.
Portanto, a entrevista "SEGREDOS REVELADOS" mostrou um Bita do Barão bem tranquilo, à vontade para responder perguntas cabeludas feitas por mim e pelo amigo e ex-Secretário de Comunicação, jornalista José Salim.
Fizemos essa gravação no estúdio da TVWEB Mhario Lincoln do Brasil, montado na capital maranhense, em 2009. Ou seja, um ano depois de iniciada a instalação da rede que eu estava montando naquela ocasião, a partir de uma geradora UHF sediada na cidade de Cambé, norte do Paraná. O importante é que se tornou (ainda) mais público uma das tendências da Umbanda naquela cidade: o Terecô, igualmente uma prática religiosa afro-brasileira, exclusiva da região.
Vale acrescentar que Bita do Barão, como líder espiritual, atraia pessoas de todo o Brasil e estrangeiros a Codó para consultas espirituais e orientações sobre o futuro. Nesse relato, apesar de valiosos objetos de ouro, visíveis no pescoço e nos dedos, Bita relatou momentos marcantes de uma vida humilde e sua dedicação em ajudar pessoas, mesmo "sem buscar riquezas materiais".
Na época da publicação, foram alcançados mais 27.000 acessos iniciais, hoje 29.000. Isso porque, cresceu muito o conceito do "Terecô" no Brasil e no Mundo. Aliás, o Terecô, exclusivo daquela região, é uma variação única da Umbanda que mistura influências africanas, indígenas e cristãs. Bita disse: "Mhario, o Terecô é mais do que uma prática religiosa, o Terecô é uma manifestação de resistência e identidade cultural. E eu posso dizer que Codó respira o Terecô por causa de mim. Isso foi essencial para tornar Codó a cidade conhecida no mundo inteiro como é hoje."
Pelo que contou no vídeo, publicado abaixo, Bita do Barão deu a ideia de ser (enquanto vivo) um testemunho de resiliência, fé e contribuição cultural. Ele personificou a força do Terecô e sua capacidade de conectar pessoas de diferentes origens. Nessa entrevista, segundo um repórter da "National Geographic", que cobria os festejos da Tenda do Bita do Barão, naquele mês, ouvido pelo amigo José Salim que foi pessoalmente assistir aos festejos a convite de Bita, a fala do Pai de Santo "é uma peça essencial para compreender não apenas sua vida, mas também o impacto das religiões afro-brasileiras no contexto social e cultural do Brasil".
Desta forma, mesmo com a morte do líder espiritual do Terecô, seu trabalho continua por meio de sua filha, que agora lidera a tenda em Codó. Isso demonstra a importância da continuidade na tradição do Terecô, garantindo que seus ensinamentos e práticas permaneçam vivos.
VÍDEO-BÔNUS
O SEGREDO DE BITA DO BARÃO