Maura Luza Frazão, da Academia Poética Brasileira, seccional MA
Embarcar nas asas da fênix ou da borboleta da poeta Joizacawpy foi mágico, levando todos que se encontravam no auditório da AMEI a um voo, ora nas asas da fênix, ora nas asas da borboleta. E como no sonho de Ícaro ela se desprendeu, levitou entre voos suaves e rasantes.
Numa energia poética harmoniosa deu-se o lançamento de sua quarta obra solo, seus olhos reluziam a beleza das mais intensas emoções, desse modo uma onda contagiante de sentimentos e inspiração pairou sobre aquele momento.
O título DEIXA-ME VOAR, foi cuidadosamente pensado para garantir que o leitor tenha prazer e curiosidade ao ler, dividido em três sessões. A primeira sessão - poesias paridas de suas entranhas, que ora revela introspecção, ora revela o que percebe a sua volta; a segunda sessão - homenagens às suas referências de grandes nomes em cuja fonte bebeu a inspiração; Na terceira sessão - uma sessão dedicada ao poeta Gonçalves Dias, a quem a autora chama de Poeta maior, ou Gigante de Caxias. O livro conta com ilustrações feita por Joice Henriete, irmã da escritora.
Logo no início da cerimônia o seu sobrinho e afilhado João Paulo lhe presenteou com um belíssimo buquê de rosas vermelhas, que arrancaram suspiros da plateia.
Assim, a solenidade seguiu um curso no qual todos que ali estavam embarcaram na poesia da Joiza, olhares atentos emoções pulsantes em um cenário onde reinavam sentimentos. Muitos poetas e escritores se fizeram presentes. Maura Luza Frazão fez a apresentação do livro feita por sua irmã, a Assistente Social, poeta e escritora Nauza Luza Martins, Maura Luza ainda brindou a escritora com um lindo poema intitulado “Uma poeta singular” em sua homenagem, levando-a as lágrimas.
A poeta e presidente do C.E.M Ray Brandão, fez a leitura da contracapa e saudou a autora com uma linda análise sobre seu livro comparando-a com o célebre escritor checo-francês Millan Kundera com sua “A Insustentável Leveza do Ser”; o poeta Jonilson Bogéa declamou o poema “Viagem” uma referência a Dom Quixote de Miguel de Cervantes, e também rendeu-lhe homenagem; Ingrid Froes cantora e Poetisa Declamou “O Poeta Maior” uma linda homenagem da autora a Gonçalves Dias.
Na sequência Jeanderson Mafra entoou o poema “Ainda Tem Luz”, um tributo de Joiza às inocentes vítimas da guerra; e Kátia Cilene cordelista e intérprete declamou “Rainha das matas”, exaltação aos povos indígenas.
A cordelista Goreth Pereira fez homenagem a escritora com o lindo e significativo cordel “Voar nas asas da inspiração”; a poeta Carla Castro tomada de emoção leu o texto que encerra o livro “Deixa-me voar”, além de fazer uma análise profunda sobre os traços poéticos e filosóficos da querida Joizacawpy.
Em seu discurso a escritora agradeceu a todos os presentes, primeiro fez uma saudação a Deus, saudou a família em nome de seu pai João Batista de sua mãe Raimunda e de sua tia Izabel.
Também estiveram presentes representantes de vários sodalícios como, Fátima Travassos
(AVL), Greyce Soares (AZL), Clores Holanda (AMT, ALL), Cel. Lopes (AMCLAM), Walterline Maia (AMCBA), e muitos membros de Coletivo de Escritores Maranhense (CEM) e a Academia Poética Brasileira (APB) foi representada pelas confreiras Joizacawpy e Maura Luza. Registrada a presença da amiga da Joiza, a Antonieta Lago - Secretária de Estado da Mulher (SEMU) e Fernanda Muniz – Diretora do TRT – MA.
Para brindar a linda noite Joiza presenteou seus convidados com uma música “A Ilha” letra de sua autoria e arranjo de Mhário Lincoln Presidente da Academia Poética Brasileira - APB, que também fez o prefácio e a capa do livro DEIXA-ME VOAR.
Logo após seguiu-se a sessão de autógrafos, enquanto suas irmãs Joice e Helen ofertavam aos convidados deliciosos docinhos (bem-casados).
Texto de: Maura Luza Frazão para a Plataforma do Fcetubes.
Professora, Poeta e Ativista Literária