Mulher Babaçu, especial para a Plataforma do Facetubes
Abaixo, o belo texto escrito pelo autor, Jeanderson Mafra, sobre o lançamento de "Ode Ao Rito Primevo":
Ainda buscando palavras para versar sobre o primeiro lançamento de "Ode Ao Rito Primevo", na noite de ontem... Me sinto até então suspenso sobre as sensações que povoaram a noite e as impressões que poderia fazer delas. Mas apenas esta suspensão basta, apenas o sentido onde ela se paira, talvez seja suficiente (E penso que é!)
Perdido assim numa onda que nos ausenta, no distanciamento necessário para ver melhor, não poderia deixar de insistir nas palavras; palavras de agradecimento a todos os presentes numa noite chuvosa de quarta-feira buscando refúgio sob a aura de uma solenidade da alma poética, e que fizeram mais do que vibrar com as sensações: produziram elas. Deram vida às emoções que cada poema de "Ode Ao Rito Primevo" pôde trazer a cada um que se dispôs a decifrar a mensagem ali latente e assim evocar essa catarse, esta nitidez que eterniza num átimo.
Me senti como na primeira vez, quando ela me conduziu a seu átrio secreto, numa hora solitária de reencontro consigo, onde a tristeza se transmuta em alegria e torpor. Ouso afirmar que este foi o meu primeiro livro de poesia, o início; o primevo cântico para aquela da qual sou um amante discreto, aquela a quem busco nos sonhos e que me seduz sem tempo exato onde esteja: a Poesia.
Sem mais, meu agradecimento especial é infinito: vai para o Coletivo de Escritores Maranhenses (CEM) dirigido por mulheres notáveis neste tecer da palavra criativa no Maranhão, dentre as quais cito: Ray Brandão e Joizacawpy Muniz Costa, Presidente e Vice-presidente desta agremiação literária que muito têm feito pela Literatura em tão pouco tempo de fundação. Um sodalício novo que faz mais que o esperado, preenchendo uma lacuna pública com maestria, promovendo a Poesia de modo surpreendente e admirável, com a elegância e finesse que só o feminino traduz. Tantos são os novos poetas e poetisas que ali se postam no culto à Musa - em torno desta fonte que sacia a alma sedenta por inspiração - que as gerações vindouras podem se sentir privilegiadas de seu legado!
Agradeço igualmente ao Sarau Poético Ludovicense por ser parte dessa construção pioneira de renovo da Poesia, em especial a seus veteranos Charles Simões, Andrea Farias e Jhuliene Santos, verdadeiros amantes da Poesia. Todos em união semeamos a arte poética nesta Cidade e Estado repleto de talentos por despertar e mister de serem despertos.
Estendo este agradecimento ao Diretor da Galeria Trapiche , Uimar Gama Junior Rocha, talentoso ator e poeta que sempre acolhe os artistas neste dispositivo público tão essencial para as artes em geral.
A todos os amigos e convidados presentes; àqueles e aquelas que já sabem o valor da Literatura e como ela é responsável por manter a memória de um povo viva e dar sentido à breve existência; à Poesia que sempre nos acompanha desde o nascimento até o último dia, dedico esta Ode!
Jeanderson Mafra, 13 de Março de 2025.