Coluna de Cordeiro Filho
COISAS QUE NUNCA VÃO SE APAGAR
Esta foto quem a fez foi o também jornalista Joel Jacinto, num momento de relaxamento nos corredores da Câmara Municipal de São Luís com o meu amigo, já falecido, Djalma Rodrigues.
Pois bem, há 7 anos publiquei essa nfoto com a legenda:“Hoje pela manhã estava eu conversando com meu amigo Djalma Rodrigues (jornalista/radialista), quando o outro jornalista Joel Jacinto fotografou este momento sem antes fazer uma gozação, lembrando a longa carreira nossa na imprensa. Eu como o Djalma, damos o nosso expediente ao Parlamento Mirim-Câmara Municipal de São Luís, todos os dias”.
O Djalma faz falta pra família e pros amigos
Logo que Djalma começou a luta contra o câncer, ele foi lá no meu Studio ali no Beco da Pacotilha - Centro Histórico de nossa amada cidade, me falar do seu desejo de reunir as suas crônicas num livro, além da memória afetiva da sua amada mãe Bibi.
Imediatamente me ofereci pra ajuda-lo neste projeto e logo me fez o convite pra fazer a capa deste livro.
Ele então me disse que gostaria que eu retratasse um dos momentos tristes que ele passou ainda jovem, quando a sua Bibi subiu aos céus.
No espaço de idas e vindas ao hospital, ele me visitava e falava da esperança de ficar curado.
Eu o animava dando força a este extraordinário amigo.
Enfim um dia ele me ligou cobrando o desenho e eu disse passa aqui pra você dizer se o trabalho tava dentro do espírito do seu pensamento.
Entreguei e só voltamos nos falar pelo telefone.
Passado uma semana, ele teve que ser internado e aí o final vocês já sabem qual foi.
Djalma nos deixou, mas ficou um legado de trabalho e retidão!
CHUVAS DIÁRIAS EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
As chuvas deste ano de 2025 têm sido intensas.
O serviço de meteorologia anuncia que até o mês de maio teremos chuvas fortes a tarde e a noite, chegando a 10 a 30 milímetros.
No mês de fevereiro e março as chuvas têm mostrado que as previsões estão se confirmando.
Devemos nos preparar para o mês de abril, que conforme o adágio popular - Abril chuvas mil!!! Nas fotos mostro uma cena diária das pessoas se protegendo das Águas de Março.
A HISTÓRIA DOS CAFÉS
Na postagem de ontem sobre os Cafés, deixei de publicar esta foto (P&B) que eu colorizei há muito tempo.
Só hoje eu encontrei-a e estou publicando.
A localização era na fachada da Casa das Tulhas na Rua da Estrela, sendo que o Café La Touche ficava ao lado do Café Petit e o Café Mineiro ficava em frente da Casa das Tulhas - Feira da Praia Grande.
CAFÉ LA TOUCHE ERA UM LOCAL DE ENCONTROS E BATE PAPOS
Hoje pela manhã, logo cedo, entrei na quitanda do Seu Carinho - já falecido, ali no Mercado Central. Faço compras nesta quitanda vez por outra. Estava eu a procura do feijão "Branco Quebra Cadeiras e o feijão Vermelho pra Adriana de Sena fazer um Baião de Dois. O feijão vermelho está em falta.
Mais uma vez esta máquina de fazer torrefação me chamou à atenção porque é um equipamento antigo (80 anos de fabricada), conforme a dona do estabelecimento. O Mais incrível é que está máquina ainda funciona.
Lembro-me dos Cafés de São Luís. Na Praia Grande tinha o Cafe Petit, Café La Touche e o Café Mineiro. Na praça João Lisboa tinha o Café Serra, local que foi palco de um crime de grande repercussão na cidade, o jornalista Otelino Nova Alves fora assassinado.
Essas lembranças me vêm como um flash, e então me recordo das viagens que meu pai Seu Ribamar Cordeiro fazia semanalmente nos armazéns da Praia Grande. Quando eu estava de férias, meu pai me trazia com ele e eu gostava muito deste passeio. Papai fazia as compras pra nossa quitanda lá do Anil e eu aprendia os segredos dos negócios.
O ponto alto pra mim, era o momento que encerava as compras e então subíamos para o Largo do Carmo para fazermos um lanche no Moto Bar. Lá eu pedia um pastel de carne com um copo de refresco de maracujá. Papai a essas alturas já tinha encontrado algum amigo, o qual devidia uma cerveja Antártica casco escuro.
Findo este Pit Stop, pegávamos um Jipe de Aluguel e voltávamos à Praia Grande para pegar as compras que já estavam separadas, só esperando para recebermos. Voltávamos já no começo da tarde, de barriga cheia e um monte de histórias na cabeças para dividir com a mamãe Nadir e com meus irmãos. Era feliz e eu sabia!
ELES DIZEM, EU ASSINO EMBAIXO
DISSE JUSCELINO RESENDE, no dia 23 de fevereiro de 2025, em suas páginas das Redes Sociais: “Orgulho do meu Maranhão e da minha São Luís! ❤️????????????É muito gratificante ver a nossa Capital Nacional do Reggae receber essa linda homenagem da Blitz! No programa Altas Horas, Evandro Mesquita cantou sua música autoral “Reggae de São Luís”, traduzindo toda a cultura e identidade desse lugar tão especial. Muito obrigado e parabéns, turma!”
****
E Por falar em Reggae,
DEU NO "JORNAL DA MÚSICA DA JAMAICA/Curitiba-PR"
ESSA VEM DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
(NOVO REGGAE DE MHARIO LINCOLN COM A BANDA ABABURUS):
"Uma letra fantástica do novo reggae de Mhario Lincoln. O novo reggae que vai incendiar sua alma, seu espírito, seu coração e sua vida. Clica, baixa e deixe o like. Não esqueça de se inscrever no canal que eu simplesmente AMEI, para ouvir tudo que é bom na internet BAIXE o LINK da música para compartilhar com todos que gostam de uma boa 'pedrada-raiz'." Ramón Diaz, jornalista jamaicano.
Ouça o trailer e se APAIXONE:
Música completa: https://www.youtube.com/shorts/IcsqajeJJL0