Terça, 22 de Abril de 2025
13°C 21°C
Curitiba, PR
Publicidade

AO MHARIO LINCOLN, neste 27 de março de 2025

Edmilson Sanches é convidado da Academia Poética Brasileira.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Edmilson Sanches
27/03/2025 às 10h53
AO MHARIO LINCOLN, neste 27 de março de 2025
MHL & Edmilson Sanches

Edmilson Sanches

 

Mhario Lincoln Felix Santos não é uma pessoa. É um elenco delas.

Antes de tornar-se espírita, já era médium, isto é, um meio, um instrumento, um intermediador, aquele que, neste mundo mundano, profano, laico, secular, facilita a comunicação entre os diversos, os muitos espíritos de Luz, da Literatura, da Música, da Arte e da Cultura em geral.

Sim, há seres luzeiros, há estes luminares além e mesmo antes da existência das doutrinas filosófico-religiosas de  -- graças a Deus! -- excepcional contribuição para o aperfeiçoamento moral e espiritual do ser humano e prática de sua propensão para a generosidade.

Nascido em 27 de março de 1954, ele é “da Ilha”, de São Luís, ludovicense com ascendência libanesa (é só ver as ventas, e o sobrenome Felix). 

Mhario Lincoln não parece ser esse pré-setentão que sua carteira de identidade alardeia em segredo. Muito ao contrário, e paradoxalmente, Mhario Lincoln parece ter todas as idades: a da eterna juventude, por seu espírito sadiamente inquieto e positivamente realizador e renovador; e a da plena e prazerosa maturidade, rica em saberes e experiente em habilidades, indulgente com os inconformismos e inconformidades humanos e exigente com o que quer para a essência de si mesmo.

Sendo, mais que uma pessoa, um “cast” delas, Mhario Lincoln é o jornalista experiente, o escritor producente, o advogado assente, o músico comovente, o amigo presente, além de gestor competente e editor consciente de uma plataforma digital  -- FACETUBES – que, dedicada à Literatura, à Arte, à Música, teima em ousar agregar versos virtuosos ao universo virtual.

Mhario Lincoln, assim, nem precisaria completar anos, pois já tem todas as idades. E neste 2023, quando completa 69, ele adiciona mais uma efeméride, uma efemeridade (efêmera idade): debutante, faz 15 anos de Curitiba, a bela capital paranaense para onde mudou-se com mala, talento e cuia.

*

Mais que ceder (muito) espaço em sua plataforma para as coisas (apoucadas) que escrevo, Mhario Lincoln tem-me (con)cedido alongados tempos em regulares conversas por telefone. São dezenas e dezenas de minutos em que falamos um para o outro e ouvimos um do outro palavras que, espiritual e espiritamente, são em verdade o meio que incorpora e traduz, revela e reluz, apreende e conduz percepções e emoções, saberes e sentimentos sobre Céus e Terra, Caos e Cosmos “y otras cositas más”, coisas e causas do mundo, dos seres e haveres que o habitam e dos pensares, penares e pesares que habitam neles.

*

Ao oceano de abraços, cumprimentos e homenagens de que Mhario Lincoln certamente será alvo, ajunto esta diminuta, líquida e incerta gota d’água, cuja maior qualidade é não ter nenhuma  -- pois, mantendo-se inodora, insípida e incolor, deixará que permaneça imarcescível, inalterável, o frescor de todos os cheiros, o viço de todos os gostos e o vigor de todas as cores que molduram a vida desse bom maranhense, homem-mar, homem-rio  -- Mhario.

Que neste 27 de março, Mhario Lincoln, seu Contrato com a Vida, a Espiritualidade e a Cultura se renove por muitos e muitos anos.

Felicidades.

EDMILSON SANCHES
[email protected]
www.edmilson-sanches.webnode.page 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
JaimeHá 2 semanas BSB/DFPresidente magnífica publicação!!!
Gc. L.jHá 4 semanas Curitiba PR Uma grande chance para conhecer o Mhario Lincoln.
Marcio ValleHá 4 semanas Brasília DfCom respeito Edmilson Sanches um bom texto.
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias