Segunda, 21 de Abril de 2025
14°C 21°C
Curitiba, PR
Publicidade

MHARIO LINCOLN 71 ANOS BEM VIVIDOS, UM RELATO DE AMIZADE E APRENDIZADO.

Joizacawpy Costa é membro da Academia Poética Brasileira

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Joizacawpy Costa
27/03/2025 às 11h28 Atualizada em 27/03/2025 às 11h40
MHARIO LINCOLN 71 ANOS BEM VIVIDOS, UM RELATO DE AMIZADE E APRENDIZADO.
Joizacawpy Costa & Mhario LIncoln 27.03 2025

 

Joizacawpy Costa

 

Mhario Lincoln incansável propagador da literatura, das artes, da cultura em geral. Mhario foi um presente que ganhei das mãos da minha amiga Maura Luza intermediado por sua irmã Nauza Luza Martins. O cenário desse encontro não poderia ser outro senão a FELIS, em São Luís do Maranhão.

 

Pedro Sampaio cordelista Cearense membro da APB e grande amigo de Lincoln, veio de Fortaleza prestar-lhe homenagem na Feira do livro de São  Luís lembro-me como se fosse hoje, nos reunimos no stand da Galeria Trapiche, Mhario, Pedro, Maura, Uimar e eu, e a roda do cordel começou,  numa sintonia poética espontânea percorremos a história desse grande nome das letras da comunicação do direito, das artes...,  foi um momento único  e marcante, depois o poeta Pedro Sampaio fez a homenagem para o público em geral.

 

E na feira de 2021, eu e Maura fomos incansáveis companhia para o mestre, foi muito especial, logo de início começamos a aprender com seu jeito educado e acolhedor de ser.

 

Um dia marcamos um encontro na AMEI outro templo da literatura, lá conversamos muito e tivemos o privilégio de sermos entrevistadas por esse ícone. A conversa foi tranquila conduzida de forma natural o que nos deixou à vontade e seguras em nossas respostas.

 

Minhas amigas Joiza e Maura Frazão.

Acabada a entrevista ele pediu a Maura uma resenha em spina da obra “A Bula dos Sete Pecados”, os olhos dela quase saltaram, a mim entregou o livro devidamente autografado e deixou-me livre, disse, faça a leitura e escreva suas impressões.  Minha amiga disse e agora como vou resenhar um livro em spina? Não falei nada sabia que ela conseguiria de alguma forma. Eu já tinha lido algumas resenhas literárias principalmente a de nosso querido mestre. Comecei a leitura e concomitantemente escrevia minhas impressões, quando terminei passei para escrita formal e de maneira muito determinada fui dando forma ao texto, quando terminei fiquei emocionada, sim eu tinha feito algo digno dele e de seu trabalho, minha amiga surpreendeu e mandou para que eu visse e opinasse sobre seu texto um colar de spina, fiquei imensamente emocionada, estava perfeito. Ele recebeu nossos textos e ficou imensamente feliz, a partir daí nossas vidas literárias não tinham mais como se dissociar.

 

Mhario talvez tu mesmo sabendo de sua imensa capacidade intelectual, não coloca a vaidade a frente da força de sua pena, eis um profissional admirável uma verdadeira referência literária e jornalística, todas as vezes que me apresento como colunista literária do Facetubes tenho o prazer de dizer cujo editor chefe é Mhario Lincoln, a maioria esboça uma atitude de admiração e quando não sabem digo, filho da jornalista Flor de Lys. Quanto as minhas leituras sobre suas obras digo que, Ina a Violação do Sagrado é  uma das minha preferências tanto que eu resenhei, só  uma mente como a sua seria capaz de transformar uma tragédia, o naufrágio  do terceiro maior graneleiro do mundo em um livro surpreendente, introduzindo a essa narrativa o Sagrado a crença  de origem afrodescendente e um livro que poderia talvez ser desinteressante  para quem não manja de engenharia, cheio de termos técnicos e relatórios específicos, ações jurídicas tornou-se uma leitura curiosa e prazerosa da forma como escreveste e da ideia de trazer a princesa Ina e outros entidades desse mundo Sagrado cheio de mistérios e possibilidades, foi primordial para desenvoltura da narrativa e São 20 mil cópias espalhadas pelo mundo, esse é um certificado de sua excelência.

 

Hoje comungo de sua companhia amiga e tenho o privilégio de escrever para uma plataforma séria e cheia de responsabilidade com o texto e com a verdade, serei infinitamente grata por te conhecer. Embaixador universal da Paz, pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La paix, Suisse/france, uma honraria, e um título digno de sua pessoa.

 

 

Uma entidade transcendental

Mhário Lincoln...

Um ser humano que não cabe definição

De sublime transcendência

Pungentes elocubrações

Um ícone jornalista maranhense

Nasceu agraciado de latente percepção.

 

Mhário Lincoln...

Ilustre erudita

Visionário por natureza

Seus dons literários

São iguarias de fino trato

Presença maranhense na literatura brasileira.

 

Mhário Lincoln...

Intrinsecamente holístico

Com dons plurais

Espiritualmente regidos

Pincelando suas inspirações poéticas

Com adornos filosóficos e epistemológicos.

 

Mhário Lincoln...

Um exímio alquimista

Maestro em redefinição

Mago das letras e das artes

Suas inspirações e conjecturas

São verdadeiras obras de arte.

 

Maura Luza Frazão. São Luís – MA/Brasil.

 

*******

VÍDEO-BÔNUS

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Amanda Amorim Há 3 semanas São Luís Parabéns pela maravilhosa matéria, Joizacawpy. Explanou bem a pessoa e percurso literário de seu amigo Mhário.
MARIA NAUZA LUZA MARTINSHá 4 semanas BrasíliaEstou emocionada aqui com a homenagem da querida Joiza Costa e da minha irmã Maura Luza. Assino embaixo tudo o que foi dito e poetizado por elas. Conheci Mhario Lincoln e sua mãe Flor de Liz na minha juventude em São Luís/MA quando cursava Faculdade de Serviço Social e trabalhava como recepcionista do Hotel Quadro Rodas. Ambos reuniam a alta sociedade maranhense em festas incríveis lá. Nos reencontramos após 40 anos eu em Brasília ele em Curitiba. Feliz encontro por meio da poesia. Feliz niver!
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias