Enviado por: Wellington Reis
Nota do Editor: É impossível deixar de seguir a página "São Luís Memória", no Facebook. Certamente, além de ser um momento pedagógico, é um documento importantíssimopara a vida ludovicenbse, haja vista pérolas que são publicadas. Uma delas, peço permissão aos idealizados da página (se dizem anônimos) para reproduzir esse magnífico texto:
Bumba Meu Boi da Madre Deus, Madre Deus, décadas de 1970/1980
Imagens que registram o Boi da Madre Deus(@boidamadredeus), um dos destaques na sequência de fotos é a figura de Hermenegildo Tiburcio da Silva, mais conhecido como Tabaco.
O Tabaco era o dono/patrão do Boi da Madre Deus. Tabaco é considerado um dos maiores baluartes da Madre Deus, fortemente envolvido com o Bumba Boi e com o Samba e Carnaval por causa da Turma do Quinto.
Provavelmente, essas fotos foram feitas na Madre Deus, na casa de Tabaco. Além do Tabaco, outra figura importante era o irmão do Tabaco, o Manoel Pinto. Manoel Pinto era um dos organizadores do boi e responsável pela maioria das indumentárias de pena da brincadeira.
Essas belíssimas fotografias foram feitas pelo saudoso fotógrafo pernambucano Carlos da Silva Assunção Filho (1950-2019), conhecido como CAFi(@cafidigital). CAFi ficou muito conhecido na indústria fonográfica devido a suas fotografias que se tornaram capas icônicas da MPB, no total de mais de 260 capas de discos.
Além das capas de discos, CAFI retratou e teve participação em movimentos culturais, realizou diversas exposições e também retratou vários lugares do Brasil, o seu povo e a sua cultura plural.
O Bumba Meu Boi do Maranhão foi registrado pelas suas lentes. Essas imagens feitas na Madre Deus, parece uma apresentação do Bumba Meu Boi de Matraca para o fotógrafo pernambucano. As fotos do boi, trajes, instrumentos e personagens, fazem parte da brincadeira.
Cada fotografia tem uma história que pode ser contada em conjunto entre o fotógrafo e os nossos olhares.
*****
Texto e Pesquisa: São Luís Memória(@slzmemoria)/Fotos CAFI.