JORNAL DA MÚSICA DA JAMAICA/Curitiba-PR
Ramón Diaz, jornalista
Como crítico musical e grande apreciador do reggae, é impossível não exaltar o peso e a vibração que o Maranhão carrega nesse ritmo inconfundível. Aliás, São Luís é conhecida como a “Jamaica Brasileira”. A cena regueira maranhense, segundo registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), ganhou força a partir da década de 1970, quando a ilha começou a receber influência direta dos visitantes e marinheiros que aportavam no "Itaqui", trazendo seus disco de vinil de jamaicanos regueiros famosos. A partir daí, surgiram as originais “radiolas” — paredões de som que embalam festas ao ar livre, transformando as noites de São Luís em verdadeiros encontros de energia e cultura.
No coração dessa efervescência cultural, surge o músico e compositor Mhario Lincoln, (em mais uma parceria de sucesso com um dos gigantes da música brasileira, o mestre Chiquinho França (mais de 30 composições juntos, desde 2014) que traz, em seu novo reggae “INCENDEIA”, toda a chama das noites quentes do Maranhão. A letra, compartilhada de positividade e reggae-raiz jamaicano, é um convite irresistível para balançar o corpo e reacender a alma, nessa produção maravilhosa e autêntica de Chiquinho França e interpretação impecável de TERESA CANTO.
Não é à toa que INCENDEIA vem sendo aclamada como a nova promessa do reggae-raiz no Brasil. Quem já pôde conferir — e eu me incluo nessa lista — garante que a música tem tudo para conquistar não apenas os maranhenses, mas admiradores do reggae em todos os cantos do país.
A tradição do reggae no Maranhão também é reforçada por pesquisadores locais que veem nessa manifestação cultural um símbolo de resistência, alegria e integração social. Relatos da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão apontam como eventos emblemáticos como célebres “festas de radiola” e bares lendários, como o antigo “Chama-Maré”, onde o público se entregava à sintonia contagiante entre vocais, linhas de baixo marcantes e batidas envolventes. “INCENDEIA” honra e renova essa herança, fazendo jus à fama de São Luís como principal representante do reggae brasileiro.
Lá, é possível baixar todo o conteúdo gratuitamente e compartilhar as músicas, histórias e poesias. E, claro, não deixe de ouvir “INCENDEIA” todas as vezes que seu coração pedir: é o tipo de reggae que faz a gente se sentir em casa, onde quer que você esteja. Agora, só ouvir abaixo ou se quiser, ouça o original em:
VÍDEO-BÔNUS
(REGISTRO: AMAR/SOMBRAS)