Por Mhario Lincoln, editor sênior da Plataforma Nacional do Facetubes
Sempre que ouço músicas ou leio seus poemas, sinto realmente algo muito especial acontecer comigo, haja vista essa grande capacidade de ALEX BRASIL em fazer do simples, um clássico. Em fazer de uma nota aguda, uma sinfônica de ideias e sensações que ultrapassam o papel e atingem, como flexa, o coração do leitor.
Não tinha jeito de não sentir lendo "Uma Só Vez". Então, como produtor de IA, decidi transformar em canção. Essa minha atitude é apenas ilustrativa. Claro que se Alex Brasil quiser gravar "avera", será uma honra para mim.
Mas o contexto, mesmo, é a força da letra, mesmo porque, a poesia é uma lâmina poética que corta fundo na alma. Nesse caso específico alexiano, esses versos, em minha opinião pessoal, evocam a dor da saudade e, como "uma faca de mil lâminas", a música transforma o sentimento em uma 'entidade' quase física, capaz de ferir, sem matar! (Essa imagem é lindíssima).
Desta forma, a força lírica da poética alexiana acaba confessando ter deixado um amor verdadeiro para trás, buscando outros braços sem considerar o que estava perdendo. Agora, no vazio de mil horas, ele reconhece que "só uma vez se ama", uma constatação que ressoa com a ideia de que alguns amores são únicos e insubstituíveis.
Imediatamente ao ler isso, fui buscar para a mesma mesa, o imensurável Mário Quintana que, em seu poema "Do Amoroso Esquecimento", escreveu:
"Eu, agora – que desfecho! / Já nem penso mais em ti.../ Mas será que nunca deixo/ De lembrar que te esqueci?"
Já, "Uma Vez Só" é uma reflexão sobre as escolhas que fazemos e as consequências que elas trazem. É um lembrete de que o amor verdadeiro, uma vez perdido, pode deixar uma saudade que nunca se apaga completamente.
Eu me lembrei muito de mim mesmo, caro Alex. Por isso essa vontade incontrolável que tive de escrever, ao ler "Uma Só Vez". Obrigado por me fazer recordar, no alto de meus 71 anos, coisas lindas que aconteceram comigo em um passado não tão distante assim. Beijos no coração, poeta!
Em tempo: quero agradecer também a Meirelles Junior. São dele as fotos que usei nesse vídeo.
Mhario Lincoln é presidente da Academia Poética Brasileira.
VÍDEO-BÔNUS
Ouça a música completa:
EXCLUSIVO A CURIOSIDADE “MATA”. MAS, ANTES, DIVERTE — E ENSINA
Convidados APB 29 DE AGOSTO DO IPIRANGA AO TRATADO DE PAZ E AMIZADE
FORRÓ PÉ-DE-SERRA É hora de mostrar quem luta para garantir a permanência do Forró Pé-de-Serra
EXCLUSIVO Jamilsen Jansen: viajar pelo Nordeste é uma forma de preservar a cultura
Alzheimer Alzheimer: encontro em Curitiba coloca no centro do debate os direitos de quem vive com demência
Literatura Gótica Aluísio Azevedo Gótico: Lourival Serejo restitui uma vertente da obra do escritor ao debate literário brasileiro Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 12° Máx. 18°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 21°
Chuva
EDITORIAL DE HOJE Euclides Moreira Neto: “CARNAVAL NÃO SE FAZ NO SILÊNCIO”
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA 29 DE AGOSTO DO IPIRANGA AO TRATADO DE PAZ E AMIZADE
AUGUSTO PELLEGRINI Augusto Pellegrini: As Cores do Swing - Bill Hollman, Billy Eckstine, Billy May
COLUNA DA AMCLAM - Academia Maranhense de Ciencia, Letras e Artes Militares Rumo aos 200 Anos: PMMA celebra o Dia do Soldado e Dia dos Veteranos