PEDRO SAMPAIO: prezados Senhores e Senhoras; Confrades e Confreiras da APB.
Ao tomar conhecimento da indicação da conterrânea cearense Antônia Aldira Martins da Silva, para ocupar uma cadeira de número 46, patroneado pelo membro-fundador, poeta e escritor Francisco Eliúde, na Academia Poética Brasileira (APB), eu vibrei. Vibrei em ser conhecedor da sua condição não só de apologista das nossas raízes culturais, mas por ser também promovente e atuante na cena cultural cearense e nordestina como um personagem dos mais importantes.
A Enfermeira, Zabumbeira, Trianguleira, Vaqueira, Sanfoneira, Poetisa e Compositora, tem se destacado por sua garra e determinação no cenário cultural tendo sido seu trabalho reconhecido por muitos em homenagens a ela destinada.
A Colônia Gonzagueana Cearense e Piauiense tem registros desse reconhecimento pela dedicação de Aldira Martins à Procissão das Sanfonas de Teresina e Troféu Centenário em Fortaleza.
Essas experiências foram levadas por ela à Maracanaú que seguiu a idéia e à Escola de Sanfonas desse município, onde Aldira é aluna e entrou na realização da primeira edição em 2024.
A Procissão das Sanfonas de Canindé idealizada pelo Jornalista e RADIALISTA Chico Carloto, o maior no centro de Romarias Franciscana do hemisfério sul, vem contando com o apoio de Aldira na participação e produção de documentários na parceria de Victor Tatoo Produções Audiovisuais a exemplo de outros eventos como: Documentário sobre Onildo Almeida e a sua Caruaru a Capital do Forró onde Aldira atuou no TROFÉU ONILDO ALMEIDA realizado pelo CTCN Centro de Tradições Culturais do Nordeste comandado pelo Repórter Fotográfico Armando Lima e agora recente integrou-se no Primeiro Cortejo das Sanfonas de Caruaru recebendo dessa entidade CTCN o título de Embaixadora Cultural do Nordeste e dia 30 de Maio de 2025 será umas das pernonalidades homenageadas na Primeira Procissão das Sanfonas de Maranguape terra de Chico Anísio.
Aldira tem se destacado em varias composições em variados estilos e participado de vídeo clipes marcantes como foi em São Luís do Maranhão ao lado do gênio Chiquinho França.
Porém destaco como obra gigantesca de Aldira uma ferramenta que ela usa na sua missão de salvar vidas nos plantões da enfermagem em UTI's e enfermarias entre um procedimento e outro cria poemas com mensagens motivacionais e de fé alcançando o coração de muitos pacientes que se entrelaçam afetivamente com a Enfermeira/Poetisa/Enfermeira que não mede esforços também para em datas festivas levar um Trio de Forró para alegrar os pacientes em unidades hospitalares.
E pra fechar, ressalto um aspecto que virou marca na vida de Aldira Martins, que é o seu aniversário cultural e solidário a cada ano tem um Tema Nordestino e os convidados são lembrados a não levarem presente para aniversariante e sim, levarem Leites, Massas, Fraldas Geriátricas e Produtos de Limpeza e Higiene Pessoal. Toda a arrecadação que aumenta em cada edição é destinada a um Abrigo de Idosos como exemplo a Casa Sábios.
Fico muito orgulhoso como membro desse magnânimo Silogeu pela efetivação de Aldira Martins para atingir a condição de ser chamada Confreira pelos Apbeanos. Prérequisitos ela teve de sobra para ser escolhida. Por isso, contribuirá e honrará nossos estutos.
Com meus votos de apreço aos responsáveis pela avaliação de ingressandos, meu abraço fraterno.
Pedro Sampaio
Vice Presidente APB Seccional Cearense
------------
Indico para o Vídeo-Bônus, recente trabalho de ALDIRA MARTINS que, ao lado do membro APB e compositor Chquinho França, interpretaram a música de Mhario Lincoln: EVA DO NORDESTE. Ambos deram o de melhor para o engrandecimento desse clipe musical gravado pela Victor Tatoo Produções Audiovisuais nas matas do bairro de Maracanã, dentro da Ilha de São Luís-MA.
DECISÃO PLENÁRIA