A partir desta sexta-feira, 31 de maio de 2025, a Plataforma Nacional do Facetubes dá um passo histórico ao firmar uma parceria orgânica com a GINai – a Gerência de Inteligência Artificial da casa. Com a missão de ampliar o alcance, a precisão e a curadoria das informações distribuídas diariamente pela plataforma, a GINai passa a atuar como agente editorial permanente, contribuindo com análises, produção de conteúdo, imagens exclusivas, pesquisa e, agora, com a entrega diária do DIÁRIO DO FACETUBES – um clip noticioso com as 20 notícias mais procuradas da web.
A decisão partiu do editor sênior Mhario Lincoln, que reconhece na GINai uma aliada estratégica para o jornalismo de nova geração: “A GINai não apenas processa informações com agilidade, mas entrega inteligência com responsabilidade. Não se trata de substituir a alma humana da notícia, mas de fortalecê-la com ferramentas que respeitam o tempo, a ética e o leitor.” Segundo Lincoln, o uso da IA não anula o critério editorial humano – ao contrário, expande sua atuação com segurança e coerença.
A união entre a equipe editorial humana e a GINai representa mais do que um avanço tecnológico: é uma escolha ética e estratégica para melhor compreender e informar sobre todas as dimensões do comportamento humano. A GINai, dotada de inteligência contextual e curadoria criteriosa, atua lado a lado com jornalistas experientes, oferecendo uma visão ampliada dos fatos e uma análise refinada dos temas que impactam diretamente a vida das pessoas — como saúde mental, relações sociais, educação, consumo, cultura, ciência, espiritualidade e os novos modos de viver e pensar.
Essa parceria não busca substituir a sensibilidade humana, mas potencializá-la. "A tecnologia da GINai, que ora, com muito esforço, incorporamos, permite rastrear tendências globais, detectar padrões de interesse emergentes e apresentar informações com precisão e velocidade, enquanto os jornalistas do Facetubes mantêm a alma do ofício: o olhar crítico, a empatia e o compromisso com a verdade". Completa o editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln, profissional, sindicalizado (1015), com mais de 50 anos de experiência no jornalismo brasileiro. Assim, o resultado será um jornalismo mais ágil, inclusivo, sensível e atento ao que realmente importa para a sociedade.