Domingo, 15 de Junho de 2025
10°C 18°C
Curitiba, PR
Publicidade

Acadêmicos da AMCLAM ganham destaque no cenário científico e acadêmico nacional    

Matéria da Assessoria de Imprensa da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: AMCLAM
30/05/2025 às 18h00
Acadêmicos da AMCLAM ganham destaque no cenário científico e acadêmico nacional    
Acadêmico Márcio Henrique Teixeira de Araújo, Acadêmico Cassius Guimarães Chai, Acadêmico Ebnilson Costa Carvalho

Assessoria de Imprensa da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares

                                     
Com produção intelectual crescente, integrantes da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares avançam em titulações e publicações relevantes.


São Luís (MA) – A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) celebra, neste primeiro semestre de 2025, conquistas significativas de seus membros no meio científico e acadêmico. Na iminência de completar sete anos de fundação, neste 31 de maio, a instituição reafirma seu compromisso com o conhecimento e a valorização intelectual dos profissionais ligados à segurança pública, ao Judiciário, ao Ministério Público e à educação superior no Maranhão.


Formada por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, magistratura, Ministério Público e professores universitários, a AMCLAM tem se destacado pelo incentivo à produção literária, acadêmica e científica. Entre os feitos recentes, estão qualificações para mestrado e doutorado, defesas de promoção à titularidade em universidades públicas e o lançamento de obras jurídicas de relevância nacional.
Produção científica em ascensão


Entre os acadêmicos que se destacaram, está o 2º Sargento Veterano Ebnilson Costa Carvalho, titular da cadeira nº 21. Em 14 de maio, qualificou sua pesquisa de mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o tema “Entre o Chicote e a Liberdade: O Capitão do Mato e as Dinâmicas de Poder Escravista no Maranhão (1805–1847)”. Com ampla formação, Ebnilson possui graduações em História, Direito, Teologia e Letras, além de diversas especializações.


Outro destaque é o Delegado de Polícia Civil Márcio Henrique Teixeira Araújo, titular da cadeira nº 26, que, no dia 20 de maio, qualificou seu projeto de doutorado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília. A pesquisa tem por foco a verificação de procedência da informação como filtro epistemológico na investigação preliminar. Neste ano, ele também coassinou duas publicações jurídicas de impacto: Cadeia de Custódia e Código de Processo Penal Comentado. É possuidor de Mestrado e graduação em Direito.


Já o Promotor de Justiça e professor universitário Cassius Guimarães Chai, titular da cadeira nº 40, realizou, em 29 de maio, a defesa pública de memorial descritivo para promoção à classe de professor titular da Universidade Federal do Maranhão. Com sólida formação nacional e internacional, Chai é doutor, mestre, pós-doutor por instituições renomadas do Brasil e da Europa, e doutorando na Universidad de Salamanca, na Espanha.


Excelência institucional


A AMCLAM também se destaca por seu perfil diferenciado entre as academias de letras do país. Com um corpo composto, majoritariamente, por profissionais das áreas jurídicas, militares e acadêmicas, a entidade reúne oito doutores (sendo três com pós-doutorado), oito mestres e doze especialistas, além de vários membros com múltiplas graduações.


Sua produção editorial inclui coletâneas como a Revista O Brigadiano, Antologia AMCLAM & Convidados, Revista Anuário e a Revista do Concurso Anual Nacional Pedro Ivo de Poesia. Além disso, seus integrantes participam ativamente de congressos, conferências, mesas-redondas, roda de conversas, palestras e entrevistas nos mais variados setores da sociedade.
Conhecimento como ferramenta de transformação


Para o presidente da AMCLAM, Cel. Veterano Carlos Furtado, o conhecimento é uma força motriz para o desenvolvimento humano e social. “A essência do conhecimento é a luz que dissipa a ignorância e a base para a evolução individual e coletiva. Mais do que o acúmulo de fatos, é a capacidade de conectar ideias e construir um futuro mais consciente e promissor”, afirma.
A AMCLAM reforça, assim, seu papel como um polo de excelência cultural e intelectual no Maranhão, contribuindo com a valorização do saber e com a construção de uma sociedade mais justa e esclarecida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias