Quarta, 16 de Julho de 2025
7°C 22°C
Curitiba, PR
Publicidade

Farol do Saber “Gibran Khalil Gibran – Memorial Árabe de Curitiba”,  recebe “Porta-Retratos Poéticos..”.

...poesias e artes visuais do paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro. O projeto contempla dois livros em Braille e duas obras de arte táteis.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Luiz Arthur Montes Ribeiro
11/06/2025 às 20h43 Atualizada em 11/06/2025 às 21h00
Farol do Saber “Gibran Khalil Gibran – Memorial Árabe de Curitiba”,  recebe “Porta-Retratos Poéticos..”.
Com o casal Carla e Carlos Magno Euflazino

Numa parceria do Instituto Montes Ribeiro e da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran – Memorial Árabe de Curitiba, recebe a partir de 31 de maio “Porta-Retratos Poéticos”, poesias e artes visuais do paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro.

O referido projeto teve início em 2010 e foi apresentado em cidades do Paraná e Santa Catarina com expressiva visitação de público das mais variadas idades. Também esteve presente em feiras e festas literárias.

 

Luis Arthur Montes Ribeiro.

Porta-Retratos Poéticos

Porta-Retratos Poéticos, nesta edição, contempla poesias e obras de arte de Montes Ribeiro referentes à “Poesias para um grande amor” e “Jardins Imaginários da minha solidão”.

No primeiro momento será apresentado um conjunto de poemas manuscritos em grafite e emoldurados em pequenos porta-retratos colecionados pelo poeta ao logo destes 25 anos. Estes estarão expostos para serem observados, declamados e degustados “literaturalmente” pelos visitantes. Os poemas, em português, fazem parte do livro “Poesias para um grande amor” que teve sua primeira edição em 2015. Segundo Montes Ribeiro: “declaro meu amor à vida, ao ato de amar, e ao mar. É sobre um grande amor que não volta mais; escrevo as alegrias e tristezas de uma vida a dois”.

Já, no segundo momento, o poeta e artista visual apresentará 10 fragmentos poéticos do seu livro “Jardins Imaginários da minha solidão”, que foram, também, manuscritos em grafite sobre papel canson e dispostos em molduras vitrines de médio porte. Escritos em português foram traduzidos para o inglês, francês e espanhol.

Montes Ribeiro conta que em Jardins Imaginários ele se despede de amores por ele vividos: “Hoje estes amores não me pertencem mais, estes jardins não mais me apetecem, não me enlouquecem de prazer. Agora? Vida nova, novos amores, novos jardins e novas floradas”. Faz parte, também, o livro em Braille, e uma obra de arte tátil. Acompanham ainda, 10 obras de arte da coleção Jardins Imaginários em acrílica, aquarela, nanquim e desenho.

As capas, e demais ilustrações de ambos os livros, são de autoria de Luiz Arthur. Tanto Poesias para um grande amor, como Jardins Imaginários da minha solidão contam com seus respectivos livros em Braille e obras táteis.

Ketty El Hajjar, escritora e poeta paranaense e membro do Centro de Letras do Paraná, declara: “Na poesia de Luiz Arthur Montes Ribeiro, as palavras pousam como pássaros raros sobre a pele da memória afetiva. Há um perfume de saudade e de amor em cada verso, um silêncio que grita ternura nas entrelinhas. Ele borda o cotidiano com fios de afeto e esperança, como quem costura o mundo para não deixá-lo desabar. Sua escrita, delicada e romântica, é abraço para os dias frios. É poesia que acolhe como se a própria alma nos escreve de volta.”

 

Boletim Escolar – 1966

A exposição é contemplada com uma cópia do boletim escolar e provas de Montes Ribeiro referentes ao 1º ano do Primário (1966 – Grupo Escolar Professor Júlio Teodorico – Ponta Grossa, Paraná).

 

Sobre Luiz Arthur Montes Ribeiro

Luiz Arthur Montes Ribeiro é natural de Ponta Grossa (PR). Vive e trabalha em Curitiba desde 1980. Graduou-se em Letras Português/Inglês pela Universidade Tuiuti do Paraná, frequentou os cursos de Especialização em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná, e Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana pela Universidade Tuiuti do Paraná. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

 

Tem onze livro publicados. É premiado em concursos literários nacionais, tendo participação em concurso de poesias na cidade de Vidigueira- Portugal. Participou de exposições de artes visuais coletivas, e exposições individuais de suas obras de arte no Brasil, Espanha e Moçambique.

 

É Membro Efetivo da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, Diretor de História e Pesquisa do Centro de Letras do Paraná, e Diretor Geral do Instituto Montes Ribeiro.

 ***********

 

Serviço:

Porta-Retratos Poéticos:

Exposição de poesias e artes visuais de Luiz Arthur Montes Ribeiro

Local: Farol do Saber Gibran Khalil Gibran – Memorial Árabe de Curitiba

Endereço: Praça Gibran Khalil Gibran – Memorial Árabe, Av. João Gualberto 141 – Curitiba

Abertura: 31 de maio, das 9h às 13h

Período de visitação: de 2 de junho a 2 de agosto, de 2ª à 6ª feira das 8h30 às 11h30 e sábados das 9h30 às 12h30, com entrada gratuita.

 

Contatos:

(41) 3324-2456 – Farol do Saber Gibran Khalil Gibran

[email protected]

 

(41) 991810220 – Luiz Arthur Montes Ribeiro

[email protected]

 

Luis Arthur Montes Ribeiro posa com (da esquerda para a direita: Waldo Rafael, Ketty El Hajjar e Marise Hauser.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias