Jorge Cruz de Oliveira Junior é vice-presidente acadêmico da APB/PE.
Prezados membros da Academia Poética Brasileira,
Fiquei honrado por ter sido convidado a escrever sobre a indicação de nossa confreira Maria do Perpétuo Socorro Guterres de Sousa.
Formada em Odontologia e graduada em letras, pelo que eu vi em sua trajetória acadêmica, se aprofundou mais no Estudo da Linguagem, onde se especializou, pós graduou-se, se tornou Mestra e Doutora, tudo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com um tema que deve ser sua paixão: "Guimarães Rosa".
Nosso querido Guimarães, que tanto retratou nossos sertões em suas obras, foi a grande inspiração nas teses dos cursos de Socorro Guterres, doravente chamada literariamente em nossa APB.
Entrar no mundo de Guimarães Rosa como ela entrou, se aprofundando na essência de suas obras e fazendo delas a base de suas teses, deve ter sido absolutamente maravilhoso.
Pelo resumo que eu li de suas teses de Pós-graduação e Mestrado, vi o quanto Socorro estudou o mundo desse brilhante autor brasileiro e achei bastante interessante o aspecto da pesquisa de suas obras, onde há a “...intensividade poética” e as “angústias humanas”, como Socorro escreve, características marcantes do estilo rosiano.
A Academia Poética Brasileira ficará deveras engrandecida com a inclusão, desta nova confreira, pelo expressivo e reconhecido talento nos estudos da língua Portuguesa, em âmbito nacional.
Novamente, agradeço o convite com muito me honra, e deixo um forte abraço a todos os poetas, poetisas, escritores e escritoras que integram este universo APB.
Jorge Cruz de Oliveira Junior é vice-presidente acadêmico da APB/PE.