Quarta, 16 de Julho de 2025
7°C 22°C
Curitiba, PR
Publicidade

Academia Poética Brasileira: “Habemus Immortalem”

In Academiam Poeticam Brasiliensium recepta est: Maria do Perpétuo Socorro Guterres de Sousa.  Para os arquivos integrais desta APB, receberá o nome literário de Socorro Guterres.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Academia Poética Brasileira/Jorge Cruz
12/06/2025 às 12h11 Atualizada em 13/06/2025 às 09h29
Academia Poética Brasileira: “Habemus Immortalem”
Socorro Guterres e Jorge Cruz.

Jorge Cruz de Oliveira Junior é vice-presidente acadêmico da APB/PE.

 

Prezados membros da Academia Poética Brasileira,

Fiquei honrado por ter sido convidado a escrever sobre a indicação de nossa confreira Maria do Perpétuo Socorro Guterres de Sousa


Formada em Odontologia e graduada em letras, pelo que eu vi em sua trajetória acadêmica, se aprofundou mais no Estudo da Linguagem, onde se especializou, pós graduou-se, se tornou Mestra e Doutora, tudo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com um tema que deve ser sua paixão: "Guimarães Rosa".


Nosso querido Guimarães, que tanto retratou nossos sertões em suas obras, foi a grande inspiração nas teses dos cursos de Socorro Guterres, doravente chamada literariamente em nossa APB.


Entrar no mundo de Guimarães Rosa como ela entrou, se aprofundando na essência de suas obras e fazendo delas a base de suas teses, deve ter sido absolutamente maravilhoso.


Pelo resumo que eu li de suas teses de Pós-graduação e Mestrado, vi o quanto Socorro estudou o mundo desse brilhante autor brasileiro e achei bastante interessante o aspecto da pesquisa de suas obras, onde há a “...intensividade poética” e as “angústias humanas”, como Socorro escreve, características marcantes do estilo rosiano.


A Academia Poética Brasileira ficará deveras engrandecida com a inclusão, desta nova confreira, pelo expressivo e reconhecido talento nos estudos da língua Portuguesa, em âmbito nacional.


Novamente, agradeço o convite com muito me honra, e deixo um forte abraço a todos os poetas, poetisas, escritores e escritoras que integram este universo APB.

 

Jorge Cruz de Oliveira Junior é vice-presidente acadêmico da APB/PE.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Socorro Guterres Há 1 mês Natal/ RNAgradeço imensamente a acolhida e sinto-me honrada com as palavras de Jorge Cruz. Espero corresponder às expectativas de tão nobre Academia e lembrando Guimarães Rosa "quem elegeu a busca não pode recusar a travessia". Mais uma vez, obrigada!
Jorge Cruz Há 1 mês Olinda - PEHonra em ser APB. Apaixonado por este universo poético.
Keila Marta Há 1 mês São LuísParabéns a mais nova confreira, sinta-se bem-vinda a APB. E não poderia ser diferente nossos sentimento (meu e de meu marido Albert Mont Blanc, membros da APB) diante deste resultado se não de grande satisfação por ter alguém com tamanho conhecimento sobre a nossa literatura e linguagem, principalmente em se tratando do grande Guimarães Rosa. A Academia só ganha! Sucesso sempre, confreira Socorro Guterres...
Luana SálvioHá 1 mês RGNA Academia Poética Brasileira, séria como ela é, meu primo faz parte e me fala, seria o destino de grandes pessoas brasileiras como você, Dra. Socorro Guterres. Parabéns. Eleição merecida.
Lili Graça AlvesHá 1 mês São Luís MaParabéns, Socorro. Você nos representa com muita honra e grandeza. Conheço a sua trajetória e eu muito me orgulho por mais essa vitória em sua vida.
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias