Editoria-Geral da Platafrma Nacional do Facetubes
O estande da Secretaria Municipal de Educação na Bienal do Livro ganhou novos protagonistas nesta sexta-feira: três garis da Comlurb subiram ao palco e transformaram suas rotinas em literatura viva. Maria da Graça Pimenta Ribeiro, conhecida como Gracinha, lançou “Respeita Minha História”, livro de poemas que ecoa o dia a dia das mulheres negras e suas batalhas; seus versos já lhe renderam prêmios na Academia Brasileira de Letras.
Bruna Maria Gomes, há 18 anos responsável pela limpeza do Hospital Lourenço Jorge, apresentou o poema “Leoa Improvável”, obra que lhe garantiu o Destaques Literários 2024 e reforçou sua crença de que poesia também nasce nas ruas — agora, aluna de Letras na UniRio, ela celebra o reconhecimento.
Valdeci Boareto, veterano com 25 anos de varrição, voltou à feira para lançar seu segundo livro, “Garizinho Tódi e o Planeta”, história infantil que fala de sustentabilidade e cidadania sob o olhar de uma criança. Entre aplausos e lágrimas, o trio mostrou que literatura e superação podem brotar dos uniformes laranjas que varrem a cidade todos os dias.