O professor Elias Azulay, coordenador do projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão intitulado ALÉM DA RAMPA ou “Comunicação Estratégica para Compreensão Mútua e Acessibilidade Atitudinal”, foi convidado da Plataforma Nacional do Facetubes para discutir um tema que permanece como desafio em todo o país: a acessibilidade para deficientes físicos e outros. Embora muito se fale sobre rampas, equipamentos e adaptações físicas, Azulay enfatiza que a verdadeira inclusão exige também mudanças de postura e comportamento, o que se convencionou chamar de acessibilidade atitudinal.
No Paraná, iniciativas recentes reforçam essa perspectiva. Entre elas, o “Protocolo de Atendimento ao Público”, desenvolvido pelo Ministério Público estadual sob a coordenação da procuradora de Justiça Mônica Louise de Azevedo, e o evento “Atender Bem é Incluir”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. A ação, conduzida pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e presidida pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, trouxe à pauta a campanha nacional “Além das Rampas”, que inspira o projeto da UFMA.
A proposta de acessibilidade atitudinal busca garantir que pessoas com deficiência sejam recebidas com respeito e dignidade, evitando constrangimentos e assegurando direitos fundamentais em repartições públicas e empresas de serviços. Trata-se de um passo decisivo para a efetiva inclusão social.
A TV do Facetubes apresenta, a seguir, uma entrevista exclusiva entre o professor Elias Azulay e o desembargador Ricardo Tadeu, que é deficiente visual, sobre os avanços e desafios dessa agenda transformadora.
VÍDEO-BÔNUS
(Imagens principais cedidas pela Assessoria de Imprensa TRT-9aR)
SAÚDE MENTAL Dr. RUY PALHANO: “Quando a existência deixa de ser rotina e se transforma em revelação”
Teatro/BRECHT Jul Leardini transforma lançamento de livros em ato de resistência teatral e democratização da leitura
HONORIS-CAUSA UEMA concede título de Doutor 'Honoris Causa' a Antônio Lopes em solenidade histórica, na cidade de São Luís-MA
Dia do Escritor Sem “blá-blá-blá”, a realidade é essa: o Brasil publica muito, vende para poucos e ainda lê abaixo de seu potencial
Exclusivo De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
Exclusivo SERGIO TAMER: “A importância do 28 de julho para o Brasil”. Mín. 12° Máx. 23°
Mín. 13° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 27°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
DINO DE ALCÂNTARA ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.